Nesta terça-feira (17), data em que se comemora o Dia Nacional do Patrimônio Histórico, a designer visual Luciana Pinto lança um aplicativo de cartões postais online (e-card), com desenhos de sua autoria em bico de pena – técnica histórica, utilizada desde a Idade Média. Em comemoração a esta data, o projeto POAcard propõe uma reconstrução da memória afetiva por meio de cartões-postais, que de certa forma, são um exemplo de permanência, embora apresentados em uma versão contemporânea, uma plataforma online.
Realizado em parceria com o Museu Júlio de Castilhos de Porto Alegre, fará parte das redes sociais da instituição, colocando à disposição da sociedade, de forma gratuita, o envio e recebimento de cartões postais com o desenho da fachada do Museu, entre outros prédios históricos, por meio do aplicativo online.
Como funciona o aplicativo
Os e-cards podem ser enviados através de e-mail ou aplicativos de trocas de mensagens. O aplicativo pode ser acessado clicando neste link (a partir do dia 17), onde se encontra o catálogo com os desenhos de prédios e construções históricas da cidade.
"Salientando a importância da preservação da cultura da nossa Capital, a ideia é fornecer material turístico-cultural que ilustre a riqueza arquitetônica da cidade, renovando o modo clássico de enviar cartões postais, hábito praticamente esquecido", comenta a artista visual Luciana Pinto.
A artista ainda lembra que a ideia é uma forma de ajudar o meio ambiente, se comparado com os tradicionais cartões de papel tradicionais. É também, segundo ela, muito mais versátil, pois estes cartões virtuais podem ser enviados facilmente para muitas pessoas de uma só vez, além de poder ser salvo em qualquer computador ou dispositivo eletrônico.
A data do Dia Nacional do Patrimônio Cultural, comemorado em todo o país no dia 17 de agosto, marca o nascimento de Rodrigo Melo Franco de Andrade, primeiro presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que teve a vida dedicada ao Patrimônio Cultural Brasileiro.
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::
SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS
Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.