Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Bem Viver Cultura

Cinema de graça

Sessão gratuita de cinema movido a energia solar acontece na Ilha da Pintada nesta terça (18)

"CineSolar" retorna a Porto Alegre com atividades culturais e exibição de curtas-metragens brasileiros

17.out.2022 às 15h39
Porto Alegre
Redação

CineSolar leva um cinema movido a energia solar, itinerante e com atividades gratuitas para diversas localidades no Brasil - Reprodução

O projeto CineSolar tem como proposta levar cinema movido a energia solar. Em Porto Alegre, a proposta vai realizar uma exibição gratuita para a população da Ilha da Pintada, nessa terça-feira (18). A partir das 19h, diversas atividades acontecem na Praça Salomão Pires Abrahão. Em caso de chuva, o evento será transferido para a Escola Almirante Barroso (Rua Capitão Coelho, 95), bem próxima à Praça Salomão.

A entrada é gratuita e haverá distribuição de pipoca. O público vai conhecer a estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz, instalada no próprio veículo que carrega todo o cinema. Serão exibidos curtas-metragens brasileiros, o filme “Rio 2” e um curta especial produzido por crianças e adolescentes da (Associação dos Amigos, Artesão e Pescadores da Ilha da Pintada – AAAPIP).

Confira a programação:

19h – Sessão curtas-metragens;
20h – Filme: "Rio 2"

Sinopses dos filmes:

"Plantae" – Direção: Guilherme Gehr – Brasil, 10´25, Animação. Livre
Sinopse: "Ao cortar uma grande árvore no interior da floresta, um madeireiro contempla uma inesperada reação da natureza. Uma reflexão sobre as consequências irreversíveis do desmatamento e da subjugação lamentável dos humanos aos demais seres da Terra".

"O Gigante" – Direção:  Júlio Vanzeler & Luis da Matta Almeida – Portugal, 10 min, Animação. Livre
"De todas as histórias que meu pai me contou, a que nunca esqueci foi a do rei que sempre carregou uma princesa dentro de seu coração".

"As aventuras de Pety" – Diretora: Anahi Borges – São Paulo – Duração: 14 minutos – Animação/2019 – Livre
"O filme tem início quando, no céu de Tutameia, surge um lindo e majestoso arco-íris. Em busca do baú de ouro, Pety e seus amigos partem em direção ao bosque da cidade, onde vivem aventuras com seres fantásticos do folclore brasileiro e descobrem que o verdadeiro tesouro pode estar muito mais próximo do que se imagina".

"De Onde Vêm os Dragões?" – Direção: Grace Luzzi – São Paulo – Duração: 10 minutos – Animação/2020 – Livre
"O amor de uma mãe é testado pela força, exigências físicas e emocionais de uma criança recém-nascida. Quando um dragão desperta, um plano de apoio é necessário…"

"O Véu de Amani" – Direção: Renata Diniz – Brasil – 14min – Drama/2019 – Livre
* Audiodescrição e libras
"Amani é uma garotinha que veio do Paquistão e agora mora no Brasil. Ao mudar de casa, a menina de origem muçulmana recebe um presente inesperado da sua nova amiga brasileira: um biquíni."

"Rio 2" – Direção: Carlos Saldanha – EUA – Duração: 101m – Animação/2014 – Livre
As araras Blu e Jade vivem felizes com seus filhos no Rio de Janeiro. Quando seus donos, Túlio e Linda, encontram pássaros de sua espécie na Amazônia, eles decidem partir para novas aventuras na região Norte do país. Só que nem tudo é perfeito: Nigel, o velho inimigo de Blu e Jade, está de volta para se vingar.

Sobre o CineSolar

O evento em Porto Alegre tem patrocínio da Meta e apoio da Prefeitura Municipal. O CineSolar é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia solar. Funciona através de duas vans, batizadas de Tupã e Mahura, que foram adaptadas com o sistema de conversão de energia e armazenamento, com 20 horas de autonomia. Cada uma também carrega 110 cadeiras e banquetas para o público e todo o sistema de som e projeção para o cinema.

Além disso, o espaço se transforma em uma sala de aula onde o público é convidado a entender como a luz do sol se transforma em energia elétrica. Os infográficos, a iluminação e a decoração especial são feitas com materiais reciclados e objetos com princípios de magnetismo e eletricidade, como laser e bola de plasma.

“O tema da energia solar ainda é novo e gera muita curiosidade. Na visita, todos podem ver o caminho que a luz do sol percorre, desde as placas instaladas no teto da van, os cabos, as baterias, o controlador e o inversor de carga, fica tudo acessível e as crianças adoram”, diz Cynthia Alario, coordenadora e idealizadora do CineSolar.

O projeto viaja por várias regiões do país para realizar sessões gratuitas de cinema, com o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais (principalmente nacionais), promover ações e práticas sustentáveis, a inclusão social, difundir a tecnologia da geração de energia fotovoltaica e levar alegria com a temática socioambiental a todas as pessoas.

A 6ª Edição do CineSolar é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Meta e apoio da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, da AfroSol (Escola de Samba Unidos do Pôr do Sol) e da AAAPIP (Associação dos Amigos, Artesão e Pescadores da Ilha da Pintada), e é realizada pela Brazucah Produções e pelo Ministério do Turismo. O Circuito Meta segue até o final do ano com 94 sessões, em 40 municípios de 12 estados brasileiros.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Editado por: Katia Marko
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Bolsa de estudo

Estudantes têm até esta sexta-feira (4) para se inscrever no ProUni

após fraudes

INSS: mais de 2 milhões de aposentados estão aptos a ser ressarcidos

articulação inédita

Conselho Popular do Brics inicia encontro no Rio para pressionar chefes de Estado por escuta permanente dos movimentos

Venenos agrícolas

Agrotóxicos em lavouras de fumo causam intoxicação de trabalhadores e poluem rios no interior de SC

Artigo

O labirinto do Brasil por ser

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.