Nos últimos dias, a França vem registrando uma onda de protestos, resultando em prédios públicos depredados e carros incendiados. A revolta dos manifestantes é contra a morte de Nahel, um jovem de 17 anos, de origem argelina, que foi morto a tiros durante uma abordagem policial, em Nanterre.
O caso chocou o país e explodiu uma indignação contra a violência policial. Segundo a cientista politica Florence Poznanski, a polícia tem se radicalizado nos últimos tempos, atingindo até a liberdade de manifestação de movimentos sociais e entidades de direitos humanos.
"O que a gente sabe é que, no momento em que ele interagiu, os policiais batem nele. E foi nesse momento que ele soltou o carro e os policiais atiraram nele. A grande 'sorte' de Nahel é que essa cena foi gravada", comentou a cientista política, direto da França, sobre o contexto da morte do jovem.
Florence participou ao vivo do programa Central do Brasil desta quinta-feira(06) e falou sobre os desdobramentos políticos dos protestos, a origem da violência policial e as consequências desse movimento no tecido social francês.
"De maneira geral, a polícia tem se radicalizado muito nesses últimos tempos. Nós vemos inúmeras situações em que a polícia, em situação de manifestação, criminaliza os manifestantes. Isso, principalmente, nas regiões periféricas, onde tem esse viés racista e um autoritarismo desproporcional", analisou.
A entrevista completa você pode acompanhar na edição desta quinta-feira(06) do Central do Brasil.
Assista ao programa completo
E tem mais!
Cruzada conservadora nos EUA
Na semana passada, a Suprema Corte dos Estados Unidos tomou três decisões que afetam diretamente os direitos de pessoas negras, LGBTQIA+ e de estudantes universitários. Esse é mais um capítulo de uma verdadeira cruzada que o tribunal, de maioria conservadora, está travando contra direitos adquiridos no país.
Elas ficam
Seis deputadas federais do PT e do PSOL são alvo de um pedido de cassação movido pelo PL, partido de Jair Bolsonaro. Elas são acusadas de quebra de decoro por falas durante a votação do Marco Temporal na Câmara. Agora, uma campanha mobiliza a sociedade em defesa das parlamentares.
O programa Central do Brasil é uma produção do Brasil de Fato. O programa é exibido de segunda a sexta, ao vivo, sempre às 13h, pela Rede TVT e por emissoras parceiras.