Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Bem Viver Cultura

Amamentação

Poder público tem o dever de assegurar o direito ao aleitamento materno, afirma deputada

Agosto Dourado motivou audiência na Assembleia gaúcha; Hospital Divina promove mamaço coletivo neste sábado (26)

24.ago.2023 às 17h13
Porto Alegre
Redação

Especialista aponta que informações de qualidade ajudam na qualidade da amamentação e aleitamento materno. - Noeh/Reprodução

A Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul promoveu, nesta quarta-feira (23), uma audiência pública para debater o direito ao aleitamento materno, saúde do recém-nascido e da pessoa parturiente. O debate reuniu diversas entidades ligadas ao tema. Também para chamar atenção a importância do aleitamento materno o Hospital Divina, da Rede de Saúde da Divina Providência, realizou atividades, como exposição fotográfica. 

:: Agosto Dourado: campanha debate direitos de mães que amamentam e trabalham ::

“Hoje, no Brasil, apenas 45% das crianças menores de seis meses recebem amamentação exclusiva e este percentual não é maior porque a sociedade não garante esse direito, porque as mães trabalhadoras não podem parar de trabalhar, porque as mães solo não têm como manter o aleitamento e a rotina de trabalho”, destacou a deputada Laura Sito (PT), que preside a comissão.

Conforme defendeu a deputada, o poder público tem o dever de assegurar o direito ao aleitamento materno e isso está previsto na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente. 

Representante do Conselho Estadual de Saúde, a enfeira Bruna Engelmann enfatizou que o aleitamento materno reduz a ocorrência de doenças, além de ser uma forma importante de vínculo entre a mãe e o bebê. “Sem dúvida, deveria existir uma forma de aumentar este tempo de licença porque não há nada melhor do que o leite materno por uma questão que é de saúde, mas que também é econômica”, afirmou.

Enfermeira do Hospital Fêmina/GHC, Talu Cardoso destacou a importância do acesso à informação sobre os benefícios e a importância do aleitamento, já desde o pré-natal. “Precisamos trabalhar para que essas mulheres tenham essas informações sobre direitos e sobre a importância de amamentar e essa é a minha principal preocupação, fazer essas informações chegarem a essas mulheres”, apontou. 

:: Açúcar do leite materno promove desenvolvimento do cérebro, indica estudo ::

Entre os encaminhamentos, foi proposto o envio de parecer para prefeituras sobre o benefício do aleitamento materno com um protocolo de intenções de uma campanha de conscientização e disponibilização de salas de aleitamento nos municípios, além da elaboração de uma carta-compromisso com o aleitamento materno para o setor privado.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) recomendam a amamentação exclusiva até os seis meses de idade, seguida pela introdução gradual de alimentos complementares enquanto o aleitamento é mantido até os dois anos ou mais.


Exposição sobre aleitamento no Hospital Divina / Foto: Divulgação RSDP

Instituição coleta mais de de 200 litros de leite humano 

Entre os meses de janeiro e julho deste ano foram coletados mais de 200 litros de leite humano no posto de coleta do Hospital Divina. Deste total, aproximadamente 160 litros foram destinados aos bebês internados na UTI Neonatal. Desde março, o leite excedente é transferido ao Banco de Leite Humano do Hospital Presidente Vargas (HPV), onde passa por pasteurização e processamento, para posterior oferta aos bebês da UTI Neo do HPV.

Anualmente a instituição se junta às ações de conscientização e promoção à amamentação. Neste ano, entre as atividades o Hospital Divina promoveu uma exposição fotográfica especial em prol do aleitamento materno, que ocorreu de 7 a 13 de agosto, no hall principal do hospital.

Para a enfermeira obstetra e supervisora do Centro Materno Infantil do Hospital Divina, Ana Paula Budel, o aleitamento materno é uma das práticas mais naturais e vitais para o desenvolvimento saudável das crianças. “O Divina, como instituição de saúde, faz muito por essa promoção. Oferecemos, também, apoio às mães que tanto precisam nesse momento tão lindo e sublime ", reforça.

“A doação de leite materno é fundamental para ampliar as chances de recuperação de bebês prematuros e/ou de baixo peso que estão internados em UTIs neonatais. Também dá a oportunidade a esses bebês de iniciarem com o alimento ideal desde as primeiras horas de vida”, destaca a nutricionista e responsável pelo Posto de coleta do HD, Néli Akui.

O Divina promove neste sábado (26), às 10h um mamaço coletivo em incentivo à amamentação. A ação faz parte do “Amamentar é Divino”, alusivo ao Agosto Dourado.

*Com informações da Agência de Notícias da Assembleia Legislativa e da Assessoria do Hospital Divina. 


Editado por: Marcelo Ferreira
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Finalmente

Gripe aviária: 17 países suspendem restrição à carne brasileira

VITÓRIA

AGU pede suspensão do leilão de terras em áreas protegidas e comunidades tradicionais em Paraty (RJ)

Campeonato global

‘Futebol não é só europeu’: Mundial de Clubes mostra qualidade brasileira e equilíbrio entre países, avalia jornalista

Guerra

Trump se irrita com Netanyahu: ‘Eu preciso fazer Israel se acalmar’

CRÉDITO TRIBUTÁRIO

Hospitais privados poderão trocar dívidas por atendimento ao SUS

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.