Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Bem Viver Cultura

arte e cultura

Confira a agenda cultural deste final de semana no DF

Cine Brasília recebe 12ª Mostra Ecofalante de Cinema

08.set.2023 às 19h02
Brasília (DF)
Redação

Na semana do Dia da Amazônia, Cine Brasília recebe 12ª Mostra Ecofalante de Cinema, com produções que abordam questões socioambientais - Divulgação

Na semana do Dia da Amazônia, o Cine Brasília recebe a 12ª Mostra Ecofalante de Cinema. Até segunda-feira (11), serão exibidos 25 filmes que debatem as questões socioambientais no Brasil e no mundo. A entrada é gratuita e conta com sessão infanto-juvenil às 10h. 

A programação inclui títulos assinados por Bruno Jorge, Jorge Bodanzky, Laura Faerman, Lucas Bambozzi, Marina Weis, Takumã Kuikuro e Thiago Zanato e produções com passagem pelos festivais de Locarno, IDFA-Amsterdã, Tribeca e CPH:DOX.

Filmes internacionais recentes também compõem a programação da Mostra em Brasília. Um dos destaques é “Filhos do Katrina”, de Edward Buckles Jr., que foi premiado como diretor revelação no prestigioso Festival de Tribeca. Neste documentário, ele discute a questão do racismo ambiental ao dar voz a jovens expulsos de suas casas pelo Furacão Katrina e abandonados pelo governo. O filme será exibido neste sábado (9), às 18h30. 

Confira a programação completa aqui. 

Serviço

Mostra Ecofalante de Cinema – Itinerância Brasília
5 a 15 de setembro
programação gratuita
ecofalante.org.br

Peça de García Márquez no Espaço Cultural Renato Russo

De 08 a 10 de setembro, o espetáculo "Diatribe de Amor” está em cartaz na Sala Marco Antonio Guimarães!

É a única peça de teatro escrita por Gabriel García Márquez, e foi traduzida do espanhol para o português pelo pesquisador e doutor em Teoria da Literatura pela Universidade de Brasília (UnB) André Aires, que também dirige a obra. Graciela é interpretada pela atriz Juliana. Ambos são atores da Cia. YinsPiração Poéticas Contemporâneas, dirigida por Martuchelli.


Espetáculo "Diatribe de Amor” / Divulgação

A peça é "abertura" para o Solos Férteis, Festival Internacional de Mulheres no Teatro, também produzido por Juliana e Luciana Martuchelli. O festival e encontro  acontecerá na sequência, de 12 a 17 de setembro, com intensa programação de solos femininos nos teatros SESC Garagem e Caixa Cultural.

SERVIÇO

Diatribe de Amor – espertáculo

Data: 8 a 10 de outubro

Horário: sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 19h.

Local: Sala Marco Antonio Guimarães

Classificação indicativa: 16 anos

Ingressos: sympla – link na bio

Meia entrada para doadores de livros.

Perifa Brechó 

Brechó, artesanato e gastronomia marcam presença neste sábado (9), no Jovem de Expressão, na Praça do Cidadão, em Ceilândia, a partir das 15h. O DJ Jay Lee comanda a pista, mandando um bom som e de quebra 21 das melhores marcas do DF 

Ceilândia recebe peça que discute machismo, com entrada gratuita

A peça “Todo Mundo Perde Alguma Coisa aos Oito Anos”, do Grupo Tripé, fica em cartaz neste fim de semana em Ceilândia. O palco que recebe a produção é o do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes), com ingressos gratuitos disponíveis pela plataforma Sympla. As apresentações são realizadas nos dias 8 (20h), 9 (17h e 20h) e 10 (20h).  Após as sessões, nomes da psicanálise, da política, dos direitos humanos e das artes se juntam à direção e ao elenco para conversar sobre os temas da peça com o público.


Espetáculo "Todo Mundo Perde Alguma Coisa aos Oito Anos" / Bella Montiel

O roteiro da peça trata de forma sensível, poética e performativa as experiências e memórias que marcam a transição da infância para a adolescência na socialização de crianças, em meio a questionamentos e debates relevantes no Brasil atual. A direção e o argumento são do co-fundador do Grupo Tripé, Gustavo Haeser, que junto do grupo venceu o Prêmio Sesc do Teatro Candango em 2016 e 2017. Atualmente no elenco estão Ana Matuza, Caetano Fiuza, Deni Moreira, Emanuel Lavor, João Ricken e Tauã Franco. 

