Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Política

INTEGRAÇÃO

Levante Popular da Juventude organiza acampamento estadual em Juiz de Fora (MG)

Entre os dias 7 e 10 de setembro, juventude irá se reunir para debater o futuro de Minas e do Brasil

03.set.2023 às 09h22
Belo Horizonte (MG)
Pedro Viglioni

Mesas, rodas de conversas, oficinas e atividades culturais compõem a programação - Foto: Reprodução/ Levante

"Nosso futuro não está à venda". Esse é o lema do 3º Acampamento Estadual do Levante Popular da Juventude, que reunirá centenas de jovens das periferias, das universidades e escolas, do campo e da cidade para debater qual mundo a juventude mineira quer para o futuro. O acampamento ocorre entre os dias 7 e 10 de setembro na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Juiz de Fora (MG).

"O acampamento é onde vivemos um pouco desse novo mundo sem opressões, sem machismo, racismo e LGBTfobia, sem fome, sem miséria, onde temos direito à terra, moradia digna, e traçamos planos para ser essa a realidade de todo o povo", afirmou Caio Freire, da coordenação Estadual do Levante Popular da Juventude em Minas.

Debates, oficinas, arte e cultura

O acampamento contará com mesas e rodas de conversas temáticas, onde serão discutidos pautas como o futuro das mulheres jovens, da juventude negra e da juventude LGBT. Também é previsto a realização de oficinas, como de grafite, dança, zumba, rima e de esportes. Por fim, o acampamento também tem em sua programação os momentos culturais, que além de ser uma ocasião de diversão é também a oportunidade de socialização dos participantes.

O acampamento do Levante de Minas Gerais também contará com a participação de personalidades, como João Pedro Stédile da Coordenação Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), considerado um símbolo na luta pela reforma agrária. Além dele, a deputada estadual Beatriz Cerqueira (PT), segunda parlamentar estadual mais votada de Minas Gerais, também estará presente.

:: João Pedro Stedile: quem é o dirigente do MST que será ouvido pela CPI ::

Para participar, basta entrar em contato com algum membro do Levante da Juventude Popular de sua cidade ou pelo Instagram, em @levanteminas. 

Juventude contra Zema

O Acampamento é também, segundo os organizadores, uma resposta a um momento crítico da política mineira, em que o atual governador Romeu Zema (Novo) busca sucatear e privatizar serviços e empresas públicas de Minas Gerais.

O acampamento será uma forma de a juventude popular se organizar e criar estratégias para ter uma voz ativa no que será o futuro da sociedade mineira. 

:: 'Traidor da pátria', diz Flávio Dino sobre fala separatista de Romeu Zema contra o Nordeste ::

"Atores como o Romeu Zema querem nos tirar o direito de sonhar, querem vender nosso futuro. Querem sucatear a educação estadual, negar o direito à cultura, à cidadania; querem privatizar empresas estratégicas como a Cemig e a Copasa, que cumprem um papel importante para termos acesso a coisas básicas, como saneamento e energia elétrica", destacou Caio.

O Levante Popular da Juventude

O Levante surgiu em 2012 como um movimento popular de juventude e busca ser uma alternativa de organização e de criação de um campo de batalha no meio da juventude nacional pela luta por direitos.

"O Levante é uma organização para a juventude que olha para a realidade que a gente vive, olha para a sociedade e se indigna com ela. Nós nascemos para ser essa ferramenta de organização da rebeldia da juventude pela transformação do nosso país", afirmou Camila.

O Levante tem as universidades como um de seus campos de atuação, a partir da construção do movimento estudantil e de entidades de representação estudantil. O movimento também atua nas escolas brasileiras, a partir de sua frente secundarista, e nas periferias das cidades, com ações de solidariedade, cultura e cursinho popular, por exemplo.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

Editado por: Elis Almeida
Tags: direito à educaçãodireitos civis e políticosdireitos sociais e econômicos

Veja mais

conhecimento

UnB realiza 3º edição da Festa do Livro; confira a programação

absurdo

Deputado do PL diz que alunos da UnB estão sendo moldados para ‘matar quem pensa diferente’; Reitoria e DCE repudiam

resistência popular

Documentário do BdF, ‘Sahel: Pátria ou Morte’ estreia com casa cheia e debate com lideranças do Mali, Burkina Faso e Níger

DESFAÇATEZ

Câmara dos Deputados aprova em 1º turno PEC que blinda parlamentares de processos criminais

ajuda dispensada

Derrite recusa apoio da PF na investigação do assassinato de delegado que enfrentou o PCC

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • Rússia
    • EUA
    • Cuba
    • Venezuela
    • China
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.