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TRANSPORTE PÚBLICO

Relator da CPI dos Trens do Rio diz que estado vive pré-colapso no sistema ferroviário

Deputados acusam Secretaria Estadual de Transportes e agência reguladora de omissão na fiscalização do serviço

18.abr.2022 às 17h28
Rio de Janeiro (RJ)
Redação
Supervia trem

Nos últimos meses, concessionária virou alvo de muitas reclamações de passageiros por instabilidades no sistema operacional - Divulgação/Supervia

O relator da Comissão de Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Trens na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), deputado Waldeck Carneiro (PSB), disse nesta segunda-feira (18), após reunião da comissão para analisar a precariedade do serviço prestado pela concessionária Supervia, que o estado do Rio vive um "pré-colapso em seu sistema ferroviário".

Leia mais: RJ: presidente da CPI dos Trens questiona explicações de concessionária para falhas no serviço

O relator afirmou, ainda, que desde que a CPI foi criada, a comissão vem recebendo constantes reclamações de usuários do sistema de trens operado pela Supervia. Segundo ele, há queixas desde o banheiro público até a falta de peças de reposição para os trens e painéis que informação sobre horários das composições ao público.

"O Estado decidiu não operar mais o serviço, mas não possui estrutura fiscalizatória. É a ‘raposa tomando conta do galinheiro’, como diz o ditado popular. Desde que foi criada, a CPI também recebe constantes reclamações de usuários cadeirantes do modal de que os elevadores não funcionam", disse Waldeck, exemplificando uma das reclamações.

A comissão ouviu o presidente da Supervia, Antônio Carlos Sanchez. Ele afirmou que a concessionária investiu mais de R$ 1,4 bilhão. Os parlamentares criticaram o governo estadual pela fiscalização falha por parte da Secretaria de Estado de Transportes (Setrans) e da Agência Reguladora de Transporte (Agetransp) do estado.

Leia também: Governo do Rio suspende negociação de reajuste dos trens da Supervia até melhoria do serviço

O objetivo da CPI é investigar denúncias; apurar interrupções nos serviços dos trens suburbanos, os atrasos entre os horários de chegadas e partidas, a superlotação das composições, a duração das viagens, a acessibilidade das estações, a construção de banheiros; analisar as condições de trabalho dos funcionários, dos trens e das estações; cobrar o retorno do ramal Santa Cruz–Central do Brasil.

A CPI dos Trens é formada pelos deputados estaduais Lucinha (presidente – PSD), Eliomar Coelho (vice-presidente – PSB), Waldeck Carneiro (relator – PSB), Luiz Paulo (PSD), Martha Rocha (PDT) e Dionísio Lins (PP).

Editado por: Eduardo Miranda
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