Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Política
  • Direitos
  • Opinião
  • Cultura
  • Socioambiental
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Bem Viver Cultura

Lançamento

Futuro e Memória 2: artistas se reúnem em disco, especial audiovisual e show

O projeto marcou o reencontro de diferentes gerações de músicos da cena cearense

29.out.2021 às 15h55
Fortaleza - CE
Dalwton Moura

O projeto conta com apoio do VIII Edital das Artes, da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), e foi realizado em plena pandemia, seguindo as medidas de prevenção à Covid-19 - Aurélio Alves/Tainá Cavalcante

Rodger Rogério, Téti, Davi Duarte, Edmar Gonçalves, Calé Alencar, Gilmar Nunes e Theresa Rachel participam do álbum e do DVD (especial audiovisual lançado no YouTube) ‘Futuro e Memória 2’, interpretando clássicos da canção cearense e composições inéditas de Rogério Franco e Dalwton Moura. O projeto conta com apoio do VIII Edital das Artes, da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), e foi realizado em plena pandemia, seguindo as medidas de prevenção à Covid-19. O projeto destaca nas redes sociais, o tema da saúde pública, do respeito à vida e da necessidade de cuidados reais para atividades musicais seguras, neste momento de retorno gradual às atividades presenciais no país que possui a criminosa marca de mais de 600 mil vítimas fatais da doença – grande parte, mortes evitáveis.

A gravação do segundo disco ‘Futuro e Memória’ acontece três anos após o primeiro álbum, disponível nas plataformas digitais e elogiado por críticos como Zuza Homem de Mello, Mauro Ferreira e Jotabê Medeiros. O álbum lançado em 2018 chamou atenção para o Edifício São Pedro, na Praia de Iracema, em Fortaleza, retratando-o na capa, em 14 cartões com as letras das canções e em um pôster, todos incluindo fotografias artísticas até então inéditas do interior do edifício, assinadas por Luiz Alves. O prédio, que foi tombado e destombado pelo patrimônio público em âmbito municipal, passa hoje por graves incertezas quanto à própria continuidade. Uma metáfora de futuro e memória na difícil relação da capital cearense com seu passado, seu patrimônio histórico.

O primeiro disco deu origem ainda a um show, que circulou por diversas cidades do Ceará e da Paraíba, em um total de 10 apresentações, com nada menos que 14 músicos no palco, além de convidados em cada cidade. Em cada município onde o espetáculo aconteceu também foram realizadas rodas de conversa com os músicos locais, ampliando o diálogo para a reflexão sobre passado e presente, perspectivas e realidade, produção e difusão musical.

Especial audiovisual

Além do novo disco, ‘Futuro e Memória 2’, que estará disponível nas plataformas digitais como Spotify, Deezer, iTunes/Apple Music, Soundcloud, entre outras, a partir da sexta-feira, 5/11, com nada menos do que 18 faixas, o grupo, formado por artistas referenciais de diferentes gerações da cena musical cearense, também gravou um especial audiovisual.

O registro foi feito no Teatro da Casa de Vovó Dedé, Organização Não Governamental localizada na Barra do Ceará, bairro de alta vulnerabilidade social e de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). A ONG trabalha com ensino de música popular e erudita, além de uma escola de produção cultural e de comunicação, com teatro e equipamentos de primeira linha, utilizados por jovens da Barra e de vários bairros vizinhos.


A gravação do segundo disco ‘Futuro e Memória’ acontece três anos após o primeiro álbum, / Aurélio Alves/Tainá Cavalcante

Futuro e Memória 2

No especial audiovisual, que também será lançado na sexta-feira, 5/11, no YouTube da TV DD (da Casa de Vovó Dedé), cada um dos 8 intérpretes reunidos pelo projeto ‘Futuro e Memória 2’ apresenta no palco as canções que registrou no álbum. A faixa-título do primeiro disco, ‘Futuro e Memória’, interpretada naquele álbum pelo cantor paulistano Zé Luiz Mazzzioti como convidado especial, é a única a também aparecer no volume 2, com um novo arranjo e novos cantores.

Nas sessões de gravação com Rodger Rogério, Téti, Davi Duarte, Edmar Gonçalves, Calé Alencar, Gilmar Nunes e Theresa Cristina, Rogério Franco e Dalwton Moura no Estúdio Som do Mar, e na gravação do DVD/especial audiovisual no Teatro da Casa de Vovó Dedé, está o mesmo quarteto de instrumentistas que circulou com o show ‘Futuro e Memória’ em 2018 e 2019.

O maestro Luciano Franco é responsável pelo contrabaixo e pela elaboração dos arranjos, com contribuições dos compositores e dos diversos intérpretes e instrumentistas. A direção musical é de Luciano, Rogério e Dalwton. No piano acústico, no teclado e no acordeom, Robson Gomes. Na guitarra, Anfrísio Rocha. Na bateria, Paulinho Santos. O disco conta ainda com as percussões de Jefferson Portela.

Da convivência ao fazer musical

Entre os músicos que participaram dos shows do primeiro disco ‘Futuro e Memória’ estão Kátia Freitas, Cristiano Pinho, Hermano Faltz e Caio Castelo, além de convidados como Ibbertson Nobre e Abidoral Jamacaru, no espetáculo realizado no Cariri em 2018. O disco conta também com Kátia Freitas, Paula Tesser, Adelson Viana, Nonato Luiz, Eudes Fraga, Paulo César Oliveira, além de vários outros instrumentistas.

