Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Bem Viver Cultura

Contra a fome

Apesar da mobilização, Cozinha Solidária da Azenha tem 48 horas para sair do local

Após audiência na tarde desta terça-feira (5), Justiça Federal decidiu pela reintegração de posse do terreno da União

06.out.2021 às 11h19
Porto Alegre
Redação

Cozinheira Isaura é uma das voluntárias da iniciativa do MTST em Porto Alegre - Foto: Fabiana Reinholz

Na tarde desta terça-feira (5), representantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) reuniram-se com a juíza federal Ana Maria Wickert Theisen e com integrantes da Superintendência de Patrimônio da União (SPU) para discutir o processo de reintegração de posse do imóvel onde foi instalada a Cozinha Solidária da Azenha, em Porto Alegre. Sem acordo entre as partes, a magistrada determinou o despejo no período de 48 horas. Funcionando desde o dia 26 de setembro, a cozinha já distribuiu mais de 900 marmitas. 

Conforme pontuou a juíza Theisen, em despacho publicado após a reunião, o encontro teve como finalidade estabelecer um consenso entre a União e os organizadores da Cozinha Solidária a respeito de um prazo para a desocupação e o processo do mesmo. A União sugeriu o prazo de 24 horas para o despejo. Já o MTST pediu mais tempo. Sem haver consenso das partes, a juíza por fim estipulou um prazo de 48 horas. O pedido de reintegração por parte da União foi solicitado no dia 27 de setembro. Desde então o movimento, com apoio de parlamentares e outras entidades e organizações sociais, vinha pleiteando uma mesa de diálogo e a tentativa de permanência no local. 

Após a reunião, o coordenador estadual do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto e um dos coordenadores da Cozinha Solidária da Azenha, Eduardo Osório, destacou que a juíza não estava interessada em debater a fome, mas sim de encaminhar uma decisão sobre a reintegração de posse da propriedade reivindicada pela União. De acordo com Osório, a Cozinha Solidária da Azenha deverá continuar, seja no local em que está hoje, seja em outro local do bairro.

“Vamos seguir cozinhando, seja nessas 48 horas, seja nas próximas 72 horas. O movimento não vai parar de cozinhar em qualquer momento, a cozinha seguirá a todo vapor. Não vamos desistir, não vamos simplesmente fechar nossas panelas, desligar os nossos fogões. Sentimento é de panela no fogo, pressão a todo vapor e comida sendo preparada com muito mais amor, afeto, mais força do que antes”, complementou Juliana Morra, uma das coordenadoras do projeto. 

Ela destacou que a cozinha, na manhã desta quarta-feira (6), continua recebendo o apoio de moradores e comerciantes da região. “As pessoas continuam chegando, fazendo esse trabalho com a gente, querendo conversar, saber como podem ajudar na situação, para ampliar. Acho que o que fica dessa situação toda é que a gente está, mais uma vez, provando a força que os movimentos sociais têm e que o MTST não é só um movimento de luta por moradia, mas também um movimento que luta pelo direito à cidade, seja pautando a fome ou a moradia em si”, ressaltou.

Em nota, o Movimento destacou que o imóvel, que pertence à União, estava abandonado, sem uso e sem função social, e que ficará vazio novamente ou será oferecido à especulação imobiliária. “Em Porto Alegre, mais de 160 mil pessoas estão em situação de vulnerabilidade social. Somente no último ano, a população de rua aumentou em 40%. O MTST nunca saiu das ruas, porque sabe do compromisso que tem com a transformação social e com a vida das pessoas. Já a Justiça brasileira optou por, mais uma vez, se colocar contra o povo. Com tanta gente sem ter o que comer, seguiremos com o propósito de combater a fome, oferecendo comida de qualidade a quem precisa”, diz trecho do texto.

Enquanto acontecia a reunião, manifestantes ficaram em frente ao prédio da Justiça Federal fazendo vigília. A Rede Soberania esteve no local para conferir a mobilização e conversou com integrantes do movimento. Assista:

Na segunda-feira, o Brasil de Fato RS foi até a cozinha para conhecer de perto o trabalho realizado.

 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Brasil de Fato RS (@brasildefato.rs)


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Editado por: Marcelo Ferreira
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

'Inimigo do povo'

Movimentos ocupam Rodoviária de Brasília em protesto por avanço de pautas trabalhistas no Congresso

assista

Grande Otelo: o ícone negro que revolucionou o cinema brasileiro

Prejuízo

Armazém do Campo DF é assaltado pela terceira vez em 2025 e prejuízo chega a R$ 4 mil

agrotecnologia

Empresa chinesa fecha acordo de cooperação para fortalecer agricultura familiar  no Brasil

Fugiu

TCU vê indícios de irregularidade em viagem de Eduardo Bolsonaro e cobra apuração da Câmara

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.