Criado em 2018 diante do avanço público de discursos misóginos e machistas na sociedade brasileira, a peça se passa em uma festa do pijama infantil e o texto mergulha em nuances sociais e comportamentais como a cumplicidade masculina, a violência, o culto às armas, a padronização de corpos musculosos, nepotismo, higiene e saúde masculina, abuso e iniciação sexual. Para a construção do roteiro foi feita uma intensa investigação sobre as masculinidades vigentes na sociedade contemporânea.

Em cena, os atores exploram como a masculinidade violenta e opressora é doutrinada aos homens desde a infância. Estes temas são apresentados, em momentos, ora densos ora cômicos, o que possibilita mirar na reconstrução das éticas masculinas, na tentativa de se desvincular da violência, do silêncio e das opressões de gênero.

SERVIÇO

“Todo Mundo Perde Alguma Coisa aos Oito Anos”

Instagram: instagram.com/grupotripe

No Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes), em Ceilândia (QNM 28, área especial, lote B)

Sexta (8), às 20h; sábado (9), às 17h (com Libras e audiodescrição); e às 20h; e domingo (10), às 20h

Entrada gratuita, com retirada pelo Sympla (bit.ly/3KI5v3w)

Classificação indicativa: 16 anos

Espaço Invenção Brasileira, no Mercado Sul de Taguatinga, tem grande programação no feriado prolongado

Um dos principais espaços culturais de Taguatinga, o Invenção Brasileira, no Mercado Sul, realiza uma série de atividades no início do mês de setembro, encerrando o Projeto Manutenção de Espaços, que tem apoio do Fundo de Apoio à Cultura, da Secretaria de Cultura do Distrito Federal. Ecofeira, mamulengo, ballroom, mostra de vídeos, oficinas e muito mais atividades vão agitar o espaço


Ecofeira do Mercado Sul / Divulgação

No feriado do dia 07 e no domingo, dia 10, acontece a Pajelança Quilombólica do Mercado Sul. Nesta rodas de Pajelança Quilombólica da Rede Mocambos, serão abertas sucatas para estudar e consertar computadores, olhando os fluxos de energia e informação das peças e placas como o funcionamento das cidades, dos bairros e pessoas, cada qual com sua importância, seu papel e seu programa.

No sábado (9), às 15h, acontece a Oficinas de Som, Rádio e Iluminação. com a prática de montar e operar a Ecofeira no beco e a Rádio Mercado Sul, trabalhando  com programas livres de DJ e gravação.  

 Também no sábado (9), acontece a Tradicional Ecofeira do Mercado Sul, que chega a sua 80ª edição, e será dedicada ao Cerrado. A programação é, como sempre, diversa e valoriza a cena local:

Programação da Ecofeira:

16h: Palhaçaria com Cocada e Dikeka

17h: Mamulengo Presepada, com Caminhos de São Saruê

17h: Vivência Ballroom –  Oficina  Vogue com Ciellen Selene (Espaço Okupa) 

17:30: Teatro do Oprimido –  Teatro Jornal: A Sentença da Ocupação  

18h: OMaré e Pedro Pereira – voz e violão de músicas autorais

19h: Teatro Alpargatas Títeres, da Argentina, com

Juancito e Maria

21h: Os Cachorros das Cachorras Trio

Serviço 

Ecofeira do Mercado Sul e Oficinas do Invenção Brasileira

Onde: Invenção Brasileira, Mercado Sul de Taguatinga (QSB 12/13), Loja 05 

Quando: 06 a 10 de Setembro de 2023

Entrada franca 

Classificação livre

Último final de semana para conferir o espetáculo teatral premiado pela FUNARTE, em cartaz no CCBB Brasília

O Último Tango é um projeto vencedor do Prêmio de Estímulo ao Teatro 2022 da Funarte na Categoria Centro-Oeste e narra o encontro de dois homens com ritmos de vida distintos, um deles maduro e o outro idoso, que juntos, encontram na dança o compasso da superação e um sopro de salvação. 

