Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
No Result
View All Result
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
No Result
View All Result
Brasil de Fato
Início Opinião

EXEMPLO HISTÓRICO

Marx, a crise e a solidariedade de classe

É preciso redobrar o esforço para não sucumbir ao medo, ao individualismo, à indiferença perante o outro e ao ceticismo

15.abr.2021 às 08h42
Campina Grande
Opinião - Autor convidado

Karl Marx - Reprodução

Por Luciano Mendonça* 

Pouco antes de entregar aos trabalhadores, e ao público em geral, a primeira parte de sua Magnum Opus (O Capital: crítica da economia politica, Livro 1), Karl Marx aproveitou a ocasião para compartilhar a boa nova com um seu conterrâneo velho de guerra, de nome Siegfried Meyer, que naquele momento amargava o exílio nos EUA.

Com tal propósito, escreveu uma carta ao amigo, datada de 30 de abril de 1867. Do conteúdo, destacamos o seguinte trecho:

Rio-me das pessoas pretensamente 'práticas' e da sua sabedoria. Se se deseja comportar-se como um animal, pode-se evidentemente voltar as costas aos tormentos da humanidade e preocupar-se apenas com a própria pele.

Passados 154 anos de sua redação, o que essa passagem epistolar ainda tem a nos ensinar? Muito, especialmente vinda de alguém que sacrificou a saúde, a felicidade pessoal e a vida familiar por uma causa maior: colocar o melhor de si, em termos de energias físicas e mentais, para entender o mundo em suas múltiplas contradições e assim transformá-lo radicalmente. 

Numa quadra histórica em que o capitalismo demonstra sua face mais pestilenta com seu cortejo triunfal de morte, fome e sofrimento, é preciso redobrar o esforço para não sucumbir ao medo, ao individualismo, à indiferença perante o outro e ao ceticismo paralisante de matriz pequeno-burguesa.

Nesse sentido, as palavras do "Mouro”, como Marx era carinhosamente conhecido entre familiares e amigos mais próximos, devem ser encaradas como um alento para reforçar nossos vínculos de companheirismo e camaradagem, cercando de solidariedade os setores sociais mais fragilizados e duramente penalizados pela crise. E, acima de tudo, nos fazer lembrar que temos um dever de justiça para com os nossos mortos insepultos. 

Para que isso aconteça, não podemos adiar, por um dia sequer, a aposta em derrubar o governo genocida e a infame ordem social que o sustenta. Dure o tempo que durar, sejam quais forem os meios necessários. Realidade essa responsável por produzir e reproduzir, cotidianamente, tamanhas monstruosidades, a ponto de constatarmos até aqui quase 3 milhões de vidas ceifadas pela Covid-19 no mundo, dentre as quais mais de 358 mil só no Brasil. 

Parafraseando o fundador do materialismo histórico e dialético, diríamos que não é hora de pensar em salvar a própria pele, sucumbindo aos instintos mais mesquinhos da espécie. Pelo contrário, essa é a hora de priorizar o olhar sobre a humanidade trabalhadora, seriamente ameaçada diante de tamanha catástrofe civilizatória. 

Para isso a história exige, como nunca dantes, que sejamos humanos em atos e em palavras, generosamente humanos, diante de tempos tão bárbaros e sombrios

 

*Professor de História da UFCG.
 

Editado por: Cida Alves
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

'Privatização mata'

‘Privatização mata’: presidente do Sindicato dos Metroviários de SP exige cancelamento de concessão após morte de passageiro

Vai entrar?

Venezuela e Rússia assinam acordos, ampliam relações e Putin reforça apoio à entrada dos venezuelanos no Brics

FEMINISMO CRISTÃO

Em Pernambuco, mulheres cristãs se reúnem para debater justiça social, de gênero e ambiental

PARA FORA DO BAIRRO

Nunes anuncia remoção de mais de 4 mil famílias do Jardim Pantanal para obra contra enchente

Justiça

STJ autoriza uso de gênero neutro em registro civil em decisão inédita

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

No Result
View All Result
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Radioagência
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.