Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Cidades

AGROECOLOGIA

Hortas urbanas: projeto na Rocinha em parceria com UFRRJ vai ocupar lajes da comunidade

Cogumelos da Mata Atlântica, alimentos orgânicos e criação de abelhas para produção de mel vão gerar renda local

04.maio.2022 às 11h08
Rio de Janeiro (RJ)
Eduardo Miranda
Rocinha UFRRJ

Verduras, tubérculos, cogumelos comestíveis nativos da Mata Atlântica, espécies medicinais e PANCs estão entre os itens que serão produzidos - Divulgação

Uma parceria entre moradores da Rocinha, na zona sul da capital fluminense, e pesquisadores da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do estado (Faperj), vai criar hortas para a produção de alimentos, mel e espécies medicinais em 50 lajes na parte alta da comunidade.

Leia mais: Agroecologia e preservação nas favelas do Rio é tema do programa Papo na Laje

O projeto foi um entre os 25 contemplados no edital da Faperj e, com isso, a UFRRJ pretende criar um modelo sustentável de geração de renda e de produção de alimentos orgânicos a partir do cultivo de cogumelos nativos da Mata Atlântica, produção de espécies medicinais, além de tubérculos, frutas, oleiculturas, flores convencionais, plantas alimentícias não convencionais (Pancs) e a criação de abelhas sem ferrão para um tipo de mel cujo litro chega a custar R$ 600.

Coordenador do projeto na Rocinha, o professor José Lucena Barbosa Júnior, do Departamento de Tecnologia de Alimentos da Rural, morou com a família por quase duas décadas na comunidade. Ele disse ao Brasil de Fato que chegou a hora de retribuir, mas que o exemplo de soberania alimentar e geração de renda pode se multiplicar em outras favelas do Rio.


Projeto pretende criar um modelo sustentável de geração de renda e de produção de alimentos orgânicos / Divulgação

"Vemos historicamente tentativas de bloquear com um muro o crescimento da favela para a área da Floresta da Tijuca. Falta visão da sociedade para mostrar aos moradores que aquele ambiente não é intocado e que é interessante manter a floresta de pé também porque ali existem espécies que podem ajudar a produzir alimentos, ainda mais agora com a fome de volta ao pais", explica Lucena.

O professor lembrou que o reflorestamento do Parque Nacional da Tijuca no século XIX, logo após as autoridades da época compreenderem a importância da floresta para o equilíbrio do meio ambiente, não respeitou as espécies nativas e levou para a área tantas outras que não eram dali. Ele disse que o projeto tem como foco reintroduzir espécies, como a juçara, para a produção de açaí.

Orgânicos acessíveis

Durante os próximos meses, agrônomos, engenheiros florestais, farmacêuticos e pesquisadores da Rural, assim como empresas parcerias, estarão empenhados também em desmistificar a ideia de que o alimento orgânico, sem uso de agrotóxicos, deve ser caro e, consequentemente, só pode ser consumido por pessoas com mais renda.

Na Rocinha, ideias que já eram colocadas em prática pelo empreendedor social Flávio Gomes, morador da comunidade, vão se juntar às novas lajes de agricultura agroecológica. Nos últimos três anos, Flávio aliou seu conhecimento da região à vontade de transformar a Rocinha e foi atrás de cursos de capacitação em universidades públicas do Rio de Janeiro.

"O morador fica encantado quando vê que o alimento que ele deixou 20 dias na geladeira não ficou escuro. A gente tem que falar a linguagem do morador, tem que explicar que não tem lógica o produto orgânico ser mais caro porque a produção é mais barata. A Rocinha vai se alimentar bem e poder comercializar esses produtos saudáveis", comemora o empreendedor social, liderança local no projeto.

Flávio conta que conheceu a fome de perto e reconhece a importância das Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs), como Ora-pro-nobis, bertalha, taioba e tantas outras para combater a fome. Ele foi criado no alto da Rocinha, região mais pobre do bairro, em uma família de quatro filhos e dentro de uma casa de pau a pique de 28 metros quadrados.

"Hoje, com o conhecimento que temos, vemos comida dentro da favela, as PANCs que não conhecíamos, vemos o que a floresta pode oferecer para nós. Eu pego, faço, levo para a galera num bar e fica todo mundo surpreso. A comida está do nosso lado, a gente só precisa de conhecimento de agroecologia e do que é bom para a nossa saúde. As hortas são ferramenta contra a desigualdade social", conta o morador.

Editado por: Mariana Pitasse
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

CINEMA PERNAMBUCANO

Filme que exalta a força das mulheres do Sertão do Pajeú estreia nesta quinta (15), no Recife (PE)

FUTEBOL

Grande final da 1ª Copa da Reforma Agrária do Paraná acontece neste fim de semana

enchentes

Mata Atlântica perdeu 22% da área nativa por eventos climáticos extremos em 2024

TEATRO

Peça teatral que denuncia os crimes da ditadura militar estreia em BH nesta quinta-feira (15)

AGENDA CULTURAL

Exposições, visitas e shows artísticos embalam o final de semana em todo o Ceará

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.