Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Cidades

Atendimento

Parlamentares denunciam desestruturação do núcleo de saúde mental do Samu

Servidores destacam que a Secretaria de Saúde está na contramão das orientações de instituições internacionais.

24.mar.2022 às 14h36
Brasília (DF)
Roberta Quintino

O Núcleo de Saúde Mental do SAMU do DF é um serviço pioneiro no Brasil, instituído em 2013 e aprovado pelo Conselho de Saúde em 2016 - Foto: Breno Esaki/Agência Saúde

Em plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), parlamentares criticaram a tentativa de desestruturação do Núcleo de Saúde Mental (NUSAM), vinculado ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

A deputada Arlete Sampaio (PT) informou ter recebido uma denúncia dos servidores do Samu sobre o desmonte do Núcleo de Saúde Mental, referência na assistência às pessoas em sofrimento e prevenção de agravos psíquicos.

Na denúncia, os servidores destacam que a Secretaria de Saúde está na contramão das orientações das instituições internacionais e nacionais de fortalecer a política e os serviços de saúde mental.

De acordo com o documento, há um surto de problemas relacionados à saúde mental no mundo, no Brasil e no Distrito Federal. “No Distrito Federal, o 3º maior número de emergências do SAMU são emergências psiquiátricas. No contexto de pandemia, os casos de comportamento suicida dobraram, a média é 13 / 14 por dia. Ainda, há um aumento exponencial nos casos de surto psicótico, crise de ansiedade e depressiva, abuso de álcool e outras drogas”, aponta.

“Compreendemos que qualquer ação no sentido de desarticular esse trabalho representa um retrocesso e mais um passo para desassistência da população do Distrito Federal. Não é aceitável que esse processo vá adiante. É necessário continuar garantindo o acesso da população a um serviço de saúde mental aberto, de fácil acionamento e de qualidade”, destacam os servidores.

Para a deputada, “as estatísticas mostram a importância desse Núcleo para atender as pessoas que estão em surto” e auxiliar as famílias dos atendidos. “Como é que o Samu vai desmontar o núcleo especializado em saúde mental?", questiona Sampaio.

De acordo com a parlamentar é “um absurdo” encerrar as atividades de um instrumento fundamental à população da cidade. Nesse sentido, ela informou que entrou em contato com o secretário de Saúde, Manoel Pafiadache, para reivindicar a manutenção do Núcleo. “Por favor, não acate esse pedido da direção do Samu”, apelou a deputada.

O deputado Fábio Félix (PSol) escreveu em uma rede social que a medida “é um descaso total com a saúde da população”. Ele disse ainda que “os servidores precisam ser ouvidos e essa decisão absurda tem que ser revista”.

A Secretaria de Saúde informou ao Brasil de Fato DF que o serviço ofertado na estrutura do Samu continuará a ser realizado de forma reorganizada. “O que vai ocorrer a partir de agora é uma reestruturação interna administrativa, para que os serviços estejam subordinados às Gerências adequadas, que tratam especifica e adequadamente de cada caso abordado”.

O Núcleo de Saúde Mental do Samu do DF é um serviço pioneiro no Brasil, instituído em 2013 e aprovado pelo Conselho de Saúde em 2016. Atualmente, o Núcleo de Atendimento conta com 27 servidores, sendo cinco assistentes sociais, nove psicólogos, cinco enfermeiros, três médicos e cinco condutores de ambulância.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Editado por: Flavia Quirino
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

RETROCESSO

Trump pode revogar proteção legal de mais de milhão de imigrantes nos EUA após decisão judicial

Justiça

PF mira prefeito de Palmas em operação sobre vazamentos no STJ

PARA TODO MUNDO

Agenda cultural: saiba a programação gratuita que movimenta João Pessoa neste final de semana

PELA PRIMEIRA VEZ

Coquetel Molotov Negócios acontece no Centro Histórico de João Pessoa de 30 de maio a 1° de junho

HISTÓRIAS INVISÍVEIS

Vidas Peregrinas: curta documental retrata experiência musical com pessoas em situação de rua

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.