Em entrevista ao programa BdF Eleições 2022, a pré-candidata a deputada estadual Ana Júlia (PT Curitiba) e o pré-candidato a deputado federal Anderson Prego (PT Colombo) analisaram a atual conjuntura. Educação e juventude são pautas comuns aos dois jovens pré candidatos. Ambos são oriundos da escola pública e da militância estudantil.
Anderson Prego atualmente é vereador de Colombo, região metropolitana de Curitiba. Antes, trabalhou como funcionário de escola da rede estadual de ensino e foi assessor da Pastoral da Juventude Colombo (Pajupa) e assessor da Juventude na Arquidiocese de Curitiba.
Ana Júlia é a primeira suplente da bancada de vereadores do PT, em Curitiba, e se destacou na cidade quando, aos 16 anos, fez um discurso na Assembleia Legislativa defendendo as ocupações das escolas públicas contra a Reforma do Ensino Médio.
“Eu sempre digo que falar de educação pública é diferente de falar de educação. Quando a gente coloca a palavra pública, estamos falando de um projeto de Estado, de uma concepção de país e sociedade. O ataque que tem acontecido nos últimos anos tem sido direto na concepção de escola pública, gratuita, universal", disse a pré-candidata, citando como exemplos dos ataques a Reforma do Ensino Médio, a militarização de escolas e a terceirização das escolas técnicas no Paraná.
Na análise de Anderson Prego, uma das primeiras lutas para 2023 será revogar o Teto dos Gastos. “Primeiro é garantir a revogação dessa EC [Emenda Constitucional] que eles dizem que é para controle dos gastos públicos e a gente diz que congelou os investimentos em áreas como saúde e educação,” defendeu.
Anderson cita que há um grande retrocesso nos investimentos na educação. “Nós passamos por um momento muito complicado em que, por exemplo, as universidades sofreram todos os tipos de ataques do governo federal. E o que conseguimos garantir de avanços para esta área foi graças ao trabalho das bancada progressista encabeçada pelo PT. […] Por isso, devemos seguir essa linha de resgatar a educação pública e investimentos para todos os municípios, além de olhar fortemente pra a valorização do profissional da educação pública”, pontuou.
Participação dos jovens na política
Questionados sobre como incentivar os jovens a participarem da política, Ana Júlia defendeu que é preciso dialogar e ouvir permanentemente os jovens, principalmente em um momento que há um discurso da criminalização da política.
“Eu tenho sentido um debate acontecendo de que os jovens não teriam condições de participar da política. Projetos como o Escola sem Partido é um pouco reflexo dessa ideia. A gente escuta dos alunos essa insegurança se eles podem realmente participar. Então, nossa tarefa é mostrar que de fato eles podem. Quando tem esse incentivo, a situação muda”, comentou.
Para Anderson, o principal a se fazer é resgatar sonhos entre os jovens. “As juventudes são diversas, se organizam de diversas maneiras e nós temos que garantir que elas tenham voz e voltem a sonhar. É preciso resgatar que essa juventude possa sonhar com um mundo melhor, que nós podemos acabar com extermínio da juventude negra, entre outras pautas,” disse.
Assista ao programa na íntegra, acessando o link. O Programa BdF Eleições 2022 é exibido nas redes sociais do Brasil de Fato Paraná, todas as terças, às 11h30.