Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Política

Opinião

Artigo: Mudar a qualidade da resistência ao golpe

Uma paralisação que afete a produção é o salto de qualidade que pode alterar a correlação de forças

13.set.2016 às 18h36
Atualizado em 01.fev.2020 às 18h36
São Paulo
Ricardo Gebrim
Gebrim: O momento histórico impõe que a unidade entre as principais forças e organizações populares encontre um método para construir um programa

Gebrim: O momento histórico impõe que a unidade entre as principais forças e organizações populares encontre um método para construir um programa - Gebrim: O momento histórico impõe que a unidade entre as principais forças e organizações populares encontre um método para construir um programa

Desde a consumação do golpe, ingressamos numa nova fase de luta.  As manifestações se espalham não mais se restringindo às capitais, e envolvem cada vez mais setores. Cresce, diariamente, a compreensão da farsa alimentada pelos grandes meios de comunicação. Cresce também a compreensão de que vivenciamos um golpe de novo tipo e a ilegitimidade de Temer começa a se generalizar até mesmo entre aqueles que haviam se iludido com o discurso de apoio ao "impeachment".
Contamos com alguns elementos que potencializam nossa resistência: as medidas neoliberais privatizadoras e de redução de direitos já são conhecidas e rejeitadas pela maioria da população; temos uma memória coletiva desta última década de políticas sociais e, o mais importante, o movimento operário, que ampliou conquistas e número de greves, não está em descenso e conta com uma enorme capacidade de luta.
Por enquanto, os atos e manifestações ainda estão restritos ao campo democrático que se conformou nos meses que antecederam o golpe. Fica cada vez mais nítido que o elemento diferencial será a entrada em cena da classe trabalhadora organizada – especialmente dos setores produtivos – através de uma greve geral. Construir uma paralisação que afete a produção e circulação de mercadorias é o salto de qualidade que pode alterar a correlação de forças na luta contra o golpe.
No período que antecedeu a consumação do golpe, por mais que diversas lideranças tenham se empenhado, não foi possível construir essa proposta. A opção pela política de "ajuste fiscal" em 2015 levou grande parte dos trabalhadores a não se enxergarem na representação política do governo Dilma. Agora, fica claro que os eixos mobilizadores de uma greve geral são os ataques aos direitos trabalhistas e previdenciários que já estão sendo anunciados pelos golpistas. Portanto, a mobilização dependerá do ritmo das medidas do governo usurpador.  
Greve geral
Desde a década de 80, não vivenciamos uma expressiva greve geral. A imensa maioria dos dirigentes sindicais não possui essa experiência. Construí-la depende fundamentalmente da firmeza das centrais sindicais, especialmente da CUT, CTB e Intersindical, mas precisa envolver os movimentos populares e todos os ativistas que estão saindo às ruas contra o golpe. Sua preparação exigirá uma intensa agenda de fábricas, ouvindo os trabalhadores, retomando o trabalho de base, divulgando panfletos e realizando plenárias organizativas.
Sem prejuízo de outros esforços que buscam construir espaços unitários, a Frente Brasil Popular cumprirá um papel decisivo para construir uma greve geral. Todos podem ter tarefas nesta preparação.
A atual fase da luta contra o golpe também exigirá da Frente Brasil Popular que avance tanto na sua estrutura organizativa quanto nas definições políticas. O momento histórico impõe que a unidade entre as principais forças e organizações populares encontre um método para construir um programa, que reúna os acúmulos e formulações, interagindo com o conjunto de seus integrantes em cada município, possibilitando uma síntese que nos permita um amplo trabalho de base popular.
A consolidação política e organizativa da Frente Brasil Popular e a construção de uma greve geral são as tarefas principais para proporcionar um salto de qualidade na luta contra o golpe.
*Ricardo Gebrim é da direção nacional da Consulta Popular, que integra a Frente Brasil Popular.

 

            

Editado por: Redação
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Soberania nacional

Hugo Motta frustra bolsonaristas e critica sanções dos EUA a Alexandre de Moraes

Fiasco?

Taxação de Trump expõe fracasso da extrema direita: ‘Resultado final humilha Eduardo Bolsonaro’

SAÚDE COLETIVA

Reinauguração da ESF Rural Marisa Lourenço da Silva marca luta por saúde em assentamento de Nova Santa Rita (RS)

SOBERANIA POPULAR

Indígenas ocupam fazenda contra avanço da exploração do lítio no Vale do Jequitinhonha

VITÓRIA

Mata do Havaí, em BH, é recuperada com plantio de 1.500 árvores nativas após devastação

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.