Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
No Result
View All Result
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
No Result
View All Result
Brasil de Fato
Início Bem viver Cultura

MEIO AMBIENTE

“É preciso mobilização para denunciar urgência dos problemas climáticos e falsas soluções”

Maureen Santos, do Grupo Carta de Belém, debateu com pequenos agricultores sobre a COP 26 nesta segunda-feira (1)

01.nov.2021 às 18h03
Salvador (BA)
Mateus Quevedo

Quem coordenou a conversa foi Marciano Silva, do MPA/Brasil - Reprodução

A 26ª Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas (COP 26) organizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) iniciou nesse domingo, 31 de outubro, e acontece até dia 12 de novembro em Glasgow, no Reino Unido. É um evento muito importante porque debate as estratégias dos países para o combate às mudanças climáticas, causadas pela ação humana.

Como as famílias camponesas têm um papel fundamental para salvar o planeta, o MPA Informa, o informativo semanal do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), recebeu Maureen Santos, coordenadora do Grupo Nacional de Assessoria da Fase e membro do Grupo Carta de Belém, para conversar sobre os impactos das decisões a serem tomadas durante o evento, na manhã desta segunda-feira (1).

Segundo Maureen, o objetivo principal da COP 26 é fechar o ‘livro de regras’ do Acordo de Paris (2015). Ela destaca, principalmente, a votação de dois pontos muito importantes. “O artigo mais famoso é o artigo 6 que aprovará o funcionamento dos novos mecanismo de mercado de carbono e aqueles que chamam de não mercado de carbono”.

Ela explica que dentro do artigo 6, no item 2, há um importante debate sobre as transferências internacionais de mitigação dos efeitos das mudanças do clima, que é a redução da emissão de carbono. Isso abre precedentes para que países poluidores continuem poluindo, podendo comprar crédito de carbono de outros países.

Como funciona: cada país precisou apresentar sua Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) para a redução do carbono e caso as metas não sejam alcançadas poderá, para então alcançar a meta autodeterminada, comprar daqueles países que conseguiram alcançar as suas. Além deste ponto, o artigo 6, em seu item número 4, traz a decisão sobre o Mecanismo de Desenvolvimento Sustentável que regulamenta o mercado de carbono.


Maureen participou do MPA Informa desta segunda-feira (1) / Reprodução

Para Maureen, é “uma lógica que dá licença para poluir”. Com isso, “muda-se um preceito do direito internacional que é o conceito de poluidor pagador, se eu tenho dinheiro eu posso pagar pra outro fazer pra mim. E nós estamos falando de sistema climático, uma necessidade de uma mudança profunda de modelo de desenvolvimento, de padrão dessas emissões, desses gases de efeito estufa e efetivamente como é que isto impacta nos territórios onde estes projeto chegam”, denunciou.

Falsas soluções visam expropriação de terras

Maureen alertou também que todas as falsas soluções têm como objetivo central a expropriação de terras e utilizam o monocultivo como desculpa para a compensação do carbono. Aqui no Brasil “tem uma série de legislações que já estão preparando este caminho, desde o debate de estrangeirização da terra, o PL da grilagem, PL do licenciamento ambiental, no fundo no fundo tem o ‘eixo temático terra’ está guiando o interesse destes países, dessas empresas”.

Ela enfatizou a importância de iniciativas com as cozinhas solidárias, a relação campo e cidade com a comercialização e socialização de alimentos e lembrou que o dia 6 de novembro, o próximo sábado, é dia de Ação Global pelo Clima. “A luta pela alimentação também faz parte da justiça climática”, finalizou.

Confira a live no Facebook do Brasil de Fato RS.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Editado por: Marcelo Ferreira
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

CONCLAVE

Papa Francisco não estava entre favoritos, relembra professor: ‘O imponderável ocorre’

PERDÃO A GOLPISTAS

Três dias após alta, Bolsonaro participa de ato esvaziado em Brasília e pede anistia

RESPIRO DEMOCRÁTICO

Após anos de desmonte, Lula retomou políticas e abriu diálogo com PCDs, avalia ativista

Alimentos sem veneno

Com alimentos sem veneno, Feira do MST é alternativa a ‘projeto de morte imposto aos brasileiros’, diz coordenadora

Dívida em alta

Copom eleva Selic pela 6ª vez seguida e empurra gasto com juros da dívida pública para R$ 1 trilhão

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

No Result
View All Result
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Radioagência
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.