O projeto CineSolar tem como proposta levar cinema movido a energia solar. Em Porto Alegre, a proposta vai realizar uma exibição gratuita para a população da Ilha da Pintada, nessa terça-feira (18). A partir das 19h, diversas atividades acontecem na Praça Salomão Pires Abrahão. Em caso de chuva, o evento será transferido para a Escola Almirante Barroso (Rua Capitão Coelho, 95), bem próxima à Praça Salomão.
A entrada é gratuita e haverá distribuição de pipoca. O público vai conhecer a estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz, instalada no próprio veículo que carrega todo o cinema. Serão exibidos curtas-metragens brasileiros, o filme “Rio 2” e um curta especial produzido por crianças e adolescentes da (Associação dos Amigos, Artesão e Pescadores da Ilha da Pintada – AAAPIP).
Confira a programação:
19h – Sessão curtas-metragens;
20h – Filme: "Rio 2"
Sinopses dos filmes:
"Plantae" – Direção: Guilherme Gehr – Brasil, 10´25, Animação. Livre
Sinopse: "Ao cortar uma grande árvore no interior da floresta, um madeireiro contempla uma inesperada reação da natureza. Uma reflexão sobre as consequências irreversíveis do desmatamento e da subjugação lamentável dos humanos aos demais seres da Terra".
"O Gigante" – Direção: Júlio Vanzeler & Luis da Matta Almeida – Portugal, 10 min, Animação. Livre
"De todas as histórias que meu pai me contou, a que nunca esqueci foi a do rei que sempre carregou uma princesa dentro de seu coração".
"As aventuras de Pety" – Diretora: Anahi Borges – São Paulo – Duração: 14 minutos – Animação/2019 – Livre
"O filme tem início quando, no céu de Tutameia, surge um lindo e majestoso arco-íris. Em busca do baú de ouro, Pety e seus amigos partem em direção ao bosque da cidade, onde vivem aventuras com seres fantásticos do folclore brasileiro e descobrem que o verdadeiro tesouro pode estar muito mais próximo do que se imagina".
"De Onde Vêm os Dragões?" – Direção: Grace Luzzi – São Paulo – Duração: 10 minutos – Animação/2020 – Livre
"O amor de uma mãe é testado pela força, exigências físicas e emocionais de uma criança recém-nascida. Quando um dragão desperta, um plano de apoio é necessário…"
"O Véu de Amani" – Direção: Renata Diniz – Brasil – 14min – Drama/2019 – Livre
* Audiodescrição e libras
"Amani é uma garotinha que veio do Paquistão e agora mora no Brasil. Ao mudar de casa, a menina de origem muçulmana recebe um presente inesperado da sua nova amiga brasileira: um biquíni."
"Rio 2" – Direção: Carlos Saldanha – EUA – Duração: 101m – Animação/2014 – Livre
As araras Blu e Jade vivem felizes com seus filhos no Rio de Janeiro. Quando seus donos, Túlio e Linda, encontram pássaros de sua espécie na Amazônia, eles decidem partir para novas aventuras na região Norte do país. Só que nem tudo é perfeito: Nigel, o velho inimigo de Blu e Jade, está de volta para se vingar.
Sobre o CineSolar
O evento em Porto Alegre tem patrocínio da Meta e apoio da Prefeitura Municipal. O CineSolar é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia solar. Funciona através de duas vans, batizadas de Tupã e Mahura, que foram adaptadas com o sistema de conversão de energia e armazenamento, com 20 horas de autonomia. Cada uma também carrega 110 cadeiras e banquetas para o público e todo o sistema de som e projeção para o cinema.
Além disso, o espaço se transforma em uma sala de aula onde o público é convidado a entender como a luz do sol se transforma em energia elétrica. Os infográficos, a iluminação e a decoração especial são feitas com materiais reciclados e objetos com princípios de magnetismo e eletricidade, como laser e bola de plasma.
“O tema da energia solar ainda é novo e gera muita curiosidade. Na visita, todos podem ver o caminho que a luz do sol percorre, desde as placas instaladas no teto da van, os cabos, as baterias, o controlador e o inversor de carga, fica tudo acessível e as crianças adoram”, diz Cynthia Alario, coordenadora e idealizadora do CineSolar.
O projeto viaja por várias regiões do país para realizar sessões gratuitas de cinema, com o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais (principalmente nacionais), promover ações e práticas sustentáveis, a inclusão social, difundir a tecnologia da geração de energia fotovoltaica e levar alegria com a temática socioambiental a todas as pessoas.
A 6ª Edição do CineSolar é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Meta e apoio da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, da AfroSol (Escola de Samba Unidos do Pôr do Sol) e da AAAPIP (Associação dos Amigos, Artesão e Pescadores da Ilha da Pintada), e é realizada pela Brazucah Produções e pelo Ministério do Turismo. O Circuito Meta segue até o final do ano com 94 sessões, em 40 municípios de 12 estados brasileiros.
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::