Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Opinião

Opinião

Artigo | Fica Filosofia: na sala de aula!

Proposta da SMED pretende excluir a condição de disciplina à Filosofia no Ensino Fundamental das escolas públicas

26.out.2021 às 18h33
Porto Alegre
Priscilla Tesch Spinelli e Sérgio Augusto Sardi

"Destinar uma condição secundária à Filosofia nas escolas é extinguir o sopro primordial da sala de aula na formação que os nossos filhos merecem" - Foto: Imprensa Simpa

A atual proposta da Secretaria Municipal de Educação (SMED) de Porto Alegre visa a excluir a condição de disciplina à Filosofia no Ensino Fundamental das escolas públicas em nossa cidade. Entre os argumentos apresentados supõe que, como disciplina, ela estaria isolada – sem considerar o sentido da milenar sabedoria filosófica, mãe de todas as ciências -, e que se aprenderia a pensar em todas as disciplinas – sem discernir o caráter especial da Filosofia em relação ao aprender a pensar e a viver.

Por sua natureza, a Filosofia se relaciona com todas as áreas do conhecimento, e está na raiz da formação humana. Ela se faz presente nas mais decisivas situações do dia a dia, ensinando-nos a refletir e a agir de forma racional e prudente; a argumentar coerentemente e a questionar responsavelmente; a dialogar e escutar com empatia, respeitando as diferenças e contribuindo para que preconceitos sejam superados; a analisar problemas teóricos e práticos, elaborando soluções criativas e fundamentadas; a manter uma visão crítica e de conjunto, orientando-nos na superação de crises e desafios; a desenvolver virtudes e atitudes socialmente benéficas; a promover o autoconhecimento; a tornar a educação um caminho para darmos sentido à vida em direção à felicidade.

A Filosofia une vida e sabedoria com um laço de amor. Com ela aprendemos a aprender, aliando o saber à construção de propósitos, habilidades e competências, fazendo do cuidado ético nas relações humanas um suporte para o exercício da cidadania no âmbito da democracia. Portanto, um verdadeiro “espaço filosófico” nas escolas, ao contrário da proposta supracitada, requer manter a Filosofia como disciplina curricular na sala de aula!

Excluir a Filosofia de tal condição é um ato que contraria a expectativa pedagógica de uma formação humana integral e eficiente. Isso privará as nossas crianças e adolescentes de uma educação realmente comprometida com a liberdade, a justiça, a paz e a sustentabilidade, para que não sejam tratadas como máquinas obedientes e não pensantes, e para que preservem a autonomia e a dignidade.

O que está em jogo é a capacidade de criarmos alternativas para um futuro repleto de desafios à humanidade, e para isso o pensar reflexivo e o agir responsável são indispensáveis. Destinar uma condição secundária à Filosofia nas escolas é extinguir o sopro primordial da sala de aula na formação que os nossos filhos merecem.

* Sérgio Augusto Sardi é professor da PUCRS e Priscilla Tesch Spinelli, professora da UFRGS

** Este é um artigo de opinião. A visão dos autores não necessariamente expressa a linha editorial do jornal Brasil de Fato.

Editado por: Katia Marko
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Crime

Morre em Brasília Antério Mânica, um dos mandantes da Chacina de Unaí

TRABALHO INFORMAL

Prefeitura de João Pessoa abre 200 vagas para ambulantes atuarem na orla de Cabo Branco e Tambaú

Editorial

O que você ficou sabendo sobre o Lula na China?

VIOLÊNCIA POLÍTICA

‘Ser uma mulher preta na política é estar em campo de batalha constante’, diz vereadora Giorgia Prates (PT)

LGBTQIAPN+

Casamento entre mulheres cresce 5,9% e é recorde em 2023, mostra IBGE

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.