Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Bem Viver Saúde

brasil sem veneno

SP: Armazém do Campo recebe debate sobre prejuízos de agrotóxicos à saúde, neste sábado

Público poderá conferir mapa do corpo humano que demonstra como pesticidas afetam nosso organismo

23.jul.2022 às 17h22
São Paulo (SP)
Redação

Aumento na liberação de agrotóxicos começou a crescer em 2016, - Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil

Como e em que parte do corpo cada agrotóxico afeta o organismo e ameaça a nossa saúde? Neste sábado (23), pesquisadores, integrantes do MST e jornalistas vão responder esta e outras perguntas em um evento aberto ao público. Serão apresentados relatórios e reportagens recentemente publicados no Brasil e fora. 

A ação faz parte da campanha Brasil Sem Veneno, uma parceria entre as equipes editoriais do observatório do agronegócio no Brasil, De Olho nos Ruralistas, e O Joio e o Trigo.

:: Sem armas nem barcos, Força Nacional suspende atuação em bases da Funai no Vale do Javari  :: 

O evento acontece no Armazém do Campo de São Paulo (confira o endereço no final da página), a partir das 11h. A entrada é gratuita e não necessita de inscrição prévia.

:: Calor sem precedentes em Europa, EUA e China mostra aumento de efeitos da mudança climática :: 

Uma das novidades que o público poderá ter contato é um mapa do corpo humano que indica em que parte e de que forma cada tipo de agrotóxico prejudica nossa saúde. “A gente fez uma investigação com médicos e cientistas sobre o impacto dos agrotóxicos em cada parte do corpo. Como que esses venenos impactam no nosso cérebro, na nossa respiração”, explica Natalie Lima Hornos, integrante do site De Olho Nos Ruralistas e uma das realizadoras do Brasil Sem Veneno.


Evento em SP ocorre no Armazém do Campo, dia 23 de julho. / Divulgação/De Olho nos Ruralistas

Participações

Na mesa de debate estão confirmados João Peres e Schirlei Alves do site O Joio e O Trigo, representantes do MST e Mônica Ferreira, sob a mediação de Bruno Bassi do De Olho nos Ruralistas. Os participantes poderão ainda se deliciar com comidas agroecológicas.

Virtualmente, a pesquisadora Larissa Bombardi também vai participar. Doutora em Geografia, ela anunciou, em março de 2021, que estava deixando o Brasil por motivos de segurança. Recentemente ela publicou o relatório Comércio Tóxico – A ofensiva do lobby dos agrotóxicos da União Europeia no Brasil, junto com o pesquisador Audrey Changoe.

De acordo com Natalie Hornos a motivação da campanha Brasil Sem Veneno foi o aumento expressivo da liberação de agrotóxicos nos últimos anos, especialmente desde o início do governo de Jair Bolsonaro (PL). “É fundamental as pessoas perceberem a ligação do bolsonarismo com o avanço do agronegócio”, defende a jornalista. 

:: Por que a reforma agrária interessa também a quem mora na cidade? :: 

Além de denunciar os efeitos dos agrotóxicos na saúde humana, a campanha Brasil Sem Veneno quer propor uma alternativa para este cenário. "Queremos botar no centro do debate a importância dos agricultores familiares, os defensores desse modo de vida saudável. E também qual é a relação disso com nossa missão como sociedade, principalmente pensando que estamos em ano de eleição. Temos que pautar a agroecologia como tema eleitoral, como outro modo de vida que a gente quer ter”, defende Natalie Hornos.

:: Intimidação de garimpeiros mostra que segurança piorou no Javari após mortes de Bruno e Dom ::

Mais eventos

Depois de São Paulo, o projeto Brasil sem Veneno vai para o Norte do país. O evento acontece no X Fórum Social Pan-Amazônico (FOSPA), no painel “Brasil envenenado – agrotóxicos e seus impactos socioambientais”, organizado pela Fundação Heinrich Böll no dia 29/7, em Belém (PA). 

Por último, volta ao Sudeste, no dia 30/7. O evento acontece no Rio de Janeiro (RJ), para um debate no Raízes do Brasil, às 14h30.

Serviço

Lançamento Brasil sem Veneno
Local: Armazém do Campo, Alameda Eduardo Prado, 499, Campos Elíseos – São Paulo (SP)
Data: 23/7/2022
Horário: 11 horas

Editado por: Lucas Weber
Tags: agrotóxicosvenenos

Veja mais

extrema direita

PL oficializa Eduardo Bolsonaro como líder da Minoria na Câmara

INCOERÊNCIA

Aécio Neves critica privatização da Copasa em propaganda, mas deputada do PSDB apoia PEC

CONQUISTA

UEMG aprova cotas para pessoas trans e travestis nos cursos de graduação EaD

Vitória

Assentados da reforma agrária no norte da Bahia conquistam contratos que garantem direitos sobre a terra

ENTENDA A PROPOSTA

Benedita da Silva vai presidir comissão especial sobre a ‘PEC da Reparação’ à população negra

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Rússia
    • Sahel
    • Cuba
    • EUA
    • China
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.