Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Política

'Ouvir o povo'

Caravana do governo Lula realiza plenária de elaboração participativa do Plano Plurianual no RS

Inspirada do Orçamento Participativo, plenária vai contar com a presença dos ministros Simone Tebet e Márcio Macêdo

04.jul.2023 às 16h21
Porto Alegre
Redação

Acompanhado do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (à esquerda na foto), da ministra Simone Tebet e do ministro Márcio Macêdo, Lula abriu os trabalhos do PPA - Ricardo Stuckert

O Rio Grande do Sul recebe, neste sábado (8), a plenária estadual para a elaboração participativa do Plano Plurianual (PPA). O encontro promovido pelo governo federal com vistas a incorporar as prioridades indicadas da sociedade civil no PPA 2024-2027 terá a presença da ministra de Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo.

A atividade ocorre no Auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa do RS, das 10h às 13h. Esta será a 23ª plenária presencial do PPA Participativo, que até 14 de julho passará por todas as unidades da federação.

A determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é de que este seja o mais participativo dos PPAs. Com este objetivo, foram definidas três formas de participação: os Fóruns Interconselhos, que reúnem conselhos nacionais em diversos setores; as plenárias estaduais, que serão realizadas em todas as capitais; e a plataforma digital, que permitirá a participação direta dos cidadãos.

Ao lançar o PPA, junto com a primeira plenária, em evento realizado em 11 de maio em Salvador (BA), Lula disse que “quer ouvir o povo” e dar “prioridade nas coisas sociais”. Segundo ele, a iniciativa é inspirada do Orçamento Participativo aplicado pelas gestões petistas em Porto Alegre, que “virou modelo mundial”

O público-alvo preferencial das plenárias são representantes da sociedade civil organizada, e as inscrições podem ser feitas antecipadamente, na página do PPA Participativo, ou presencialmente antes do início de cada plenária.

Plataforma digital

Até o dia 14 de julho estará ativa a plataforma Brasil Participativo, onde os integrantes das plenárias e os cidadãos em geral poderão eleger como prioritários três programas do governo federal, além de apresentar três propostas e votar em outras três.

Criada para permitir a participação de todos na elaboração do PPA, a plataforma promete fazer desta a maior experiência de participação social aberta do país. Por meio dela podem participar da consulta tanto os cidadãos individualmente quanto entidades da sociedade civil organizada.

O PPA

O Plano Plurianual (PPA) é o planejamento das prioridades do Brasil pelos próximos quatro anos, indicando caminhos para alcançá-las. A partir desse plano é possível construir leis orçamentárias que levem em consideração os objetivos dos programas.

Em seu formato participativo, o programa é uma parceria do Ministério do Planejamento e Orçamento, responsável pela elaboração do Plano Plurianual (PPA), e da Secretaria-Geral da Presidência da República, que articula a participação social. Ele conta ainda com a participação do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, da Casa Civil e da Secretaria de Comunicação Social da Presidência.

Caberá à Secretaria-Geral sistematizar as contribuições da população e encaminhá-las à Secretaria Nacional de Planejamento do MPO. Posteriormente, o MPO ajustará essas contribuições e as submeterá à análise das equipes técnicas dos ministérios afins para eventual incorporação ao PPA. O plano deve ser entregue ao Congresso até 31 de agosto, juntamente com a Lei Orçamentária Anual (LOA), e vale para os quatro anos seguintes.


Editado por: Marcelo Ferreira
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

DEMOCRACIA INTERNA

Petistas do Paraná voltam às urnas neste domingo (27)

Sem pix

Após viajar ilegalmente aos EUA, Marcos do Val tem contas bloqueadas por Alexandre de Moraes

MÚSICA

Lenine e Orquestra Sinfônica da Paraíba se reúnem em concerto especial no dia 4 de agosto

Impopular

Carta de senadores dos EUA contra tarifas de Trump é ‘indicativo da impopularidade’ da medida, diz pesquisador

Cinco estrelas

‘O brega forma o país’: ex-Banda Uó, Candy Mel celebra raízes populares em estreia solo

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.