Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Bem Viver Cultura

Exibição Virtual

Documentário destaca trajetória de Orquestra Feminina de Bateria e Percussão

“Nós Batucas” conta a história da orquestra, apresentando imagens, fotos de acervo e depoimentos de integrantes

25.maio.2021 às 14h19
Porto Alegre
Redação

Dirigido por Lisi Kieling e com roteiro de Juliana Balhego, o documentário tem imagens de Alexandre Birck e de acervo do grupo, além de emocionados depoimentos das regentes e integrantes - Foto: Simone Carvalho

As mulheres que formam o conjunto “As Batucas – Orquestra Feminina de Bateria e Percussão” apresentam o documentário “Nós Batucas”. O projeto, que foi aprovado pela Lei Aldir Blanc, aborda a história desse coletivo. O documentário pode ser conferido gratuitamente pelo Youtube.

Dirigido por Lisi Kieling, com roteiro de Juliana Balhego, "Nós Batucas" conta um pouco da trajetória do grupo. Entre depoimentos das criadoras e idealizadoras dessa orquestra feminina e suas integrantes, o espectador poderá partilhar um pedaço de suas vidas. O filme traz imagens de Alexandre Birck, registradas em um show no Vila Flores, e também entrevistas, imagens do acervo das Batucas, de aulas e de apresentações.

Estão presentes no documentário as impressões das integrantes sobre variados assuntos, a trajetória das criadoras até assumirem definitivamente a regência da Orquestra, a ‘orquestra de sucatas’, os percalços da produção, o grupo vocal que ganhou força nos últimos anos, as aulas online, os ciclos como o "Batuca nas Ideias" em suas diversas edições e as festas. Além de mostrar a Rede Batucas Solidárias, criada durante a pandemia, no ano de 2020, e que ainda hoje segue trabalhando e ampliando sua rede de apoio para assistir às comunidades mais vulneráveis da cidade.

Sobre "As Batucas"

Em apenas seis anos "As Batucas" se tornaram um grupo de percussão e vocal com mais de uma centena de integrantes, idealizado por uma baterista brasileira. Nos últimos anos, somou-se à percussão o "Grupo Vocal das Batucas" agregando um grande número de mulheres que descobrem a arte de cantar com afeto e inclusão. Este grupo já conta com duas turmas, coordenadas por Raquel Pianta.  

Os ritmos brasileiros dão a tônica da orquestra, que também se aventura em outros ritmos do mundo. Samba, baião, bossa nova, samba-reggae, maculelê, maracatu e coco são alguns dos ritmos presentes no repertório do grupo e dividem espaço democraticamente com o rock, funk, jazz, blues, hip hop e música erudita.

Essa imensa orquestra executa todos esses ritmos em instrumentos convencionais, como surdos, caixas, agogôs, tamborins, repiques e chocalhos, e também toca em sucatas criadas pelo coletivo, como tonéis, tampas de panela, latas das mais diversas e outras traquitanas garimpadas no mobiliário urbano.

Em função da covid-19, "As Batucas" criaram a Rede Batucas Solidárias que vem reunindo doações e fundos para a população que está em situação de vulnerabilidade social. O projeto está beneficiando comunidades como a Lomba do Pinheiro, Região das Ilhas, comunidades indígenas e Centro Vida Projeto Imigrantes.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Editado por: Marcelo Ferreira

Veja mais

saída forçada

‘Vão levar um por um’, alerta moradora da Favela do Moinho (SP), após prisão de líder comunitária

10 jovens morreram

Justiça mantém Flamengo como responsável por caso do Ninho do Urubu

Eleição

Após derrota em Buenos Aires, Milei mantém agenda liberal enquanto peronismo se fortalece

Visão de dentro

Podcast da Redes da Maré denuncia impunidade e violência policial nas favelas do Rio

Dia da Alfabetização

‘Incompreensível país de Paulo Freire ter índice de analfabetismo muito alto’, critica professor da USP

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Rússia
    • Sahel
    • Cuba
    • EUA
    • China
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.