Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
No Result
View All Result
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
No Result
View All Result
Brasil de Fato
Início Política

SEM REGALIAS

Justiça do RJ volta a transferir ex-governador Sergio Cabral para presídio na zona norte

Juíza da Vara de Execuções Penais negou pedido para que ex-governador fique 3 dias internado em hospital de luxo

25.maio.2022 às 15h11
Rio de Janeiro (RJ)
Redação
Sérgio Cabral e mais quatro pessoas são acusados do crime de lavagem de dinheiro

Sérgio Cabral e mais quatro pessoas são acusados do crime de lavagem de dinheiro - Sérgio Cabral e mais quatro pessoas são acusados do crime de lavagem de dinheiro

A Justiça do Rio de Janeiro determinou na última terça-feira (24) a transferência do ex-governador Sérgio Cabral do Quartel do Humaitá, na zona sul da capital, para o Grupamento Especial Prisional (GEP) do Corpo de Bombeiros, em São Cristóvão, na zona norte da cidade.

Leia mais: Preso no Rio, Sérgio Cabral é transferido para Bangu após inspeção encontrar regalias em cela

O ex-governador havia sido transferido antes de São Cristóvão para o Humaitá, já que a unidade da zona norte passava por obras e, segundo o comandante da corporação, coronel Leandro Monteiro, oferecia riscos à segurança de Cabral por estar próxima ao Morro da Mangueira.

No entanto, uma vistoria realizada no último dia 21 pela Vara de Execuções Penais, em São Cristóvão, não detectou qualquer problema em relação a segurança da unidade e constatou que "as celas são espaçosas comportando até dois presos, sendo que há uma cela vazia" e que a unidade "se situa em imóvel amplo e seguro, com grande espaço de circulação, estando próximo a duas escolas na localidade.

No início do mês, Cabral já havia sido transferido de Niterói para o complexo penitenciário de Bangu, após a Corregedoria da Polícia Militar encontrar irregularidades que representam regalias ao ex-governador e outros presos.

A juíza Ana Paula Abreu Filgueiras, da Vara de Execuções Penais, determinou que o ex-governador fique na cela vazia existente no GEP, isolado dos demais detentos para sua segurança. Também no momento da vistoria foi informado pelo oficial de dia que não havia a realização de obras no local.

Hospital privado

A defesa do ex-governador havia pedido que ele fosse submetido a exames por três dias no Hospital Copa Star, em Copacabana, em razão de ser diabético, ter problemas no estômago e fazer uso de medicamentos contínuos para uma avaliação médica. 

A juíza destacou que é direito do preso receber o tratamento médico necessário à salvaguarda de sua vida e integridade física e que o pedido para que Cabral seja internado por três dias em hospital particular condiciona-se à comprovação de efetiva necessidade sob o ponto de vista médico/terapêutico. 

Leia também: RJ: Defensoria questiona PM sobre motivações para operação com 25 mortos no Complexo da Penha

Na decisão, a magistrada negou o pedido para internação no Copa Star. Segundo ela, a ida de Cabral para a rede privada só pode ocorrer em casos de extrema gravidade e quando a UPA ou hospital penitenciário não tiverem recursos médicos e terapêuticos necessários.

Outro pedido negado pela Justiça foi para que o ex-governador recebesse jornais e revistas de um jornaleiro contratado. Ficou decidido que ele pode receber jornais e revistas levados por advogados e parentes. 

Editado por: Eduardo Miranda
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

JUSTIÇA

STF marca para esta sexta análise da decisão da Câmara sobre Ramagem

Cultura e luta

‘Aqui está o que produz o nosso povo, que merece respeito’: Xangai faz show na Feira do MST

ANÚNCIO LEGAL

Conselho da Comunidade da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba (PR) convoca associados para assembleia geral extraordinária

VATICANO

Papa Leão 14 pede paz e lembra Francisco: ‘ajudem a construir pontes’

'Escolhido de Deus'

Papa Leão 14 ‘renova a esperança’ e sinaliza continuidade do legado de Francisco, acredita bispo

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

No Result
View All Result
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Radioagência
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.