Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Geral

DESIGUAL

Lula critica preço da energia e faz coro por mudança no modelo: ‘Pobre paga três vezes mais’

Declaração foi dada durante participação em Natal dos catadores, segmento com o qual petista tem histórica relação

22.dez.2023 às 18h02
Brasília (DF)
Cristiane Sampaio

Presidente Lula participa do Natal de catadores e pessoas em situação de rua na ExpoCatadores, em Brasília - Ricardo Stuckert

O presidente Lula (PT) criticou nesta sexta-feira (22) os preços da energia vendida no país e chamou a atenção para a desigualdade na cobrança feita a ricos e pobres. “Os empresários que estão no mercado livre pagam R$ 260 por megawatt e o povo pobre paga R$ 679, ou seja, o povo pobre está pagando quase três vezes mais que o povo rico”, ressaltou, ao informar que convocou uma reunião do Conselho Nacional de Política Energética para se discutir uma “nova fase de pagamento de energia”. 

“Temos uma tarefa, o Alexandre [Silveira, ministro das Minas e Energia) sabe. A energia brasileira hoje tem uma coisa estúpida. Temos que a energia que é vendida no mercado livre, para empresários, sobretudo grandes empresários, o que é absurdo. Vamos dedicar este ano para tentar mudar [isso]”, emendou, em meio a uma plateia de 2 mil pessoas e ladeado por ministros e parlamentares. 

As declarações foram dadas durante participação na comemoração de Natal organizada por entidades que representam os catadores, em Brasília (DF).

O petista tem histórica relação com o segmento e participa da confraternização desde 2003, primeiro ano em que esteve à frente do Executivo federal. O evento é articulado anualmente pela Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (Ancat), pelo Movimento Nacional dos Catadores e pela União Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis.  


Presidente com os participantes do evento / Ricardo Stuckert

Na ocasião, Lula assinou dois acordos de cooperação e também a cessão oficial de um imóvel da União em prol de trabalhadores do ramo.

O primeiro documento assinado constitui o projeto Conexão Cidadã Pró-Catadores e tem o objetivo de colocar um trailer com a oferta de serviços públicos para atendimento móvel à categoria em cidades apontadas pelo próprio segmento.

O governo argumenta que 80% dos trabalhadores da área trabalham nas ruas e não conseguem acessar serviços de Previdência, assistência social e outros. 

Já o segundo documento firmado por Lula envolve bancos públicos em ações de inclusão socioeconômica e outras iniciativas destinadas à categoria.

Segundo o governo, a primeira tarefa será o lançamento do chamado Cataforte, que deverá abrir um edital voltado à capacitação, à formação e ao assessoramento de grupos de catadores. “Eu quero que o cara que passa de carro na rua saiba que vocês estão de cabeça erguida pelo trabalho que vocês fazem”, disse o presidente nesta sexta, ao se referir aos trabalhadores da área.  

Moradia

O imóvel cedido pela União é destinado à Associação de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis e Reutilizáveis o Cerrado e a ação faz parte do Programa de Democratização dos Imóveis da União, que ainda será oficializado em 2024.  Durante o evento, Lula fez um aceno aos trabalhadores interessados em políticas de moradia e disse que o governo pretende ampliar a cessão de imóveis. 

“[A Esther Dweck, ministra da Gestão] tem orientação o governo para pegar todos os prédios públicos que o governo não utiliza e a gente fazer uma distribuição sensata para que a gente possa dar ao povo o direito de viver com decência.”

O presidente destacou que somente o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem mais e três mil imóveis não utilizados. “Se não serve para o INSS, serve para o povo. Vamos fazer o lançamento desse programa logo no início do ano”, afirmou. 

Balanço

O presidente também comentou ações destinadas aos catadores em 2023. “Nós conseguimos fazer este ano aquilo que pouquíssima gente imaginava que pudéssemos fazer em tão pouco tempo. A Aline não tem dimensão”, disse Lula logo que subiu no palco, ao mencionar a trabalhadora do ramo da reciclagem Aline Sousa. Ela subiu a rampa com o petista em 1º de janeiro deste ano e foi a responsável pela colocação da faixa presidencial. 

Este ano Lula anunciou algumas medidas voltadas ao segmento dos catadores. O presidente assinou, em fevereiro, decretos que permitiram a retomada do Programa Pró-Catador, política voltada para o apoio a trabalhadores de baixa renda que atuam na coleta de materiais reutilizáveis e recicláveis. Entre outras coisas, a ação estimula a contratação de cooperativas para limpeza urbana pelo poder público. O programa havia sido extinto por Jair Bolsonaro (PL).  

O petista também instalou em 2023 o Comitê de Inclusão Socioeconômica de Catadoras e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis (CIISC), que reúne 15 ministérios e tem a responsabilidade de coordenar e monitorar as ações o Pró-Catador.

Editado por: Rebeca Cavalcante
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Controle total

‘Hoje Gaza é um campo de extermínio administrado por Israel’, denuncia Fepal

Editorial

Bolsonarismo: o puro suco da vergonha alheia

Tecnologia

‘Resolver o problema das big techs é colocá-las para fora do Brasil’, diz Jones Manoel, na Flipei, após ter as redes sociais derrubadas

AMÉRICA LATINA

Venezuela rebate anúncio dos EUA de recompensa por prisão de Maduro: ‘Patético’

Luta antimanicomial

Governo federal suspende edital de financiamento para mais de 500 comunidades terapêuticas

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.