Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
No Result
View All Result
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
No Result
View All Result
Brasil de Fato
Início Política

degradação

Arquitetos cobram investigação sobre danos causados no Palácio da Alvorada

Primeira-dama Janja da Silva denunciou estado precário de conservação de imóvel que era ocupado pela família Bolsonaro

07.jan.2023 às 00h20
Brasília (DF)
Redação

Danos do Palácio do Alvorada foram constatados pela primeira-dama Janja da Silva e o presidente Lula, novos inquilinos do imóvel; obras de arte e móveis que são patrimônio público estão sumidos - Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O Departamento do Distrito Federal do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-DF) divulgou nota pública para manifestar "espanto" e "preocupação" com as más condições de conservação do Palácio da Alvorada, denunciadas essa semana pela primeira-dama Janja da Silva, em reportagem exibida pela TV Globo.  

Projeto de Oscar Niemeyer, o edifício, que é residência oficial do presidente da República, foi um dos primeiros inaugurados na nova capital. É considerado uma obra prima da arquitetura moderna brasileira, tombada em nível nacional e reconhecida internacionalmente como um grande marco da arquitetura do século XX. Nos últimos quatro anos, foi ocupada pelo presidente Jair Bolsonaro e família. 

"Obra síntese das artes – que alia arquitetura, artes visuais, design, paisagismo – é um palácio cujos ambientes foram planejados e compostos para representar a história, as virtudes, a diversidade, as relações com outros povos e a capacidade de produção cultural e grandeza da nação. Nada naquele palácio é fortuito, tudo possui significado e compõe a totalidade do espaço. Neste sentido, nos preocupa especialmente o fato de haver bens móveis não localizados e obras de arte com danos. Cobramos a apuração dos fatos e, como instituição, o Departamento do Instituto de Arquitetos do Brasil do Distrito Federal se coloca à disposição  para auxiliar nos procedimentos necessários à recomposição dos espaços dessa obra referencial e na elaboração de medidas para o acautelamento de seus ambientes e dos bens móveis – indissociáveis da arquitetura do Alvorada", diz a nota.

Destruição do patrimônio

Janja da Silva recebeu na quinta-feira (5), pela primeira vez, uma equipe de reportagem no Alvorada e denunciou o estado de conservação do edifício histórico. Com a repórter Natuza Nery, da TV Globo, ela percorreu todo o edifício, inclusive a área íntima do casal, e disse que vai fazer um inventário de todos os móveis, utensílios e obras de arte.

Durante a visita, foi possível ver parte da madeira de um mesa da sala de estar lascada, infiltrações no teto, vidros rachados e trechos do piso de jacarandá com buracos e rachaduras. Na biblioteca, onde o ex-presidente fazia as transmissões pelas redes sociais, uma poltrona de couro está rasgada e o tapete tem buracos.

A primeira-dama também mostrou uma imagem sacra, do século XIX, deixada no chão. Janja afirmou que muitos objetos e móveis vão precisar ser restaurados. "O que a gente percebe é que não teve cuidado, manutenção. Os móveis, os pés dos móveis que são de latão, não estão polidos. Os móveis não são os originais. A gente vai tentar recuperar isso", disse Janja.

"Ainda preciso fazer uma visita no depósito [de móveis da Presidência da República] e ver o que foi para lá. Tem muitos objetos que foram transportados de um lado para o outro, do Planalto para cá, daqui para o Jaburu. Então, a gente precisa localizar esses objetos. Eu e o presidente Lula resolvemos que a gente só vai mudar quando tiver um inventário completo do que tem aqui dentro, de como foi entregue para a gente", declarou.

No início da semana, o novo ministro da Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta, declarou que o governo Bolsonaro entregou as residências oficiais "de qualquer jeito" para a gestão Lula. Na quarta-feira (4) a Polícia Federal (PF) conduziu uma varredura no Ministério da Justiça. O mesmo procedimento será feito no Alvorada. Por enquanto, Lula segue hospedado em um hotel em Brasília, sem previsão de data para a mudança.

Para o IAB-DF, é preciso criar programas e políticas voltada à conservação da arquitetura e moderna e edifícios públicos de Brasília. 

"Um palácio público não pode ser tratado como espaço doméstico à mercê das vontades, preconceitos  e insensibilidades de seus ocupantes, e sim com o respeito que merece o patrimônio público e de interesse cultural nacional e internacional. Aproveitamos o momento e o debate público para reforçar a necessidade de se estabelecer programas e políticas voltadas à conservação da arquitetura moderna de edifícios públicos de Brasília, assim como de seus acervos móveis, que possuem valor econômico e cultural e que sejam cada vez mais acessíveis à população. Um palácio público e suas coleções pertencem ao público, portanto, defendemos que devem ser  conservados e que sejam novamente abertos à visitação".

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Editado por: Flavia Quirino
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

CINEMA

Sala Redenção traz para Porto Alegre a mostra gratuita ‘Recortes do Cinema Hispânico’

EVENTO GRATUITO

Mario Pirata lança a coletânea de poesias ‘Ciomacio’ em Porto Alegre (RS) neste sábado (10)

Independência

Bad Bunny esgota ingressos em poucas horas e adiciona nova data no Brasil

Justiça

Trama golpista: STF tem maioria para restringir decisão da Câmara sobre Ramagem

COMIDA DE VERDADE

Agricultura familiar é essencial na construção de uma alimentação escolar saudável

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

No Result
View All Result
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Radioagência
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.