Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Bem viver Cultura

MG NO MUNDO

Cineasta mineira leva filme sobre consequências da mineração a festival internacional

Curta-metragem foi exibido em Rotterdam, um dos maiores eventos de cinema da Europa

05.fev.2024 às 19h41
Belo Horizonte (MG)
Lucas Wilker

Mais de 400 obras, de vários lugares do globo, foram exibidas no festival este ano - Foto: arquivo pessoal.

Trazer um olhar sobre a melancólica relação dos mineiros com um estado vitimado pela mineração é a premissa do curta O Silêncio Elementar, que teve sua estreia mundial no Festival Internacional de Cinema de Rotterdam na última semana. 

A diretora do filme, a cineasta mineira Mariana de Melo, da produtora Piranha Filmes,  terminou a série de exibições, na sexta-feira (2), emocionada com a recepção do público. Ao Brasil de Fato MG, destacou a importância de levar o assunto para pessoas do mundo inteiro. 

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui :: 

“É uma honra muito grande, tanto para mim, individualmente, quanto para o cinema brasileiro. E para essa causa da luta ambiental, das questões antimineração. É uma representação numa vitrine muito grande”, sublinhou. 

O festival, realizado na Holanda, é um dos maiores do continente europeu, ao lado de eventos como o de Cannes, Veneza, Berlim e Locarno. Mais de 400 obras, de vários lugares do globo, foram exibidas neste ano. 

Inspirações

Múltiplos artistas inspiraram a obra, como Ana Martins Marques, com um poema que dá nome ao filme, Carlos Drummond de Andrade e diversos antropólogos brasileiros.  No audiovisual, a cineasta portuguesa Catarina Vasconcelos é citada pela diretora, bem como o diretor brasileiro Karim Aïnouz e o cinema-ensaio do francês Chris Marker. 

“O filme parte da premissa de uma investigação de um tema muito político, duro e violento. Então eu tinha um desafio de retratar isso de uma maneira cinematográfica e não jornalística”, explica Mariana de Melo. 

No curta, imagens de arquivo são intercaladas por outras encenadas, o que abre espaço para o simbolismo. Segundo a diretora, o objetivo principal é  retratar a devastação causada pela mineração por meio das afetações cotidianas.

A história retratada no filme é embasada por uma pesquisa da realizadora para o seu trabalho de conclusão do curso de cinema na Universidade Federal Fluminense (UFF). No trabalho, ela reuniu referências sobre a identidade mineira atravessada pela mineração, à luz da psicologia e da antropologia. 

Além de O Silêncio Elementar, Mariana também foi assistente de direção em outras produções brasileiras. Uma delas foi o aclamado Democracia em Vertigem, da diretora Petra Costa, documentário que concorreu ao Oscar em 2020. 

Estreia no Brasil 

A cineasta  pretende levar o curta ao máximo de estados no Brasil, nos circuitos de festivais de cinema, que, comumente, acontecem nos segundos semestres do ano. O anúncio deve ocorrer em suas redes sociais. “A gente está com tudo nesse investimento  para que o filme tenha uma vida longa em Minas Gerais e no Brasil todo”, ressalta. 

 

Editado por: Larissa Costa
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

DEVASTAÇÃO

‘Dia e noite’ aguardando fogo, diz brigadista de Corumbá (MS), município mais incendiado do Brasil nos últimos 40 anos

Coincidência?

Municípios campeões em queimadas concentram maiores rebanhos de gado do Brasil

ACABOU

Tentativa de conciliação sobre marco temporal no STF é encerrada com resultado incerto

Irã-EUA

Partido Comunista de Cuba convoca forças de esquerda para defenderem a paz contra governo ‘fascista’ dos Estados Unidos

INFILTRADOS

‘Ultradireita parou de atacar democracia só pelo tanque de guerra’, diz ex-ministro e integrante da ONU

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.