Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
No Result
View All Result
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
No Result
View All Result
Brasil de Fato
Início Bem viver Cultura

PERIGO NO PRATO

“Pacote do Veneno” é mais uma consequência de desmonte da segurança alimentar no Brasil

Em Nova Santa Rita, lavouras ecológicas foram borrifadas com agrotóxicos por avião mesmo após proibição da Justiça

29.mar.2022 às 16h02
Porto Alegre
Fabiana Reinholz

Produções agroecológicas de assentamentos do MST em Nova Santa Rita (RS) foram prejudicadas por deriva de agrotóxico - Foto: Maiara Rauber

Em 2011, o cineasta Sílvio Tendler lançou o documentário “O veneno está na mesa”, onde aborda a contaminação ambiental e os danos à saúde pública provocados pelo uso indiscriminado de agrotóxicos nas lavouras.

Mais de 10 anos depois a realidade piorou. Evidência disso foi a aprovação do Pacote do Veneno (PL 6299/2002), pela Câmara dos Deputados (301×150 votos), em fevereiro. O projeto flexibiliza ainda mais o uso de venenos agrícolas no país e substitui o atual marco legal (Lei 7.802), vigente desde 1989.

No Rio Grande do Sul, em junho do ano passado, o plenário da Assembleia Legislativa aprovou o PL 260 2020, que altera a Lei nº 7.747, de 22 de dezembro de 1982, liberando o uso no território gaúcho de agrotóxicos proibidos nos países em que são fabricados.

Ataques continuaram apesar da proibição da Justiça

Uma das localidades mais afetadas pelo uso indiscriminado de agrotóxicos é o assentamento Nova Santa Rita de Cássia II, no município de Nova Santa Rita, distante 27 km de Porto Alegre. 

Com 1.667 hectares, o assentamento abriga mais de 100 famílias. Em novembro de 2020, seus moradores foram atingidos pela pulverização através de avião que despejou agrotóxico em lavouras vizinhas de arroz.

O veneno acabou afetando hortas, pomares, vegetação nativa e açudes das casas dos produtores agroecológicos. Um ano depois, mesmo com decisão judicial suspendendo a prática, ocorreu nova pulverização. Há denúncias de episódios semelhantes desde 2017. No laudo produzido pelos assentados, só na primeira deriva, estima-se perdas de R$ 1 milhão.

Além dos prejuízos econômicos causados à agricultura orgânica, o despejo de agrotóxicos fez com que várias famílias procurassem atendimento médico devido a enjoo, dores de cabeça, febre e náuseas. Em Nova Santa Rita foram despejados Loyant, Bifentrina e 2,4-D, glufosinato, venenos que – indica a Fiocruz – podem causar câncer e mutações.

A presença dos assentados da reforma agrária, assinala o MST, produzindo em pequenas e médias áreas de terra e sem o uso de agrotóxicos, confronta diretamente o agronegócio da região.

A fragilidade da alimentação saudável frente ao agronegócio

“O povo não terá alimentação saudável enquanto a produção for para gerar lucro ao agronegócio e às redes dos grandes mercados”, avisa Letícia Chimini, doutora em Serviço Social e integrante do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA).

A vice-presidenta do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Ana Carolina Mattos, destaca que, a partir de 2014, cresceu muito a liberação de agrotóxicos no país. “O que faz do Brasil um dos países com maior uso de químicos prejudiciais à saúde nos alimentos.”

Também nutricionista, acrescenta que a aprovação do Pacote do Veneno “é mais um resultado do processo de intensificação de desmonte no campo da segurança alimentar”.

É preciso garantir a soberania alimentar

Ela chama a atenção para a importância da soberania alimentar. Cita a necessidade de condições materiais para garantir alimentação de qualidade, mas também de “matrizes energéticas sustentáveis”. Nisso inclui a recuperação de nascentes dos rios, o acesso à água, a proteção às sementes e mudas, à terra, além de políticas públicas de apoio à produção agroecológica. “Sem garantir a produção de alimentos, não se garante autonomia para a soberania nacional”, diz.

Para Letícia, a soberania alimentar deveria ser o grande guarda-chuva dessa nação. “Sem garantir a produção de alimentos, não se garante autonomia para a sua soberania nacional. Para materializar a soberania alimentar são necessárias condições materiais que fomentem formas autônomas de produção que garantam o alimento para o povo brasileiro, mas também matrizes energéticas sustentáveis, com a recuperação de nascentes dos rios, com acesso à água em todos os lares e roças, as sementes e mudas, à terra para produzir alimentos, políticas públicas que garantam recursos de fomento à produção agroecológica e fomento para a circulação desses alimentos com a regulação dos estoques de comida nesse país.”


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Editado por: Katia Marko
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

INTERNACIONALISMO

Músico gaúcho integra missão da Flotilha da Liberdade de ajuda humanitária a Gaza

CONCLAVE

Papa Francisco não estava entre favoritos, relembra professor: ‘O imponderável ocorre’

PERDÃO A GOLPISTAS

Três dias após alta, Bolsonaro participa de ato esvaziado em Brasília e pede anistia

RESPIRO DEMOCRÁTICO

Após anos de desmonte, Lula retomou políticas e abriu diálogo com PCDs, avalia ativista

Alimentos sem veneno

Com alimentos sem veneno, Feira do MST é alternativa a ‘projeto de morte imposto aos brasileiros’, diz coordenadora

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

No Result
View All Result
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Radioagência
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.