Estudantes dos 41 cursos de graduação, 17 de mestrado e nove de doutorado ofertados pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro) e seus professores retornam às atividades presenciais na próxima segunda-feira (31).
O retorno foi confirmado pela administração geral da instituição, que também estabeleceu as regras para a volta presencial, a partir da publicação de uma Instrução Normativa.
A Unicentro decidiu que apenas poderá frequentar os espaços da universidade quem apresentar o Certificado Nacional de Vacinação completo (duas doses) ou um teste semanal de PCR negativo para covid-19.
A entrega dessa documentação se dará de diferentes formas: os alunos de graduação encaminham pelo sistema Moodle, os estudantes de pós seguem as instruções divulgadas pela Pró-Reitoria de Pequisa e Pós-Graduação (Propesp) e os professores pelo Sistema de Gestão Universitária (SGU).
Só estão dispensados de apresentar o documento comprobatório aqueles que não completaram o esquema vacinal por orientação médica. Nesse caso, é preciso apresentar um documento médico que ateste essa recomendação e o atestado será avaliado pelos profissionais do Programa de Assistência à Saúde (PAS) da Unicentro.
Higiene e proteção individual
A universidade informou também que seguirá medidas para garantir a higienização dos ambientes e a proteção individual de estudantes, funcionários e professores.
Será obrigatório o uso de máscaras. Quem não usar a máscara de forma adequada deve, inicialmente, ser orientado a corrigir a forma de utilização e, caso haja recusa, a pessoa será convidada a se retirar do ambiente.
As salas de aula serão higienizadas em três momentos ao longo do dia – às seis da manhã, ao meio-dia e no fim da tarde. Esses espaços também serão organizados de modo a manter um distanciamento de um metro entre as carteiras e cadeiras. Totens de álcool 70% serão alocados nas entradas de cada um dos blocos.
Além disso, cada professor da universidade receberá um kit para levar para suas aulas, com um frasco de álcool em spray e papel toalha, ficando sob responsabilidade de cada docente a disponibilidade do álcool nas aulas por eles ministradas.