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Início Política

ações afirmativas

Em comemoração aos 20 anos de cotas na UnB, comunidade acadêmica discute desafio da permanência

Ministra Anielle Franco afirma que política afirmativa 'devolveu a dignidade roubada de muitas famílias negras'

23.jun.2023 às 09h39
Brasília (DF)
Bianca Feifel

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, afirmou diálogo intenso com MEC para garantir que alunos cotistas não precisem abandonar o curso “para correr atrás de outro modo de sobreviver”. - Bianca Feifel

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade de Brasília (UnB) realizou, nesta quinta-feira (22), sessão especial em comemoração aos 20 anos de cotas na UnB. A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, participou do encontro e falou da importância das ações afirmativas e do desafio da permanência dos alunos cotistas. 

Segundo a ministra, a política de cotas “devolveu a dignidade roubada de muitas famílias negras deste país, que viram seus netos e filhos serem os primeiros a terem uma graduação na linhagem familiar”. Destacou, ainda, que as ações afirmativas são fruto da luta dos movimentos negros e saudou o EnegreSer, grupo de estudantes negros e negras da UnB muito atuante no período de adoção das cotas na Universidade. 

A UnB foi a primeira universidade federal a estabelecer o sistema de cotas raciais na graduação, em junho de 2003. Segundo dados apresentados no encontro, desde 2004, primeiro ano em que foi aplicado o sistema de cotas, 23.310 estudantes ingressaram na UnB por meio da cota racial. Desse total, quase 7 mil já se formaram e 13.354 são estudantes ativos.

Representante dos estudantes cotistas indígenas na sessão, a jornalista e mestranda em Antropologia pela UnB, Amazonir Fulni-ô Araújo, ingressou no curso de jornalismo no primeiro Convênio da Universidade com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), em 2004. Atualmente, tem duas filhas que também estudam na UnB, nos cursos de ciências sociais e artes cênicas. 

Segundo ela, para os povos indígenas, o sistema de cotas é mais do que apenas uma ação afirmativa. “É uma oportunidade de a gente vivenciar as oportunidades de profissionalismo, de enfrentar uma situação de trabalho de igual para igual com os não indígenas”. 


Amazonir Fulni-ô ingressou no curso de jornalismo na UnB em 2004, ano de implementação das cotas raciais na instituição / Bianca Feifel

Além disso, Amazonir destacou que o acesso à Universidade é um caminho para a autonomia e autodeterminação dos povos. 

“Isso é um passo para que nós indígenas possamos defender os nossos direitos e o que nós acreditamos que é importante para nós, porque muitos dos nossos direitos que são defendidos hoje, vem a partir da ideia dos não indígenas. E a partir desse momento em que nós estudantes indígenas temos oportunidade nas universidades, a gente tem a oportunidade de aprender a falar de igual para igual para ser ouvido”, afirmou.

:: 'O projeto de ação afirmativa só existe, porque não se tem acesso à educação', diz professora ::

O desafio da permanência 

A ministra Anielle Franco, que também foi estudante cotista, afirmou que tem dialogado intensamente com o Ministério da Educação (MEC) para garantir, além do acesso ao ensino superior, condições de permanência para que o aluno cotista consiga se manter estudando e não precise abandonar o curso “para correr atrás de outro modo de sobreviver”. 

Neste ano, o governo federal concedeu um aumento na verba para a permanência estudantil, o que não acontecia desde 2013. “Um auxílio fundamental para estudantes quilombolas e indígenas em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Esse movimento faz parte da valorização da educação e das universidades como um todo”, concluiu a ministra. 

Jonathan Gonçalves, pedagogo pela UnB e mestre em Educação pela USP, participou do encontro como representante dos estudantes negros e negras da UnB e destacou a importância de políticas de permanência, como a casa do estudante, as refeições gratuitas do Restaurante Universitário, as oportunidades de estágio na universidade e os auxílios econômicos da pesquisa e extensão. 

“Embora a UnB seja pioneira, protagonista e referência para o Brasil, é muito importante pontuar as contradições que se fazem presente. Pensando na perspectiva filosófica, epistemológica e curricular. Isso por si só já é uma chaga que corrói a democracia desta instituição”,afirmou. 

Atualmente, segundo dados de pesquisa interna apresentados durante o encontro pelo vice-reitor da UnB, Henrique Huelva, apenas 4% dos docentes se declaram pretos e 20% pardos. 

“Isso mostra a necessidade de termos cotas, ações afirmativas em mestrado e doutorado, os dois passos seguintes, para que se permita a entrada de novos docentes e pesquisadores e tenhamos uma aproximação um pouco mais satisfatória entre a composição étnico-racial da sociedade brasileira e composição interna da universidade”, concluiu o vice-reitor.

:: Universidade de Brasília comemora 20 anos de cotas raciais ::

Em 2020, a UnB aprovou uma resolução para instituir cotas nos programas de pós-graduação com o objetivo de ampliar o acesso de negros, indígenas e quilombolas a cursos de mestrado e doutorado. De acordo com o texto, 20% das vagas de cada edital de ambas pós-graduações devem ser reservadas para candidatos negros, além da criação, para atender aos estudantes indígenas e quilombolas, de ao menos uma vaga adicional para cada um dos perfis. 

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Editado por: Flavia Quirino
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