O Último Tango, com texto inédito de Santiago Serrano, dirigido por Sérgio Maggio, tem entrada gratuita estreou no dia 17 de agosto, com temporada até o dia 10 de setembro, na Galeria 4 do Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB Brasília. Este é o último final de semana em cartaz.

O espetáculo mergulha no universo de dois desconhecidos que se unem em razão da paixão pelo tango e que revoluciona as suas vidas. Os personagens apontam para a capacidade de reinvenção do ser humano em qualquer faixa etária da vida. O tango é o pano de fundo e palco para reflexões profundas sobre encontros e superação.

Na candência de O Último Tango, finitude, etarismo, preconceito, homofobia e os horrores e contradições de um tempo que flerta com o fascismo vão sendo costurados durante toda a dramaturgia e resulta em um palco para reflexões sobre a vida pós-pandemia e a autonomia na terceira idade. A montagem reúne dois dos principais atores do teatro do Distrito Federal: Chico Sant´Anna e Jones Abreu Schneider, além de um time talentoso de diversas gerações de Brasília.

A música é um forte elemento na peça, como sugere o título. Os tangos, incluindo os de Astor Piazzolla e Carlos Gardel, são tocados ao vivo no piano digital (Janaina Sabino); na percussão (Pedro Tupã). O espetáculo faz referência ao tango antigo, que surgiu nas ruas, nos bares e nos bordéis de Buenos Aires, no princípio do século XIX, no lugar onde pessoas de cor negra se encontram para dançar, o que dá conta das origens étnicas desta dança.

Serviço

Data: 17 de agosto a 10 de setembro de 2023

Horários: quintas, às 16h (sessões com libras e audiodescrição); sextas (sessão com libras) e sábados, às 20h; e domingos (sessão com libras), às 18h.

Ingressos: GRATUITOS, mediante a retirada no site bb.com.br/cultura ou na bilheteria física do CCBB Brasília.

Movimento Internacional de Dança (MID)

Esta é a última semana da temporada 2022/2023 de um dos mais importantes festivais de Dança do Centro-oeste.

Esta semana, o Movimento Internacional de Dança (MID) traz as produções do Distrito Federal Mur(r)o, Ato, Baza e Sonâmbulo. Além do espetáculo A Beleza é Incidental (Schönheit ist Nebensache), criação de Pol Pi, paulista radicado na França, que reúne a sonata de Paul Hindemith e coreografias de Doce Hoyer à sua própria biografia para falar sobre o avanço da extrema direita no mundo. O MID encerra a temporada no domingo, dia 10 de setembro, com 45 espetáculos apresentados nesta edição.


Cia de Dança MUR(R)O / Divulgação

Sonâmbulo faz sua estreia no CCBB, na sexta (8/9), às 20h. Nesta obra, adormecer é uma maneira de resistir, desvelar outras lógicas de existência, criar fissuras naquilo que é estável, atentar ao nosso direito ao corpo. Sonâmbulo é um solo que se apropria da aparente passividade e inércia ligadas ao sono, para criar, mesmo que momentaneamente, um desvio no cotidiano. Seu criador é Ramon Lima, que gestou este trabalho entre quatro países e que segue, após Brasília, para apresentações na França e em Portugal. Bailarino e coreógrafo cuja pesquisa coreográfica tem a experiência do corpo como centro da reflexão estética e conceitual de seus projetos.

Serviço

Os ingressos para os espetáculos do CCBB estão a venda pelo

site bb.com.br/cultura ou na bilheteria do teatro. No Espaço Cultural Renato Russo, o

ingresso é gratuito mediante a retirada uma hora antes do início do espetáculo.

Conheça a programação no site do festival: http:/movimentoid.com.br e em suas

redes sociais. @movimentoid movimentoid.com.br

Agenda cultural do Sesc-DF para o feriadão

 A agenda cultural do Sesc para este feriado prolongado proporciona diversão para toda a família. A programação conta com a 3ª edição de mostra de dança contemporânea Caleidoscópio, uma releitura divertida para as crianças do clássico internacional "O mágico de OZ" e até um festival de música periférica

 Mostra Caleidoscópio 

No intuito de valorizar a dança contemporânea Nacional e em especial a do Distrito Federal, o Sesc/DF promove a 3ª edição da Mostra Caleidoscópio de Dança Contemporânea. O evento contribui para valorização da modalidade de dança e incentivo para a classe artística desses profissionais Neste ano, buscou-se trabalhar em parceria com a Embaixada da França, trazendo um artista de renome internacional e referência artística em Dança, Abdoulaye Konatè para fortalecer o aprendizado e colaborar com o crescimento artístico de coreógrafos e bailarinos brasilienses.

