Nos próximos meses, escolas rurais de diferentes Regiões Administrativas do DF recebem o novo projeto da Cia Burlesca: “Na Trilha do Teatro”. Serão encontros repletos de música, educação e teatro para as crianças.
“O projeto foi pensado para contribuir na formação de plateia. Como o espetáculo ‘O Violinista Mosca Morta’ é voltado para crianças, foi a oportunidade que encontramos para construir junto com escolas esse trabalho de estímulo pelo gosto ao teatro, desde os pequenos”, explica Pedro Caroca, palhaço e um dos organizadores do “Na Trilha do Teatro”.
Nos dias 21 e 23 de março, é vez da EC Vale Verde, em Planaltina (DF), se tornar palco do projeto. Nos próximos meses, outras dez Escolas Classes do campo e uma Escola Bilíngue da rede pública de ensino receberão a Cia Burlesca.
Os encontros contam com atividades de mediação cultural, realizadas pelas arte-educadoras Pata Barros e Lyvian Sena, com o objetivo de criar uma ponte entre a obra e o público, para facilitar a fruição. Em seguida, há apresentação de um espetáculo de palhaçaria e oficina de musicalização infantil.
O espetáculo “O Violinista Mosca Morta”, interpretado por Pedro Caroca e dirigido por Mafá Nogueira, leva à criançada o humor construído através da linguagem da palhaçaria e da música, sem texto falado. A apresentação conta a história do palhaço Seu Cocó e o embate que travou com uma mosca em seu primeiro concerto de violino. A escolha da palhaçaria sem palavras aumenta o alcance do espetáculo e diversifica a plateia.
Depois, as crianças são convidadas para um bate-papo sobre o espetáculo e a palhaçaria. Segundo Pedro Caroca, o objetivo dessa conversa é fazer com que os estudantes experimentem o lugar da cena. Ao final, os estudantes participam de uma oficina de musicalização, “numa relação com o que acontece no espetáculo e com o que elas podem criar”.
Confira as datas e as escolas que receberão o “Na Trilha do Teatro”:
Março
EC Vale Verde – Planaltina
21/03 – formação e espetáculo
23/03 – musicalização
EC Aguilhada – São Sebastião
28/03 – formação e espetáculo
30/03 – musicalização
Abril
EC Café sem Troco – Paranoá
04/04 – formação e espetáculo
06/04 – musicalização
EC Córrego do Arrozal – Sobradinho
11/04 – formação e espetáculo
13/04 – musicalização
EC Aspalha – Lago Norte
18/04 – formação e espetáculo
20/04 – musicalização
EC Córrego das Corujas – Ceilândia
25/04 – formação e espetáculo
27/04 – musicalização
Maio
EC Kanegae – Riacho Fundo
09/05 – formação e espetáculo
11/05 – musicalização
Escola Bilíngue Libras e Português- Taguatinga (matutino)
16/05 – formação e espetáculo
18/05 – musicalização
EC Córrego Barreiro- Gama
30/05 – formação e espetáculo
01/06 – musicalização
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::