Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Geral

Falta Diálogo

Governo Ibaneis ignora greve da educação e é criticado por servidores e deputados

Trabalhadores de escolas públicas estão parados desde 19 de setembro; oposição tenta obstrução na CLDF

03.out.2023 às 10h22
Brasília (DF) 
Valmir Araújo

Servidores de Políticas Públicas e Gestão Educacional cobram isonomia com a carreira do magistério - Eurico Eduardo/Agência CLDF

Em greve desde o dia 19 de setembro, os trabalhadores e trabalhadoras da categoria da Políticas Públicas e de Gestão Educacional (PPGE) têm suas demandas ignoradas pelo governo do Distrito Federal (GDF). A indisposição do governo Ibaneis para dialogar tem gerado críticas na categoria e no Legislativo.  

O secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores em Escolas Públicas no Distrito Federal (SAE-DF), Denivaldo Alves, destacou a legitimidade da greve e cobrou a abertura das negociações. "Continuaremos mobilizados até que haja um comprometimento do GDF em reajustar o valor da GIC [Gratificação de Incentivo à Carreira] e em estabelecer negociações para a reestruturação de nossa carreira, conforme determina a lei", enfatizou Alves. 

:: Orçamento do Distrito Federal previsto para 2024 é de R$ 61 bilhões; Saúde e Educação têm menores reajustes ::

Segundo o movimento grevista passa por uma "fase crucial" em que algumas mentiras estariam sendo produzidas. "Têm circulado informações que distorcem a realidade do nosso movimento, alegando que quase a totalidade da categoria está paralisada e que nossas atividades seriam essenciais para efeito de greve. Precisamos elucidar: isso não condiz com a verdade", ponderou o secretário-geral da SAE. 

"A legislação é clara ao definir como essenciais atividades como tratamento e abastecimento de água, produção de energia elétrica, distribuição de medicamentos, entre outras. Não podemos incluir na mesma categoria as funções de suporte operacional e técnico administrativos da educação", defendeu Denivaldo Alves. Segundo ele, o GDF dispõe de todo um contingente de pessoal terceirizado, educadores sociais e outros profissionais para atender a essas demandas.

Leia também: Organizações repudiam privatização de áreas centrais de Brasília, proposta pelo governo de Ibaneis 

O Comando de Greve do SAE-DF também lançou um Registro Confidencial de Ocorrências. Segundo o Sindicato, o intuito da ferramenta é documentar e coibir eventuais excessos, abusos de autoridade ou qualquer desrespeito que possa impactar os participantes da greve. A categoria diz que 80% dos servidores do PPGE aderiram ao movimento grevista. 

Legislativo 

O presidente da Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC), da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), Gabriel Magno (PT) criticou o GDF pela postura em relação aos servidores do PPGE. "É uma postura de truculência e descaso com a própria educação e de novo descumprindo todas as falsas promessas que fez na campanha", afirmou o deputado. 

“Nesse caso é mais grave, porque o governo iniciou um diálogo com a categoria no primeiro semestre, indicando a possibilidade de reestruturação de carreiras, fez um movimento de recuo e agora, que a categoria está em greve, se recusa até a conversar", avaliou o presidente da CESC.

Leia também: Proposta por Ibaneis, privatização de rodoviária de Brasília é tema de debate na Câmara do DF

O deputado Gabriel Magno confirmou ainda que ele e os demais parlamentares progressistas vão continuar tentando fazer a obstrução da pauta na CLDF até que o governo abra um diálogo com a categoria em greve. "Vamos tentar forçar o governo a negociar e apresentar uma proposta para a categoria", ressaltou. 

Governo 

A Secretaria de Educação informou apenas que vem  adotando "providências pertinentes" em relação ao movimento grevista dos servidores da Carreira de Assistência à Educação (CAE). No entanto, a Pasta não detalhou o impacto da greve e nem falou sobre a possibilidade de abertura de diálogo com os grevistas.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Editado por: Márcia Silva

Veja mais

saída forçada

‘Vão levar um por um’, alerta moradora da Favela do Moinho (SP), após prisão de líder comunitária

10 jovens morreram

Justiça mantém Flamengo como responsável por caso do Ninho do Urubu

Eleição

Após derrota em Buenos Aires, Milei mantém agenda liberal enquanto peronismo se fortalece

Visão de dentro

Podcast da Redes da Maré denuncia impunidade e violência policial nas favelas do Rio

Dia da Alfabetização

‘Incompreensível país de Paulo Freire ter índice de analfabetismo muito alto’, critica professor da USP

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Rússia
    • Sahel
    • Cuba
    • EUA
    • China
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.