Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
No Result
View All Result
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
No Result
View All Result
Brasil de Fato
Início Direitos Direitos Humanos

INVESTIGAÇÃO

Trabalho escravo: Justiça bloqueia bens de dono de terceirizada em Bento Gonçalves

Também nesta quarta-feira (8), MPT se reuniu com governo gaúcho e propôs ações de combate ao trabalho escravo

08.mar.2023 às 22h05
Porto Alegre
Redação

Reunião entre governo, MPT e TRT-4 discutiu ações de combate ao trabalho em condições de exploração e que ferem a dignidade humana - Foto: Maurício Tonetto/Secom

O empresário Pedro Augusto de Oliveira Santana, investigado por manter 207 pessoas em trabalho análogo à escravidão em Bento Gonçalves (RS), teve seus bens bloqueados pela Justiça do Trabalho. A liminar foi concedida nesta quarta-feira (8), a partir de pedido do Ministério Público do Trabalho.

Proprietário da Fênix Serviços Administrativos e Apoio à Gestão de Saúde Ltda e de outras empresas, Santana teve valores, imóveis e carros bloqueados. A procuradora do MPT, Franciele D'Ambros, disse em entrevista à RBS TV que o bloqueio foi solicitado pela falta de acordo entre o órgão e o empresário.

"Não houve consenso em relação ao que o MPT gostaria de retorno. E, por isso, tivemos que ajuizar ação. Atualmente, está judicializada e, a partir dela, nós buscamos assegurar valores para trabalhadores resgatados", explicou.

Segundo ela, o MPT acredita que deve chegar a um acordo com as vinícolas, que pode ser fechado em nova audiência a ser realizada nesta quinta-feira (9). "Há um intuito de que concilie nesse momento e há também essa intenção, aparentemente, por parte das vinícolas e o MPT está aberto", afirmou Franciele.

O advogado de defesa de Pedro Santana, Augusto Giacomini Werner, disse que a empresa não concorda com o bloqueio dos bens e que não vê motivo justo e razões legais para isso. Disse ainda que deve se manifestar no processo no momento oportuno.

MPT propõe ações para o governo gaúcho

O procurador-geral do Ministério Público do Trabalho, José de Lima Ramos, teve uma audiência na manhã desta quarta com o governador Eduardo Leite (PSDB). Na ocasião, foi entregue ao governador uma proposta de acordo de colaboração técnica interinstitucional entre o MPT e o governo do estado com vistas a elaborar ações comuns de enfrentamento ao trabalho escravo contemporâneo e ao tráfico de pessoas.

Durante o encontro, Ramos cobrou providências do poder público. Ressaltou ainda que todos os envolvidos devem ser responsabilizados, inclusive as vinícolas Aurora, Garibaldi e Salton, que contrataram os serviços dos terceirizados da Fênix Serviços Administrativos e Apoio à Gestão de Saúde Ltda.

"Elas são as donas da atividade econômica. A responsabilidade tem que ser não só de você fazer o seu trabalho, mas também fiscalizar aquelas empresas terceirizadas que você contrata, em qualquer atividade, não só a vinícola”, disse o procurador, recordando que “a responsabilidade das empresas quando contratam uma empresa terceirizada é muito grande".

O governador também destacou a importância da responsabilização dos envolvidos no crime. Sobre as ações sugeridas pelo MPT, Leite disse que o governo vai dar celeridade à análise dos termos "para que ele possa ser firmado e resultar na amplificação de esforços conjuntos para enfrentar situações como a que se observou e evitar que se repitam".

A reunião foi realizada no Palácio Piratini e contou ainda com a presença do juiz auxiliar da Presidência do TRT-4, Daniel Souza de Nonohay, do procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, de procuradores do Trabalho e de secretários do governo gaúcho.

Relembre o caso

No dia 22 de fevereiro, uma operação conjunta entre Polícia Rodoviária Federal, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e MPT-RS resgatou 207 pessoas alojadas em condições impróprias em uma pousada em Bento Gonçalves. Segundo denúncias realizadas por um grupo de seis trabalhadores que havia conseguido fugir e denunciar o caso, o local era alojamento para uma força de trabalho atraída para a colheita da uva.

No momento da contratação, os trabalhadores recebiam a promessa de que seriam custeados alimentação, hospedagem e transporte, mas, chegando ao Rio Grande do Sul, eles tiveram que pagar pelo alojamento, já começando em dívida. O local de alojamento também apresentava péssimas condições e os resgatados, a grande maioria oriunda da Bahia, relataram ameaças e intimidações.

* Com informações do TRT-4, governo do RS e GZH


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Editado por: Marcelo Ferreira
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Espiritualidade

2ª Conferência Estadual do Povo de Terreiro acontece a partir desta segunda-feira (12)

ENTREVISTA

‘Para o status quo do Brasil, o MST é perigoso’, elogia Teresa Cristina, após show em Feira da Reforma Agrária

SOLIDARIEDADE

MST doa 25 toneladas de alimentos a cozinhas solidárias e cobra avanços para políticas do campo: ‘Está faltando firmeza’

Legislativo

Proposta de ampliar deputados escancara crise de representatividade no Brasil, aponta cientista político

DITADURA?

Governo Trump ‘está considerando ativamente’ suspender o habeas corpus para deportar imigrantes

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

No Result
View All Result
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Radioagência
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.