Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Geral

ASSISTA

Bem Viver na TV traz resistência negra no humor, cultura e alimentação

Programa celebra o novembro negro com capoeira angola, comida de terreiro e entrevista com Marcos Oli

11.nov.2023 às 16h11
São Paulo (SP)
Redação

Marcos Oli fala sobre o espetáculo "O Avesso da Pele", uma adaptação do livro premiado de Jeferson Tenório. - Divulgação

O Bem Viver, programa do Brasil de Fato, celebra o novembro negro com teatro, cultura e alimentação. No quadro de entrevista, um bate papo com o ator Marcos Oli sobre a peça O Avesso da Pele e o humor como ferramenta de combate ao racismo.

"Eu pensei em criar personagens, mas que fossem humanizados, que as pessoas pudessem se identificar com eles. E o humor, acho que tem muito isso. As pessoas riem da própria desgraça, ou acham graça porque se identificam com o que elas estão passando. Eu acho que o humor tem isso, um lugar da identificação, tem isso um lugar do reconhecimento e reflexão", pontua o artista, que traz nas redes sociais personagens como telemarketing como ferramenta de debate do racismo e problemas sociais.

Veja mais: Bem Viver na TV: 'Poesia para mim é quando as palavras, além de belas, são úteis', diz Sérgio Vaz

O espetáculo também traz o humor e o funk para construir a narrativa do livro de mesmo nome do escritor Jeferson Tenório. A história conta sobre um menino que começa a rememorar a vida do pai, que foi vítima da violência policial, mais uma vítima do racismo no Brasil. A adaptação para os palcos foi  idealizado pelo Coletivo Ocutá, formado por Oli e Alexandre Ammano, Bruno Rocha, Marcos Oli e Vitor Britto, e tem direção de Beatriz Nascimento.

"A gente quis sair um pouco do lugar de pesar a história, não que não seja importante, mas a gente quis experimentar um outro lugar. A gente quis trazer o humor. E é muito louco, porque esse feedback vem do público, e quando eles estão rindo é um riso meio de 'rindo de nervoso'. O público não sabe se tem permissão para rir. A gente quer sempre provocar, para além de humor ou de outras questões, a maior ferramenta é inquietude", explica Oli sobre o espetáculo.

:: MST: 'A fome não espera, a luta é ampliar as cozinhas solidárias' ::

Desde março, O Avesso da Pele está lotando teatros por aí. A peça está circulando no Rio de Janeiro, mas dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, a companhia fará uma apresentação única no Theatro Municipal de São Paulo.

E tem mais…

No Alimento é Saúde, confira mais uma reportagem da série sobre comidas de terreiro. Dessa vez, vamos falar da feijoada, prato do orixá Ogum.

Tem também uma reportagem especial sobre a importância dos mestres e mestras para manter viva a tradição da capoeira angola com um bate-papo com mestre Boca Rica, mestra Jararaca e Vermelho.

Conheça o projeto Escola do Cerrado, que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade na região do Distrito Federal.

E ainda tem receita, em mais um Comida de Verdade. A chef Gema Soto, da Gastronomia Periférica, ensina um delicioso estrogonofe de abóbora.

Quando e onde assistir

No YouTube do Brasil de Fato, todo sábado, às 13h30, tem programa inédito. Basta clicar aqui.

Na TVT: sábado, às 13h30; com reprise aos domingo (às 6h30) e terça-feira (às 20h), no canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC 

Na TVCom Maceió: sábados, às 10h30, com reprise aos domingos (às 10h), no canal 12 da NET. 

Na TV Floripa: sábados, às 13h30, com reprise ao longo da programação, no canal 12 da NET. 

Na TVU Recife: sábados, às 12h30, com reprise às terça-feira (às 21h), no canal 40 UHF digital. 

Na TVE Bahia: sábados, às 12h30, com reprise quinta-feira (às 7h30), no canal 30 (7.1 no aparelho) do sinal digital. 

Na UnBTV: sextas-feiras, às 10h30 e às 16h30, em Brasília no Canal 15 da NET. 

TV UFMA Maranhão: quintas-feiras, às 10h40, no canal aberto 16.1, Sky 316, TVN 16 e Claro 17. 

Sintonize  

No rádio, o programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.  

O programa também é transmitido pela Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer.  

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Editado por: Marina Duarte de Souza
Tags: capoeira angolaterreirotopico-bem-viver-na-tv
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

PODCAST DE FATO

Racismo mata e exige políticas de reparação, afirma secretária de combate ao racismo da CUT/RS

PREVIDÊNCIA SOCIAL

Servidores do INSS protestam contra fraudes e precarização da entidade em Porto Alegre

FUNCIONALISMO

Servidores públicos estaduais saem às ruas de Porto Alegre na luta por direitos

Aniversário de Marx

‘Não há futuro para editora que não invista na formação de leitores’, afirma organizador de festa de Marx em SP

Ednaldo afastado

Com presidente afastado, CBF é quintal da FIFA e parece o Congresso Nacional, diz comentarista

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.