Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Bem Viver Cultura

CULTURA POPULAR

Garibaldis e Sacis fará “Festa de Gala” no Largo da Ordem para comemorar seus 25 anos

No começo, cerca de 50 pessoas fazia o trajeto, a maioria amigos e conhecidos dos fundadores do bloco

15.jan.2024 às 18h00
Curitiba (PR)
Redação

Em 2024, programação do histórico Garibaldis e Sacis será a maior da sua história - Julio Garrido

“Vamos levar nossa alegria por aí, vamos brincar com Garibaldis e Sacis, a nossa turma vem só para se divertir.” Este é o hino do Bloco do Pré Carnaval de Curitiba, o Garibaldis e Sacis, que completa 25 anos neste ano levando a alegria por onde passa.

Foi fundado por amigos artistas no ano de 1999 com o objetivo de mostrar que o curitibano, que tinha fama de tímido e mais sisudo, gostava sim de Carnaval. O nome tem a ver com o trajeto que é feito nas saídas do bloco, do Bar Saci até a Sociedade Garibaldi, no Largo da Ordem, no centro de Curitiba.

Nesta terça, 16/01, o bloco retorna ao seu lugar de origem para fazer a “Festa de Gala” em comemoração aos 25 anos.

Dessa vez, de forma inédita, o Garibaldis e Sacis faz uma saída noturna. A “Festa de Gala” terá concentração dos músicos e integrantes do Bloco às 19h, próximo do Relógio das Flores, no Largo da Ordem. De lá, junto com os foliões descerão a ladeira do Largo.

“A ideia é rememorar e comemorar estes 25 anos de história de um dos primeiros blocos de Pré Carnaval da cidade. Lá atrás e atualmente, a idéia sempre foi divertir e mostrar que o povo curitibano gosta sim da alegria do carnaval,” diz Anaterra Viana, presidente da Associação dos Garibaldis e Sacis.  

Em 2024, o homenageado do Bloco é o multiartista Itaercio Rocha. Foi ele quem deu o pontapé inicial na criação do bloco, em 1999, com uma provocação que fez ao programa de rádio Samba de Bamba, propondo um grito de carnaval e convidando as pessoas a brincarem nos domingos que antecediam o Carnaval. 25 anos depois, a Cidade de Curitiba já tem consolidada a tradição do Pré Carnaval com inúmeros blocos de pré-carnaval.

Uma história de 50 para mais de 20 mil pessoas e a alegria espalhada pela cidade

Em 1999, pessoas ligadas à Faculdade de Artes do Paraná (FAP), ao Grupo Mundaréu, ao Conservatório de MPB e ao Teatro de Bonecos, encontravam-se rotineiramente aos domingos de janeiro no Saccy Bar, no centro histórico de Curitiba, visando organizar como a festa seria realizada.

Foram realizadas reuniões, registradas atas e eleito o nome do bloco. No trajeto o bloco desfilava convidando as pessoas a participarem de um carnaval de rua à moda antiga.

No começo, cerca de 50 pessoas fazia o trajeto, a maioria amigos e conhecidos dos fundadores do bloco. As marchinhas de carnaval e depois as composições que foram sendo feitas pelos integrantes eram cantadas no gogó, depois com megafone, até chegar em 2010, quando o Bloco começou a reunir mais de 5 mil pessoas no Largo.

Ali, o bloco já estava inserido no calendário da cidade, informalmente. A cada final de semana, um tema, como: Invertidos, Super Heróis, Garibaldis e Sacis vai à praia, etc.. Os já milhares de foliões curitibanos apareciam no Largo da Ordem com fantasias conforme o tema.

Com o número de foliões aumentando, a Prefeitura chamou os organizadores do bloco para organizar o pré-carnaval oficial e a partir de 2010, Garibaldis e Sacis começou a sair em cima de um trio elétrico. As saídas também começaram a se diversificar por vários cantos da cidade e inclusive nos bairros.

Em 2024,  programação do histórico Garibaldis e Sacis será a maior da sua história, já que comemora os seus 25 anos. Além das já tradicionais saídas no centro da cidade e nos bairros, neste ano o bloco também fará um evento especial de comemoração à noite, no Largo da Ordem, percorrendo o roteiro que o originou. E outra novidade é que haverá uma participação especial no Carnaval de Curitiba.

Editado por: Pedro Carrano
Tags: artecarnavalcultura

Veja mais

saída forçada

‘Vão levar um por um’, alerta moradora da Favela do Moinho (SP), após prisão de líder comunitária

10 jovens morreram

Justiça mantém Flamengo como responsável por caso do Ninho do Urubu

Eleição

Após derrota em Buenos Aires, Milei mantém agenda liberal enquanto peronismo se fortalece

Visão de dentro

Podcast da Redes da Maré denuncia impunidade e violência policial nas favelas do Rio

Dia da Alfabetização

‘Incompreensível país de Paulo Freire ter índice de analfabetismo muito alto’, critica professor da USP

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Rússia
    • Sahel
    • Cuba
    • EUA
    • China
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.