Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Cidades

EVOLUÇÃO VERDE

Minas Gerais é terceiro estado com maior número de prescrições de cannabis medicinal

Desinformação de médicos é um dos entraves para ampliação do uso dos medicamentos no estado e no Brasil

31.mar.2022 às 16h48
Belo Horizonte (MG)
Rafaella Dotta

O curso da WeCann, de acordo com a médica, tem o objetivo de democratizar e qualificar o uso do medicamento no país - Foto: AFP

O uso de cannabis medicinal tem tido um aumento exponencial no Brasil, desde 2015, quando a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a importação de medicamentos à base de cannabis. Dados elaborados pela empresa Kaya Mind mostram que cerca de 50 mil brasileiros fazem tratamento com a planta, porém, prescrições poderiam chegar a 7 milhões de pessoas.

A médica neurocirurgiã Patrícia Montagner avalia que a falta de informação dentro da comunidade médica tem sido um dos principais entraves à ampliação do tratamento com cannabis. Patrícia prescreve cannabis há sete anos e é fundadora da WeCann Academy, única instituição da América Latina que realiza cursos voltados à Medicina Endocanabinoide, exclusivamente para médicos.

:: Leia mais notícias do Brasil de Fato MG. Clique aqui ::

“Vi que entre nossos colegas faltava o entendimento sobre essa terapêutica”, relata a médica. “O sistema endocanabinóide é um sistema fisiológico presente em todos os animais vertebrados, inclusive em nós, humanos. É ele que modula todos os outros sistemas – bacteriológico, cardiovascular, intestinal, imunológico. Na faculdade de medicina aprendemos sobre todos esses sistemas, mas não sobre o endocanabinóide”, explica.

O curso da WeCann, de acordo com a médica, tem o objetivo de democratizar e qualificar o uso do medicamento no país. Hoje, apenas 0,5% dos médicos do Brasil estudam e conseguem prescrever o uso de cannabis.

Prescrição tem de ser assertiva

Essa desatualização tem, inclusive, gerado problemas no tratamento. Erros na dosagem, na concentração do óleo e a tendência de indicar canabidiol importado são comuns entre as pessoas que procuram a Associação Terapêutica Cannabis Medicinal Flor da Vida. A organização fornece óleos de cannabis aos seus associados, mediante receita médica.

“Os médicos são aqueles em quem a maioria das pessoas confia para fazer um tratamento, então precisa de assertividade", argumenta a jornalista Ingryd Rodrigues, integrante da Flor da Vida e também diretora do Coletivo ativista Comunicannabis.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

“Eu acredito que os médicos mais inteligentes vão começar a estudar mais profundamente, porque essa é a medicina do futuro. O Sidarta Ribeiro [um cientista famoso dessa área] fala que a cannabis está para o século 21 como os remédios alopáticos estiveram no passado. Não tem como evitar. Só precisa se preparar para fornecer o melhor atendimento para as pessoas”, explica Ingryd.

Desigualdade regional

Entre os estados que atualmente têm o maior número de prescrições, estão São Paulo com 41% do número total, seguido do Rio de Janeiro, com 19%, e de Minas Gerais, com 7%. O levantamento da Kaya Mind considera as prescrições feitas de fevereiro de 2019 a dezembro de 2021, em números fornecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A desigualdade regional é latente. Pesquisa da Kaya Mind mostra que 68% das prescrições de cannabis medicinal no país aconteceram na região Sudeste. Enquanto isso, 13,6% foram no Sul, 9,7% no Centro-oeste, 6,6% no Nordeste e apenas 2% na região Norte.

Tratamentos que podem ser feitos com cannabis

“Está muito bem. Até o controle da diabetes está ótimo. As dores melhoraram 80%, graças a Deus e à Flor da Vida”, responde uma das pessoas atendidas pela Associação Flor da Vida. As respostas dos pacientes são surpreendentes.

Uma série de doenças pode ser tratada com a planta, como Alzheimer, mal de Parkinson, esclerose múltipla, depressão, ansiedade, insônia, epilepsia infantil, autismo e dores crônicas. Para encontrar um médico ou médica que estuda e utiliza a prescrição de cannabis, acesse o site da Associação Brasileira de Pacientes de Cannabis Medicinal.

 

Editado por: Larissa Costa
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

ESCÂNDALO

Alcolumbre lê requerimento que cria CPMI sobre fraudes no INSS

MISSÃO EM ISRAEL

Secretário de Segurança de Porto Alegre decidiu permanecer em Israel apesar de risco

Análise

Bolsonarismo usou Abin como ‘gestapo’ contra opositores e teme delação de ex-presidente, diz cientista político

Violência de Gênero

Única vereadora de Formigueiro (RS) é encontrada morta com pelo menos 10 facadas

Mudança Climática

Chuvas fortes provocam danos em 23 municípios gaúchos

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.