Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Bem viver Cultura

Fotografia

Breno Serafini lança livro e exposição de fotos em homenagem aos 250 anos de Porto Alegre

Livro "POAlaroides urbanas – uma ode visupoética a Porto Alegre" é um mosaico de 166 fotos de página inteira

28.mar.2022 às 17h07
Porto Alegre
Redação

O autor Breno Serafini registrou diversas artes urbanas pelas ruas da Capital gaúcha nos últimos 10 anos. O resultado dessa coeltânea está no livro - Foto: Ariel Serafini

Breno Serafini lança o livro "POAlaroides urbanas – uma ode visupoética a Porto Alegre", uma produção com 166 fotos de página inteira, junto de alguns textos do autor. O livro é uma homenagem à capital gaúcha a partir do registro de sua arte urbana, principalmente graffitis, que foram captados pelo celular do autor. Nesse sentido, faz um inventário de dez anos de registro fotográfico, com uma variedade de autores e de formatos que representam hoje o que a cidade tem de mais significativo nessa arte.

O lançamento oficial do livro acontece nesta terça-feira (29), com uma exposição de 20 fotos de graffitis, no Centro Municipal de Cultura (Av. Erico Verissimo, 307), às 19h. A exposição ficará aberta para a visitação até o dia 8 de abril, de segunda a sexta, das 9h às 18h. Nas terças e quartas o horário será estendido, das 9h às 22h. O evento integra a programação oficial do aniversário de 250 anos de Porto Alegre.

O livro contou com a curadoria do artista visual Luís Flávio Trampo, uma referência na arte do graffiti porto-alegrense.

“Essa arte sem fronteiras tem como uma de suas principais características a fácil integração de seus adeptos, que são como agentes multiplicadores dessa manifestação popular. As intervenções nas ruas de Porto Alegre vão além da tinta spray. Muitos artistas (ativistas) usam diversas técnicas e suportes para registrar sua arte, seja colando adesivos e cartazes, seja pintando de uma forma livre. Muros que embelezam e denunciam, expressando uma cidade que pulsa e vibra cultura”, comenta o curador.

No prefácio, o quadrinista, ilustrador e artista visual Fábio Zimbres explica que as intervenções são tentativas de trazer para a cidade algo que os grafiteiros e pixadores acreditam faltar nela: um rosto humano, fantasia, leveza, amor e até mais ruído.

“Como a cidade, este livro tem várias camadas. Os autores do caos estão mais ou menos escondidos, só vemos pedaços do que eles (nós) deixam(os) para trás. O que vemos são os artistas intervencionistas, expostos às intempéries, trazendo a cura efêmera. E a seguir, vem o olho que captura e desenha um mapa fraturado dos pontos desse corpo, um diagrama das intervenções, as novas, as velhas, as que sumiram. No conjunto, temos um quadro incompleto, caótico e poético, no qual essa sobreposição de autores se funde num objeto que passa a existir dentro da cidade. Um retrato da cidade cercado de cidade por todos os lados”, destaca.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Editado por: Katia Marko
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

COMIDA PARA O POVO

Da ocupação ao prato: MST mostra que reforma agrária alimenta o Brasil

NEGOCIAÇÕES

Kremlin está aberto a reunião entre Putin e Zelensky, se houver acordo prévio

Liberdade

Mostra de Cinema Antimanicomial inicia com denúncias e cobra fim de hospital psiquiátrico no DF

Violação de direitos

Polícia Militar realiza despejo violento e ilegal contra famílias sem terra na Chapada Diamantina, na Bahia

DESTRUIÇÃO

Israel inicia nova operação em Gaza e mata pelo menos 10 pessoas; cresce pressão por cessar-fogo

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.