09 de setembro – 19h – Apresentação dos dez grupos contemplados pela curadoria da mostra e do grupo convidado Ateliê do Gesto, de Goiânia.

Show Latinidade Afro

Idealizado e realizado pela artista Saraní, o show de lançamento do EP "LatinidadeAfro", chega ao SESC da 504 Sul. Ao resgatar a celebração das próprias raízes, a cantora do DF traz à tona a carreira solo com um repertório potente e dançante, com inclusão de uma faixa inédita, além das já incluídas no EP. O show conta com uma energia mais alegre e ao mesmo tempo densa, com a intenção de conectar as obras da artista a um público mais diverso e plural. Mergulhando nas percepções sob um olhar intrínseco da mulher AfroLatina por meio de suas canções.

LOCAL: SESC Estação 504 Sul – Teatro Ary Barroso

HORÁRIO: 19h

DATA: sábado, 09 de setembro

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 16 ANOS

DATA: 09 de setembro (sábado)

INGRESSOS: a partir de R$ 20 pelo Sympla

Oz no Cerrado

O Grupo HUMUS de Teatro volta aos palcos com a peça infantil Oz no Cerrado, uma releitura divertida do clássico internacional O Mágico de Oz. A peça, à brasileira, trata da temática ambiental, é cantada e possui efeitos sonoros, projeção audiovisual de cenários, com canções próprias e inéditas. 

Nesta trama, a personagem principal Dorothy, ao lado de seu fiel cachorrinho Totó, viverão aventuras mágicas e divertidas nas Terras do Cerrado, e com os tradicionais amigos escudeiros Espantalho, Homem de Lata e o Leão Medroso – entre bruxas boas, más e animais da fauna local, trilham uma grande aventura de volta para casa. 

Toda a dramaturgia leve e descontraída chama a atenção do público para o descarte adequado do lixo, a preservação do meio ambiente, o cuidado com as águas e com as queimadas, sendo escolhido o bioma do Cerrado para suscitar tais reflexões, trazendo mensagens de preservação e conscientização do bem estar do ser humano, do nosso meio ambiente e muito mais! 

LOCAL: Sesc 913 Sul – Teatro Garagem

HORÁRIO: 15h e 17h30

DATA: 07, 08, 09 e 10 de setembro de 2023

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: Livre

INGRESSOS: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia), pela Bilheteria Digital.

Capuchinho, no primeiro olhar

“Mamã, avó, floresta, bolo." A palavra dita, narrada a partir de um livro que se abre, sugere o poder transformador do cenário em imaginário. "Cuidado, lobo, perigoso." A narradora-mãe adverte o desconhecido. E a capuchinho-bailarina, em seu singular percurso, dança ao luar com o lobo mentiroso, na floresta que também é a casa da avó de boca tão grande que afinal era o lobo, que não era assim tão mal, mas que tinha fome. 

LOCAL: Sesc Ceilândia – Sala de Áudio e Vídeo do Teatro Newton Rossi 

HORÁRIO: 16h

DATA: 10 de setembro de 2023

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: Livre

INGRESSOS: Gratuito

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Editado por: Flavia Quirino
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

HORROR

Fome induzida por Israel em Gaza mata mais sete palestinos em 24h, incluindo uma criança

Violência

Morre garimpeiro que atacou servidores do Ibama e da Polícia em Mato Grosso

MOBILIZAÇÃO NAS RUAS

Ato em Porto Alegre defende soberania do Brasil e condena interferência dos EUA

Panos quentes

Brasil contorna taxas da Venezuela e consegue apaziguar chance de novas tarifas

Ofensiva da direita

STF protagoniza defesa da democracia diante de pressões internas e externas, diz especialista

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.