O Curso de Formação em Capelania para Matriz Afro-brasileira será realizado em formato totalmente online, a partir desta quinta-feira (18). As informações sobre o curso e inscrições são através do Whatsapp, no número (11) 950407735.
Haverá certificação e credencial para os que se inscreverem e completarem o curso. A realização do curso é da Tenda do 7 Flechas e Comunidade da Pedra Branca. Uma nova turma iniciará no dia 15 de janeiro de 2022.
A Capelania é uma função importante no estado
Segundo informa o Babá Marcelo D`Ogum, pesquisador das tradições de matriz afro-brasileira e Sacerdote da Comunidade da Pedra Branca, o Capelão é uma autoridade religiosa, cuja função é prestar assistência espiritual e religiosa a regimentos militares, escolas, hospitais, presídios, entre outras instituições.
Recorda também que, até o começo do século passado, a Capelania era exercida apenas por sacerdotes católicos.
"Neste âmbito, em pleno século XXI, quando lutamos por reconhecimento e por espaço, a Capelania de Matriz Afro-brasileira é um avanço na luta, pois a função de Capelão trata-se do empoderamento enquanto autoridade religiosa reconhecida pelas Leis Nacionais e Internacionais", relata Marcelo D'Ogum.
Afirma ainda que, no Brasil, existem diversas diretrizes ministeriais, referentes à saúde pública e a assistência religiosa, como por exemplo o regramento existente na Política Nacional de Atenção à Saúde Integral da População Negra, aprovada no Conselho Nacional de Saúde em novembro de 2006.
"O racismo, a intolerância religiosa, liberdade de fé e de crença são velhas conhecidas do sistema no Brasil", afirma o Babá, recordando que, nas instituições de saúde e assistência social as autoridades religiosas cristãs geralmente têm acesso permitido, enquanto as autoridades de matriz afro-brasileira costumeiramente são barradas.
Portanto, a realização de cursos e certificações para o exercício da Capelania de Matriz Afro-brasileiro é um avanço, no intuito de garantir a presença dessa assistência espiritual nas instituições e rede de cuidado social.
"Nós fazemos Capelania, diariamente, pois nossos Terreiros são espaços aonde se pratica: saúde, educação, acolhimento e respeito", afirma Babá Marcelo D`Ogum / Divulgação
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::
SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS
Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.