A próxima etapa do projeto Ave, Tekohá, uma jornada poética inspirada na Cosmologia Guarani com o objetivo de resgatar o valor das culturas ancestrais, será neste sábado (6), às 16 horas, com o lançamento do livro infantil Curumim (Editora Ardotempo), de autoria de Cleonice Bourscheid, com pinturas da artista Joana Puglia. O evento será realizado no Theatro São Pedro, em Porto Alegre.
A obra reúne poemas sobre a vida das crianças na aldeia, seus brinquedos, suas músicas. A ideia deste livro é brincar com as palavras e descobrir, por meio delas, como vivem, como brincam, como cantam as crianças Guarani.
Debate e exposição
Na ocasião também acontece um debate com artistas e educadores sobre a importância da relação arte, natureza, literatura para a infância com os educadores. A mesa será composta pela ilustradora Joana Puglia, o editor ilustrador Alfredo Aquino, a educadora das infâncias Ana Felícia, a educadora musical Clarice Bourscheid, o professor e artesão Guarani Isabelino e a escritora e autora do projeto Ave, Tekohá, Cleonice Bourscheid. Logo após, o Coral infantil Guarani Pindó Poty, fará uma apresentação especial.
A exposição de fotografias, poemas e arte Guarani de Aristóteles Bourscheid na Sala de Exposições do Theatro São Pedro prossegue até o dia 14 de novembro, como atividade paralela da programação da 67ª Feira do Livro de Porto Alegre. A visitação é gratuita e aberta para escolas.
Atualmente, existem mais de 230 povos indígenas no Brasil. Antes da chegada dos colonizadores, havia 1.400 povos e aproximadamente 5 milhões de indígenas. "Nossa proposta, através de ações culturais, tem sido trabalhar a diversidade, a preparação para cidadania e a necessidade de reflexão para os direitos humanos", comenta Cleonice.
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::
SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS
Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.