Muitos dos torcedores mais jovens talvez não conheçam o narrador esportivo Januário de Oliveira, falecido em 2021 e, certamente, o mais profícuo criador de bordões copiados por outros locutores de rádio e TV do Brasil.
Seriam necessárias duas colunas para elencar só os 20 mais célebres, que se somam aos apelidos que nunca mais desgrudaram de jogadores famosos. É de seu prenome que, desde o santo mártir dos primórdios do cristianismo, se remete imediatamente em todo o mundo ao mês de janeiro.
No Coritiba, o técnico Gustavo Morínigo fez dos primeiros dias do ano um observatório como a principal utilidade de treinos e jogos. O objetivo é formar o time-base para as fases finais do Estadual e o começo das competições nacionais, que já batem às portas. A chegada de Thonny Anderson nesta semana sinaliza que os experimentos e contratações estão longe de terminar.