O professor Antonio David Cattani ou, simplesmente, Cattani, é conhecido por suas obras acadêmicas. Sua contribuição para o campo da Sociologia foi concentrada nas análises sobre o mundo do trabalho, com especial ênfase nas questões sindicais. Sua produção intelectual está documentada em dezenas de livros publicados no Brasil, Argentina, Colômbia, México, França, Inglaterra, Itália e Portugal.
O seu mais recente livro, "Milhões & Milhões" será lançado neste sábado (3), às 17h, na Livraria Cirkula. Nesta obra, ele aborda a questão da possibilidade de ganhar dinheiro fácil, conduzindo personagens a decisões surpreendentes. O tema da riqueza já foi abordado em outros livros como "Carí$$imos ricos" (2019), "A riqueza desmistificada" (2018) e "Ricos, podres ricos" (2018).
Desde 2015, Cattani vem se aventurando em obras de ficção. O primeiro foi lançado em 2015, “L”, novela de mistério. E seguiu com “Sete dias", folhetim de desaventura (2016) e “O Um", thriller político (2017). Mas, segundo ele, "Milhões & Milhões" é surpreendente até o final. “Nada previsível.”
Na contracapa do livro, algumas perguntas aguçam a curiosidade. “É uma novela policial? Não. Um romance de mistério? Também Não. Uma paródia satírica? Mais ou menos. Então, o que é? Nada do que você está pensando.”
Para adquirir a obra acesse aqui ou visite a Cirkula na Avenida Osvaldo Aranha, 522, Porto Alegre.
Confira entrevista com o autor.
Brasil de Fato RS – Por que escrever uma ficção bem-humorada sobre esse tema da riqueza? O que te inspirou?
Antonio Cattani – Uma qualidade humana maravilhosa é o bom humor. Sem ele, teríamos um mundo trágico, de ódio e estupidez. Alguém conhece um bolsonarista divertido? Tem alguns palhaços em evidência, mas eles são patéticos. Tem o bobo da corte, mas ele não é engraçado, serve apenas para distrair e fazer medo.
Algumas charges políticas do Aroeira, da Laerte, do Santiago e outros equivalem a longas análises feitas por analistas qualificados. A coluna do Carlos Castelo no Brasil de Fato RS, é imperdível. O jornal Grifo publicado pelo pessoal do Grafar salva o mês.
"Milhões & Milhões" segue os traços do meu livro "Sete dias" (Libretos, 2016), o humor revelando histórias surpreendentes de coisas que acontecem na realidade.
BdF RS – Todos as personagens são ficcionais? Ou podemos dizer que qualquer semelhança é mera coincidência (risos)?
Cattani – Em 2016 escrevi um livro intitulado "O Um" (Editora Bestiário, 2017). É um thriller político sobre o surgimento de um líder de extrema-direita em São Paulo. Ele é um populista financiado por grandes empresários. Sabendo o que aconteceu no Brasil a partir de 2018 o livro assume um caráter premonitório. No "Milhões & Milhões" o personagem principal é uma síntese de um tipo de milionário brasileiro “Nacionalista… em Miami”, “Empreendedor… com dinheiro público”, “Meritocrático… com a herança do pai”.
BdF RS – É possível estabelecer um paralelo entre o excesso de individualismo com essas propostas de ganho de dinheiro "fácil" que inundam a internet? Podemos dizer que a fragilização da proteção no trabalho deixa os trabalhadores mais vulneráveis à essas propostas (muitas vezes enganosas)?
Cattani – Duas questões muito sérias e que não têm a ver diretamente com o livro. Respondo mesmo assim. Ao mesmo tempo em que o capitalismo promove o homem-massa, homogêneo, indiferenciado, promove também um individualismo extremado. O egoísmo, atitude mesquinha de buscar o interesse pessoal a qualquer preço, contamina as relações sociais e deixa os mais vulneráveis à mercê dos predadores.
BdF RS – Na hora da decisão, é sempre a ganância que fala mais alto do que a inteligência?
Cattani – A resposta completa está na primeira parte do Milhões & Milhões, à venda nas boas livrarias…
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::