Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Cidades

mobilidade urbana

Em Maricá, ônibus “vermelhinhos” com tarifa zero poupam 20% da renda das famílias

Cidade do RJ foi a primeira do país com mais de 100 mil habitantes a implantar no transporte público gratuito

05.jun.2023 às 15h51
Maricá (RJ)
Jéssica Rodrigues

ônibus Maricá - Divulgação

Milhares de pessoas são beneficiadas, diariamente, com o transporte público gratuito na cidade de Maricá, localizada na região metropolitana do Rio de Janeiro. Em média, são 120 ônibus chamados popularmente de “vermelhinhos” que circulam por dia por todo o município desde 2021. Esse é o principal transporte público da cidade, administrado pela Empresa Pública de Transportes (EPT) e garantido para moradores e visitantes. 

Maricá faz parte de uma seleta lista de 63 cidades brasileiras que contam com tarifa zero no transporte. O programa é referência em mobilidade urbana e foi implantado pela prefeitura da cidade em 2014, mas chegou para todos os bairros no ano de 2021, quando terminou a concessão com a última empresa privada e a prefeitura não renovou o contrato. Desde então, a EPT é a única empresa que realiza o transporte coletivo de passageiros nas linhas municipais da cidade.  

Leia também: Em dois anos, unidades agroecológicas produzem 22 toneladas de alimentos em Maricá

A cidade foi a primeira do país com mais de 100 mil habitantes a implantar o sistema tarifa zero em todo o município. O presidente da EPT, Celso Haddad, explica que a iniciativa é uma forma de garantir o direito de ir e vir da população.  

“Maricá é exemplo de garantia do direito ao transporte. Isso é um direito social, assim como a saúde e a educação. O ‘tarifa zero’ deveria ser implementado em todas as cidades do país. É um dever do estado e direito das pessoas”, afirma Haddad. 

Os “vermelhinhos” impactam diretamente na economia da população maricaense. Uma família economiza cerca de 20% de sua renda mensal por causa da tarifa zero nos ônibus, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.  

“Além de ser um direito para todos, tarifa zero no transporte público impulsiona a economia da cidade, uma vez que todo aquele valor que seria pago pela população nos ônibus é revertido para outras áreas. As famílias usam o dinheiro em melhorias para suas casas, no comércio, na alimentação”, finaliza Celso. 

No último ano, a população de Maricá economizou mais de R$ 160 milhões, segundo estudo da EPT. A pesquisa usou como base a tarifa aplicada em cidades vizinhas à Maricá em que o custo médio do preço da passagem é de R$ 4,05. Este valor foi multiplicado pela quantidade média de deslocamentos dos usuários na cidade, cerca de 100 mil por dia ou aproximadamente três milhões por mês.  

“Vermelhinhas”

Além dos ônibus gratuitos, cidade de Maricá possui desde 2021 o serviço de bicicletas “vermelhinhas”. O projeto que disponibiliza o compartilhamento de bicicletas gratuitamente pelo município já ultrapassou a marca de 85 mil usuários ativos na plataforma e mais de 410 mil viagens realizadas pela população.  


Atualmente, são 25 estações e 250 bicicletas distribuídas em nove bairros da cidade / Divulgação

As “vermelhinhas” são um exemplo de mobilidade sustentável e para serem utilizadas basta o usuário fazer um cadastro simples através do aplicativo de celular “Vermelhinhas-EPT”. Atualmente, são 25 estações e 250 bicicletas distribuídas em nove bairros da cidade.  

A população pode usar as bicicletas quantas vezes quiser, desde que não ultrapasse o tempo de uma hora de segunda a sexta-feira e de duas horas nos sábados, domingos e feriados. O sistema faz o controle deste período e o bloqueio do cartão de acesso, caso a devolução não seja efetuada dentro do tempo indicado. 

Editado por: Mariana Pitasse
Tags: maricário de janeiro
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

RELATÓRIO DA RIQUEZA

Brasil é o país com mais milionários da América Latina e o mais desigual entre 56 países, diz relatório do banco suíço UBS

HISTÓRIA SE REPETE

Temendo especulação, moradores de Paraty (RJ) se unem para anular leilão de suas terras

Mobilização

Prisão de Cristina Kirchner pode reacender unidade no peronismo, avalia jornalista argentina

JÁ PODE PEDIR MÚSICA

Governo Federal fracassa em 3ª tentativa de leiloar área próxima a Fernando de Noronha para exploração de petróleo

GUERRA ECONÔMICA

Guerra entre Irã e Israel pode ter impacto direto no mercado do petróleo global

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.