O Programa Brasil de Fato desta quarta-feira (5) fala sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente, que sofre com a ação humana. A data foi criada em 1972, durante uma conferência da Organização das Nações Unidas (ONU).
Desmantelamento de órgãos e falta de fiscalização marcam os primeiros seis meses da gestão de Ricardo Salles, no Ministério do Meio Ambiente. O Brasil de Fato entrevistou Murilo Mendonça Oliveira Souza, geógrafo e coordenador do Núcleo de Agroecologia e Educação do Campo da Universidade Estadual de Goiás (UEG), para fazer um panorama dos primeiros meses das políticas ambientais de Salles.
“Esse é um processo que reflete o que o governo pretende para o Meio Ambiente. Um governo que atende principalmente às demandas do agronegócio, não tem, de fato, a preocupação com a questão ambiental (…) Várias ações já têm sido tomadas, uma delas é a própria mudança no código florestal, com o intuito de esvaziá-lo”.
Você pode ouvir também notícias sobre o encontro em São Paulo com ex-ministros da Educação, para questionar as medidas do governo Bolsonaro. Nesta terça-feira (4), novos cortes em bolsas de estudo foram anunciados.
Ouça ainda a coluna do Mouzar Benedito, que conta sobre alguns nomes na língua Tupi, idioma de povos indígenas, que estão presentes em várias palavras que usamos no nosso dia a dia.
Confira
O Programa Brasil de Fato é veiculado ao vivo na Rádio Terra HD 95,3 FM, na Rádio Brasil Atual 102,7 FM e na Rádio Super 87,5 FM, das 12h às 13h.
Você também pode ouvir os nossos conteúdos pelo site: radio.brasildefato.com.br ou pelo aplicativo do Brasil de Fato, disponível na Google Play.