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Início Opinião

EDUCAÇÃO PÚBLICA

Artigo | “Novo Ensino Médio” ou Ensino Médio “nem-nem”?

Não se caracteriza mais como “educação básica”, nem oferece formação profissional de qualidade

21.jan.2022 às 16h55
Curitiba (PR)
Monica Ribeiro da Silva

"A impossibilidade de se assegurar esse sentido de educação básica resulta no reforço das desigualdades de oportunidades educacionais", foto: - Giorgia Prates

O ano que se inicia traz para as escolas públicas o cenário de implementação da reforma do ensino médio que teve início no ato autoritário da medida provisória 746/16.

Mesmo em meio a um intenso processo de contestações a MP foi convertida em Lei (Lei 13.415/17). Já naquele momento as críticas apontavam os equívocos e retrocessos: a divisão do currículo entre uma parte destinada à formação comum e outra parte subdividida em itinerários formativos dos quais cada estudante cursará apenas um, o que se constitui na negação do direito a uma formação básica completa e comum, como previa a LDB 9.3942/96 em sua origem.

A impossibilidade de se assegurar esse sentido de educação básica resulta no reforço das desigualdades de oportunidades educacionais, o que é agravado pela determinação de que são as redes de ensino a decidir quais itinerários serão oferecidos, impedindo até mesmo o direito de escolha. A profissionalização como um dos itinerários formativos resulta em uma forma indiscriminada e igualmente precária de formação técnico-profissional, acentuada pela privatização da oferta pública por meio de parcerias com o setor privado.

A retirada da obrigatoriedade de disciplinas como Filosofia e Sociologia é mais um aspecto da sonegação do direito ao conhecimento. Em lugar dessas disciplinas, o currículo desse chamado “Novo Ensino Médio” tem colocado “projeto de vida”, “empreendedorismo”, “educação financeira”, traduzindo, com isso, a intenção de formação de uma juventude “empreendedora de si”, para quem o Estado já não assume qualquer compromisso com seu futuro.

E isso se dirige à juventude da escola pública, onde se localiza mais de 85% da matrícula em território nacional. As determinações da Lei e o modo como as redes estaduais organizaram os currículos é que mostram que esse “Novo Ensino Médio” é, na verdade, um ensino médio nem-nem, isto é, que não se caracteriza mais como “educação básica”, nem oferece formação profissional de qualidade e nem prepara para o prosseguimento nos estudos em nível superior.

Editado por: Pedro Carrano
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