Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Política

Falsa indignação?

Bolsonaro mantém política de combustíveis e culpa “ganância” da Petrobras por alta de preços

Mesmo sem fazer nada, presidente diz que "faz o possível" para conter alta no custo da gasolina e do diesel

06.jun.2022 às 20h34
Rio de Janeiro (RJ)
Redação

Bolsonaro concedeu entrevista a canal ligado ao agronegócio nesta segunda - Reprodução/Agromais

"A Petrobras tem uma ganância enorme, o lucro da Petrobras é exagerado, outras petrolíferas no mundo baixaram margem de lucro para ajudar seus países, a Petrobras tem aumentado a margem de lucro por ocasião das crises, e continua da mesma maneira". O discurso parece de um político ou militante de oposição, mas a fala foi do próprio presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), em entrevista concedida nesta segunda-feira ao canal AgroMais.

Ele poderia fazer mais. Chefe do governo federal, acionista majoritário da Petrobras, Bolsonaro tentou atribuir a outras pessoas e entidades a culpa alta nos preços. Citou uma série de fatores, como refinarias iniciadas no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e não finalizadas após a Operação Lava Jato; o Imposto sobre Circulação de Mercadoris e Serviços (ICMS); o lucro de acionistas minoritários e outros supostos motivos. Entretanto, não mencionou a política de paridade de preços com o mercado internacional, adotada durante o governo de Michel Temer (MDB) e mantida pelo governo do próprio Bolsonaro, e principal responsável pelos sucessivos aumentos nos custos.

Citando os lucros de acionistas minoritários, Bolsonaro disse que boa parte do valor está sendo direcionado a fundos de pensão de outros países, que estão entre os principais investidores da empresa. "Estamos bancando a aposentadoria de pessoas fora do Brasil com o sacrifício do povo brasileiro", afirmou, em novo momento em que a entrevista parecia ser, na verdade, de alguém pronto para criticar as políticas governamentais e não o próprio responsável por elas.

"Eu não tenho participação no aumento de preços de combustíveis", disse erroneamente o presidente. A fala  beirou surealismo, já que o governo indica a maioria dos integrantes do conselho da estatal – o conselho é a instância responsável pelas principais decisões internas na empresa, e isso inclui a política de preços. 

:: Conselheira da Petrobras alerta: Bolsonaro finge insatisfação para privatizar estatal :: 

Ao dizer que está fazendo "o possível" para conter a alta nos preços, Bolsonaro voltou a tentar culpar os governadores estaduais pela alta nos preços dos combustíveis, e disse que, antes dele, "quase ninguém" sabia a composição dos preços dos combustíveis (sobre os quais incidem impostos estaduais e federais). 

Privatização "dificilmente vai pra frente"

Em uma das cartadas mais recentes para tentar mudar o rumo das pesquisas eleitorais, que mostram que ele está em enorme desvantagem em relação a Lula, Bolsonaro deu aval para estudos para privatização da estatal. Porém, durante a entrevista desta segunda, o próprio presidente reconheceu que essa possibilidade é remota.

"Estamos tentando mudar. Mudou o ministro das Minas e Energia, que quer mudar agora também toda a Petrobras, mas há uma dificuldade, reunião de conselhos, burocracia enorme", disse. "Conversei com o ministro de Minas e Energia. Dificilmente vai pra frente, correndo tudo certo duraria uns quatro anos", complementou.

Entrevista para canal ligado ao agronegócio

O AgroMais, canal que exibiu a entrevista desta segunda, é um canal pertencente ao grupo Bandeirantes. Como o próprio nome dá a entender, está pronto para defender os interesses do agronegócio. À vontade e com uma "cola" na mão (dias depois de defender a ideia de debates eleitorais com "perguntas combinadas"), o presidente aproveitou para defender a exploração mineral em terras indígenas e atacar os direitos dos povos originários.

"Não demarquei terra indígena, aquilombola, APA [Área de Proteção Ambiental], nada", contou, orgulhoso.

Editado por: Rodrigo Durao Coelho
Tags: bolsonarodieselgasolinapetrobrasprivatizaçao
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Guerra no Oriente

Conflito entre Israel e Irã pode afetar preço dos combustíveis no Brasil, aponta economista

Alerta digital

Maior vazamento de logins expõe 16 bilhões de dados; casos devem aumentar e muitos nem vêm a público, diz especialista

DIPLOMACIA

Israel e Irã trocam acusações no Conselho de Segurança da ONU; reunião termina sem resoluções

Escalada no Oriente

Sem solução diplomática para conflito entre Irã e Israel, professor vê risco de guerra mundial

Deu ruim

Desabamento de lixão contamina rios em Padre Bernardo, entorno do DF

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.