Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
No Result
View All Result
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
No Result
View All Result
Brasil de Fato
Início Bem viver Cultura

RELIGIOSIDADE

46ª Romaria da Terra será em Ipê, capital Nacional da Agroecologia

'Reconhecer a terra como mãe é adotar um comportamento de respeito, de zelo, de cuidado', destaca o padre Rene Zanandréa

31.jan.2024 às 22h13
Porto Alegre
Walmaro Paz

Cartaz da 46ª Romaria da Terra - Divulgação CPT

Na terça-feira de Carnaval, 13 de fevereiro de 2024, o município de Ipê, Diocese de Vacaria, acolhe a 46ª Romaria da Terra. A comissão organizadora escolheu como tema: “Escutar a mãe terra e com Maria cuidar da vida!”. A informação é do padre Rene Zanandréa, um dos organizadores do evento.

:: Inscrições abertas para a Escola de Verão de Articuladoras (es) da Economia de Francisco e Clara no RS ::

Conforme Zanandréa, “a inspiração para o elemento escuta vem da experiência sinodal a que a Igreja é chamada. 'Uns à escuta dos outros e todos juntos à escuta do Espírito Santo’, cunhou o Papa Francisco. Esse escutar uns aos outros contempla a escuta, também, da terra. O que ela está dizendo? Que recados os eventos climáticos têm trazido? Silenciar, contemplar é sábia atitude. Chamar a terra de mãe nos remete a expressões de tantos povos que se percebem filhos. Reconhecer a terra como mãe é adotar um comportamento de respeito, de zelo, de cuidado".

O bispo de Vacaria, Dom Sílvio Guterres Dutra, informou que a estrutura montada é para receber entre cinco e dez mil pessoas. Lembrou que, apesar de ser convocada pela Comissão Pastoral da Terra da CNBB, a Romaria é um ato de cunho ecumênico e todos os anos recebe cristãos de diversas igrejas e denominações.

Esta será a primeira vez que a imagem de Nossa Senhora é referida em uma Romaria da Terra e Dom Sílvio explicou que depois de muito estudo a comissão organizadora resolveu pela adoção. “A devoção a Nossa Senhora da Oliveira é muito forte na região e foi uma escolha das mulheres de nossas comunidades.”

Uma devoção histórica

Ele contou que esta devoção, segundo os historiadores locais, começou por volta de 1750 quando houve um grande incêndio de campo cujo controle foi perdido pelos agricultores. Somente uma área circular onde em seu centro estava uma pedra que tinha no topo uma imagem de Nossa Senhora da Oliveira não foi queimada. “Outros dizem que este era um local de descanso e devoção dos tropeiros que levavam gado até Sorocaba”, explicou.

:: Em sua 45ª edição, Romaria da Terra reúne milhares de pessoas em Eldorado do Sul ::

Já o padre Rene diz que “o povo cristão gosta de Nossa Senhora e se sente irmanado ao nazareno que nos deu a Sua mãe para ser a nossa mãe”. Na identidade visual (cartaz) da 46ª RT/RS, as duas figuras femininas – a “Pachamama” e a imagem de Maria com traços da padroeira da Diocese de Vacaria, Nossa Senhora da Oliveira – ocupam o lugar central e é visível uma harmonia possível na criação.

A figura de Maria aponta para a presença de todas as mulheres no cuidado com a vida. A toalha de retalhos evidencia a organização das mulheres no Município de Ipê e sugestiona a necessária participação de todos na construção da sociedade e Igreja sinodal, protetores do planeta.

Na Missa, ao final do evento, será homenageado o Bispo Emérito Dom Orlando Dotti, um dos grandes incentivadores dos movimentos sociais rurais e coordenador da Comissão Pastoral da Terra da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Programação

8h – Acolhida aos romeiros

Acolhimento das caravanas: jovens de Ipê entregam a folha de cantos e dão orientações;

Mística inicial: introdução da Cruz, Círio, N. Sra. da Oliveira, muda de Ipê, cartaz da romaria; Ex 15,22-27 + breve reflexão; abraço de acolhida

9h – Caminhada

Pontos de reflexão (cenários): 1) referência à Maria, imagem de NSra da Palestina; 2) colcha e mística de sua construção e imagem Mª da Amazônia: “Tudo está interligado”; 3) pacto de amor pela vida: economia de Francisco e Clara; 4) Cuidado da vida – as mulheres e a acolhida.

10h30min – Missa

12h – Intervalo e partilha dos alimentos

13h – Oficinas (locais)

14h – Plenário das Oficinas

14h30min – Palavra do Instituto Federal de Vacaria

15h – Encaminhamentos (CPT): Carta da Romaria

15h30min – Bênção


Editado por: Katia Marko
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

SEGURANÇA PÚBLICA

Cerca de 90% dos fuzis apreendidos no RJ vêm dos Estados Unidos, diz Claudio Castro

China-Celac

Xi Jinping anuncia linha de crédito de R$ 52 bi e isenção de vistos para 5 países da América Latina e Caribe

ENTREVISTA EXCLUSIVA

‘Queremos o INSS fora das páginas policiais’, diz Gilberto Waller, novo presidente da instituição

AGRICULTURA FAMILIAR

STF suspende despejo de 500 famílias solicitado pela Suzano no Maranhão

Segue sem acordo

Sem citar provas, Gilmar Mendes critica ONGs na retomada das audiências de conciliação sobre marco temporal

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

No Result
View All Result
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Radioagência
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.