Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Opinião

OPINIÃO

Artigo | Sem educação pública não há desenvolvimento

Ao invés de investir no sistema e alavancar desenvolvimento, os governantes diminuem recursos e atacam a educação

20.dez.2019 às 14h31
Porto Alegre
Amarildo Cenci
Para o professor e presidente da CUT-RS, com investimento em educação pública, o Brasil seria bem melhor

Para o professor e presidente da CUT-RS, com investimento em educação pública, o Brasil seria bem melhor - Divulgação

O Brasil edificou um dos maiores sistemas de educação pública do mundo. São em torno de 180 mil escolas com aproximadamente 40 milhões de estudantes e 2 milhões de educadores para o atendimento da educação básica e profissional. Temos uma rede de universidades públicas responsável pelo que há de melhor no ensino superior e na produção científica. Avançamos na educação profissional e tecnológica com a implantação de Institutos Federais de Ensino, muitos instalados em regiões interioranas.

A Constituição Federal determina que a educação é dever do Estado e direito de todos e estipula percentuais mínimos de financiamento: 18% do orçamento federal e 25% dos orçamentos dos estados e municípios. Dispomos de políticas públicas de suporte como o FUNDEB, o Piso Salarial Nacional do Magistério, o Programa Nacional de Alimentação Escolar e um Plano Nacional de Educação, que contém metas e estratégias para garantir a universalização da educação.

Imaginem se todo esse sistema fosse visto como uma alavanca de desenvolvimento do país. Quantos empregos poderiam ser gerados com um amplo plano de revitalização das escolas? Quantos serviços brotariam se tomássemos a decisão de equipar as escolas com laboratórios e bibliotecas? Imaginem essas escolas funcionando plenamente com atividades extracurriculares nas áreas da cultura e esporte, integradas entre si e com a comunidade. Imaginem as nossas universidades alçadas ao papel de propulsoras de tecnologias adequadas às características do país, formando jovens profissionais de excelência em todas as áreas. Imaginem o ganho de cidadania com educadores, familiares e estudantes mobilizados para revolucionar a educação pública. Não tenho dúvidas de que o Brasil seria bem melhor.

O que fazem os governantes? Diminuem os recursos. Humilham professores. Difamam as universidades. Quebram as asas de milhões de jovens. Os governantes que fazem isso são estúpidos? Não. São hipócritas? Talvez. Na verdade, governam de costas para a sociedade e de joelhos para empresários, grupos e fundos econômicos, que querem apenas ganhar dinheiro, transformando a educação pública em mera mercadoria, pouco se importando com as pessoas e o desenvolvimento do Brasil.

* Amarildo Cenci é professor e presidente da CUT-RS

 

 

Editado por: Marcelo Ferreira
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Unidas

Mulheres negras promovem ato político por justiça social em Copacabana

JULHO DAS PRETAS

‘Escrevo pra existir’: Jô Freitas e a literatura que transforma a periferia

Cultura

Atores brasileiros defendem regulamentação de plataformas de streaming

Faísca na pradaria

Premiê Li Qiang critica individualismo tecnológico e defende construção coletiva de conhecimento sobre Inteligência Artificial

arma de guerra

‘A fome é a intenção’: 85 crianças já morreram de inanição em Gaza

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.