Até o dia 30 de junho, está em exibição na Galeria Ponto de Fuga, em Curitiba, a exposição "Mata", do fotógrafo, artista visual, pesquisador e educador Felipe Prando.
O ensaio fotográfico foi realizado nos dois anos de isolamento em função da pandemia da covid-19, na região de Bocaíuva do Sul, região metropolitana de Curitiba. Ali, encontra-se um tipo de floresta que caracteriza o meio ambiente do Sul do Brasil, denominada Floresta Ombrófila Mista ou Floresta das Araucárias.
O trabalho do fotógrafo foi pôr-se a ver os diferentes desenhos dessa mata, que se transformava a cada dia. Nas imagens resultantes há uma estética minimalista e os muitos tons de cinza vão revelando outras camadas e profundidades do que pode ser visto num ambiente natural.
A exposição é composta por 16 imagens em preto e branco, que variam em diferentes tamanhos e são impressas em papel fine-print com padrão museológico de conservação.
Felipe Prando é doutor em artes visuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e professor adjunto do Departamento de Artes de Universidade Federal do Paraná (DeArtes-UFPR).
A exposição está aberta à visitação de segunda à sábado, das 18h às 22h. A Galeria Ponto de Fuga fica na Rua Saldanha Marinho, 1220, Centro de Curitiba.