Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Cidades

IMUNIZAÇÃO

RJ: Secretaria estadual de Saúde nega distribuição da Astrazeneca fora da validade

Prefeitura do Rio afirmou que está verificando caso e disponibilizou listagem para consulta dos lotes

02.jul.2021 às 17h58
Rio de Janeiro (RJ)
Redação

Resultados da segunda imunização em camundongos feita com a vacina contra a COVID 19 desenvolvida pela UFPR apontaram anticorpos superiores aos da vacina produzida pela AstraZeneca/Oxford - Marcos Solivan/UFPR

A Secretaria estadual de Saúde (SES) do Rio de Janeiro informou, nesta sexta-feira (2), que os lotes da vacina Astrazeneca enviados aos 92 municípios do estado estavam dentro do prazo de validade. A manifestação da SES é uma resposta à reportagem do jornal Folha de S.Paulo sobre 26 mil doses vencidas distribuídas pelo Ministério da Saúde para todo Brasil.

Segundo o jornal, até o dia 19 de junho 1.532 teriam recebido os imunizantes com prazo de validade expirado. A reportagem se baseou em dados de registros oficiais do Ministério da Saúde.

Leia mais: Vacinação no Rio: 85 menores de 18 foram vacinados fora do calendário no Rio

A SES afirmou, em nota, que o estado do Rio recebeu dois dos lotes, mas que eles foram distribuídos aos municípios antes do vencimento da validade.

"O lote 41202Z005, com validade para 14.04.21, foi recebido pelo estado do Rio de Janeiro no dia 23.01.21 e distribuído aos municípios nos dias 23.01, 01.02, 02.02 e 24.02.21. Já o lote CTMAV506, com validade para 31.05.21, foi recebido pelo Estado em 26.03.21 e distribuído aos municípios no mesmo dia", diz trecho da nota.

O governo do estado afirma que montou uma operação logística, desde o início da disponibilização dos imunizantes pelo Minnistério da Saúde, permitindo que as vacinas sejam disponibilizadas no menor prazo possível aos municípios por meio de helicópteros e comboios terrestres, escoltados pela Polícia Militar.

Ainda de acordo com a SES, assim que as doses chegam à Coordenação Geral de Armazenagem (CGA), uma equipe de mais de 30 pessoas inicia o trabalho de separação, checagem de temperatura e documentação. Os imunizantes têm as validades e os lotes checados e cadastrados no sistema, assim como outros parâmetros exigidos por normas jurídicas relacionadas ao setor farmacêutico. 

A Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde (SVAPS) reforça que não houve distribuição aos municípios de doses de Oxford/Astrazeneca vencidas. A SVAPS está apurando junto às secretarias municipais de Saúde se houve algum erro de registro das doses no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI).

Prefeitura do Rio

Também em comunicado à imprensa, a Secretaria Municipal de Saúde da capital fluminense informou que recebeu todos os lotes de vacinas do Ministério da Saúde dentro do prazo de validade e os distribuiu imediatamente para as unidades de saúde.

"Está sendo verificado se, de fato, houve alguma aplicação de doses após o vencimento. Caso isso tenha acontecido, a unidade entrará em contato com os usuários para realizar a revacinação", diz trecho do comunicado da Prefeitura do Rio.

Os casos suspeitos de vacinação fora da validade, com data da aplicação da vacina, data de nascimento e primeiros dígitos do CPF das pessoas vacinadas, podem ser consultados clicando aqui.

A SMS informou que quem estiver na relação pode aguardar o contato da equipe de saúde ou, se preferir, procurar a unidade em que se vacinou na próxima segunda-feira (5), a partir das 11h, para verificar se houve um erro no registro, que será feito o ajuste. Em caso de constatação de que recebeu de fato dose vencida, será realizada a revacinação.

Editado por: Eduardo Miranda
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

RESISTÊNCIA

Em Cannes, Assange usa camiseta com nome de crianças palestinas mortas pela guerra de Israel

BUSCA POR JUSTIÇA

Caso João Pedro: TJRJ adia decisão sobre novo julgamento de policiais

APÓS FRAUDES

Câmara aprova urgência para PL que proíbe desconto automático no INSS

RISCO DE DESMONTE

Governo Tarcísio tira da Secretaria do Meio Ambiente a gestão de contratos de parques concedidos à iniciativa privada em SP

AUTOLICENCIAMENTO

‘PL da Devastação’ avança no Senado com aprovação em comissões; maior retrocesso em 40 anos, criticam ambientalistas

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.