O projeto marcou um reencontro desses integrantes de diversas gerações da cena cearense, em uma atmosfera de muita amizade e congraçamento, troca de experiências e surgimento de novas canções em diferentes parcerias. A alegria de pegar a estrada para os shows, o lançamento dos clipes das músicas ‘Mais que sonhar’, interpretada por Kátia Freitas, e ‘Reinvenção’, na voz de Téti, as faixas que seguem tocando em rádio, os vídeos registrando momentos emocionantes em diferentes palcos, o EP de inéditas ‘Velho Menino’, lançado por Roder Rogério, as novas canções que surgiram desse estar junto, tudo contribuiu para confirmar e ampliar a coesão do grupo.

Do isolamento a novas canções

O disco ‘Futuro e Memória 2’ surge exatamente da continuidade dessa convivência, mesmo com todas as dificuldades da pandemia. Nos tempos de isolamento mais severo, o grupo se reunia virtualmente uma vez por semana, aos domingos pela manhã, via Internet, cada um em sua casa. Momentos de emoção e da leveza possível diante de dias tão difíceis, entre tantas perdas.

Esses encontros online contaram também com a presença de convidados como Dedé Evangelista, Ricardo Bezerra, Fernando Abreu, Paulo Araújo. Uma série de lives-entrevistas, abertas ao público, foi realizada, ampliando o diálogo com os participantes do projeto e outros nomes da cena musical cearense.

Diversos integrantes do grupo também realizaram shows musicais em forma de live, neste um ano e meio desde o início de tantas mudanças. Vários também participaram de festivais e campanhas solidárias em prol dos colegas trabalhadores da cultura, ao longo destes 18 meses de pandemia até aqui.

Repertório: clássicos e inéditas

O projeto inicial previa shows em três unidades da Rede Cuca, de Fortaleza, e foi adaptado para a gravação do disco e do especial, sem público presencial e com todas as medidas possíveis para cuidado com a saúde de todos.

Cada intérprete gravou duas canções para o disco, também apresentadas no especial audiovisual a ser registrado no Teatro da Casa de Vovó Dedé. Rodger Rogério, Téti, Davi Duarte, Edmar Gonçalves, Calé Alencar, Gilmar Nunes, cada um interpreta um clássico cearense, que marcou sua carreira, e uma composição inédita.

Theresa Rachel, que se uniu ao grupo mais recentemente e representa a geração mais jovem de cantoras e instrumentistas que vêm se destacando em Fortaleza, apresentará duas canções inéditas.

Entre os clássicos já confirmados no repertório estão "Retrato marrom" (Rodger Rogério/Fausto Nilo), na voz de Rodger; "Cidade" (de Edmar Gonçalves e Marcos Lupi), com Edmar; "À toa", de Davi Duarte, com ele; "Vento rei" (de Calé Alencar e Zé Maia), na voz de Calé.


O projeto marcou um reencontro de integrantes de diversas gerações da cena cearense, em uma atmosfera de muita amizade e congraçamento / Aurélio Alves/Tainá Cavalcante

Um trabalho a muitas mãos

O especial audiovisual contou com direção, coordenação de gravação e cenário de Marco Beranger, da equipe da Casa de Vovó Dedé. A coordenação técnica é de Anfrísio Rocha, do Estúdio Som do Mar, com apoio de Jefferson Gonçalves. Identidade visual e design por Caio Castelo. A obra destacada na capa do disco, ‘La Famme Bateau’, é de autoria do internacionalmente aclamado artista visual cearense Sérvulo Esmeraldo, com utilização autorizada pela viúva e mantenedora da obra do artista, Dodora Guimarães, e pelo autor das fotografias que a registraram, Gentil Barreira. Consultoria de figurino: Gustavo Portela. Redes sociais: Camilla Lima. Apoio à produção: Genilda Azevedo, Tainá Rogério, Rami Rogério, Daniela Rogério, Flávia Rogério, Vânia Porto Rogério.

SERVIÇO

Futuro e Memória 2 – Música do Ceará – lançamento do disco e do especial audiovisual

Sexta-feira, 5/11, em todas as plataformas digitais e no YouTube da TV DD, da Casa de Vovó Dedé. 7/11 show de lançamento no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza. Com Rodger Rogério, Téti, Davi Duarte, Edmar Gonçalves, Calé Alencar, Gilmar Nunes, Theresa Rachel, Rogério Franco e banda.

Para saber mais

Instagram: @musicadoceara

Site: www.futuroememoria.com

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Editado por: Camila Garcia
Tags: artefortalezamúsica
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Pronera

Programa de educação do campo ligado à reforma agrária já formou mais de 200 mil pessoas

PENSE NO HAITI

Revolução Haitiana é tema de peça teatral apresentada no Recife Antigo, neste sábado

PIOROU PRA ELA

Gilmar Mendes manda anexar ação sobre perseguição armada em pedido de extradição de Zambelli

CUIDADO

Pessoas em situação de rua passam a contar com biblioteca em São Paulo

HORROR

Fome induzida por Israel em Gaza mata mais sete palestinos em 24h, incluindo uma criança

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.