Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Esportes

SAÚDE

Prática do ciclismo traz benefícios tanto para o coração, quanto para a musculatura

Exercício trabalha diferentes potencialidades do corpo e ajuda na melhora do condicionamento físico

04.dez.2018 às 18h46
Atualizado em 17.fev.2025 às 02h15
Recife (PE)
Marcos Barbosa
Nos fins de semana, Jefferson participa de grupos de ciclismo.

Nos fins de semana, Jefferson participa de grupos de ciclismo. - Arquivo Pessoal

Além de ser um dos meios de transporte mais tradicionais do mundo, a bicicleta também é famosa por ser utilizada por esportistas para a prática do ciclismo. Fazendo uso da atividade rítmica e cíclica, essa modalidade esportiva é bastante completa e ideal para o desenvolvimento dos sistemas de energia aeróbico e anaeróbico, a depender da intensidade e da duração.
Segundo Jefferson Reis, educador físico, personal trainer e ciclista há mais de 10 anos, uma das principais vantagens do ciclismo são os benefícios que a atividade traz para o coração: “Vamos estar evitando doenças cardiovasculares, fortalecer o bombeamento do coração, evitar hipertensão e outras doenças crônicas, como obesidade e diabetes”. Além disso, Jefferson relembra que a atividade em bicicletas também ajuda “fortalecendo a musculatura dos membros inferiores, dependendo da força e do tempo, beneficiando também a resistência muscular”.
Jefferson afirma que essas melhoras foram percebidas por ele no próprio corpo, na medida em que manteve a prática para se deslocar durante a semana, e a utilizar a bicicleta para o lazer nos fins de semana: “Senti um condicionamento físico melhor, você se sente bem mais disposto”, reforça.
No entanto, o personal trainer afirma que, além da prática regular, é preciso que os iniciantes prestem atenção em outras questões que poderão contribuir para o alcance de bons resultados. O primeiro deles é a prática de hábitos saudáveis, como uma boa alimentação e beber água. “[É fundamental] estar se alimentando bem, evitando comer produtos industrializados e frituras, dando preferência sempre a alimentos mais naturais, como frutas e raízes, carboidratos mais complexos. Também é necessário hidratar-se durante a atividade física, assim como no resto dia. Nosso organismo precisa da hidratação, moramos em um país onde faz muito calor, é preciso estar sempre bebendo água”, reforça.
Outra recomendação que ele deixa para os iniciantes, é que eles comecem com pequenas distâncias, como 5 ou 10 km, para irem sentindo como está o nível de condicionamento físico: “No caso do praticante querer praticar longas distâncias, é bom se reunir em grupo e ir começando a fazer pequenos percursos. E, na medida em que ele for se sentindo mais condicionado, poderá estar utilizando a bicicleta para ir ao trabalho, por exemplo, para ir mantendo o condicionamento físico”.
Por fim, Jefferson chama atenção para os equipamentos de segurança, que são essenciais para uma atividade segura. “É importante tomar os devidos cuidados utilizando os equipamentos de segurança, porque pode haver acidentes de trânsito. No Recife, por exemplo, temos poucas ciclofaixas. Então, é importante estar sempre atento, seguro e, se possível, andar em grupo” conclui.

Editado por: Monyse Ravenna
Tags: bicicletaesportepernambucorecifesaúde
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

ESPECULAÇÃO

Governo Nunes expulsa população da Cracolândia para favorecer imobiliárias, diz ativista

foragida

Moraes determina início de processo para extradição de Carla Zambelli

DIVERGÊNCIAS

Lula diz que França deve propor mudanças sobre acordo UE-Mercosul se vê problemas

protegendo o capital

Motta ameaça pautar derrubada de decreto do IOF na terça

ASSISTA

Bem Viver destaca resistência de comunidades tradicionais em meio à crise climática e degradação ambiental

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.