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TÁ TUDO MAIS CARO

Com preço do sabonete e do xampu em alta, brasileiros economizam com higiene pessoal

Segundo pesquisa, população das classes D e E, em especial do Sudeste do país, é a mais afetada

03.set.2022 às 12h23
Recife (PE)
Redação

O Brasil de Fato foi ao supermercado para comprovar que o poder de compra da população diminuiu - Jaqueline Deister/ Brasil de Fato

Diante do aumento dos preços, os brasileiros estão economizando até na hora de comprar sabonete e xampu. É o que revela o estudo sobre hábitos de higiene pessoal, desenvolvido pela consultoria Kantar, publicado no jornal O Estado de São Paulo.

A pesquisa revela que, no segundo trimestre deste ano, houve um aumento de 9% no número de pessoas que não usam sabonete no segundo banho diário, comparado ao mesmo período de 2018, quando começou a série deste levantamento. 

::Como era viver no Brasil da inflação descontrolada dos anos 1980?::

O levantamento aponta que 31% dos brasileiros cortaram o sabonete e xampu da lista de compras. O motivo: o preço. Segundo dados do IPCA-15, que indica a prévia da inflação em 12 meses, o sabonete teve um aumento de 27,97%, índice equivalente ao dos alimentos.

Além do preço dos produtos, outros custos como da energia e da conta de água também dificultam o acesso à higiene adequada para a população. 

"O aumento da inflação e o agravamento do cenário econômico levaram o consumidor a ter de fazer escolhas, seja cortando produtos, seja racionalizando o uso para que durem mais", analisou Rafael Couto, diretor da consultoria, em entrevista ao jornal paulista. 

Segundo a pesquisa, esta realidade de banho só com água atinge, especificamente, a população das classes D e E, cuja renda média individual é de R$ 761,63, o que corresponde a cerca de 65% do salário mínimo em vigor. 

O grupo mais afetado está na região Sudeste do país, onde estão concentrados 54% dos entrevistados. Deste universo, mais da metade é de mulheres (53%).

::Bolsonaro sanciona diretrizes do orçamento para 2023 sem aumento real do salário mínimo::

A pesquisa é desenvolvida por meio de um aplicativo que monitora o comportamento de higiene de 4 mil pessoas. Este público representa, segundo cálculos da consultoria responsável pelo projeto, cerca de 115 milhões de brasileiros.

Desde o início, a pesquisa vem percebendo um crescimento constante do número de brasileiros que tomam banho sem sabonete e xampu. Em 2021, por exemplo, no segundo trimestre, o avanço foi de 28%, em comparação ao mesmo período de 2018. 

Editado por: José Eduardo Bernardes
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