Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Política
  • Direitos
  • Opinião
  • Cultura
  • Socioambiental
No Result
View All Result
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
No Result
View All Result
Brasil de Fato
Início Cidades

DIREITOS HUMANOS

Região do Cariri ganha nova sede do Escritório de Direitos Humanos Frei Tito de Alencar (EFTA)

O EFTA é um órgão permanente de promoção à cidadania da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece).

23.maio.2024 às 19h31
Juazeiro do Norte (CE)
Geovanni Carvalho

Acompanhamento do EFTA em defesa dos direitos das comunidades do município de Crato - Antônio Rodrigues/Ascom deputado Renato Roseno

Com o objetivo de ampliar os atendimentos de prestação de assessoria jurídica popular, judicial e extrajudicial à comunidades, grupos, coletivos, movimentos e indivíduos vítimas de violações de direitos humanos, a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), anunciou recentemente a criação de uma nova sede do Escritório de Direitos Humanos Frei Tito de Alencar (EFTA) no interior do estado.

O município de Crato, cidade que pertence ao chamado ‘Triângulo Crajubar’ (Crato, Juazeiro, Barbalha), localizado na Região Metropolitana do Cariri (RMC) foi escolhido para receber a nova sede do escritório.

Um dos advogados do EFTA e militante dos direitos humanos, Péricles Moreira, afirma que a escolha da cidade para receber a nova sede do escritório se dá pela importância da região em que o município está inserido, e destaca ainda que a região possui grande potencialidade do ponto de vista do quantitativo de entidades que realizam a defesa dos direitos humanos. “A Região do Cariri possui uma estrutura de assistência social que tem se consolidado e a presença do escritório seria um instrumento que se somaria nessa rede de defesa e acolhimento”, pontua.

Ainda de acordo com o advogado, a expansão do EFTA reflete a relevância dos serviços prestados pelo escritório junto às comunidades e organizações de direitos humanos, e aponta que a ferramenta de assessoria jurídica popular já acompanha algumas comunidades na região, como Baixio dos Oitis e Sítio Chico Gomes.

Para que a ampliação aconteça, a comissão responsável pelo funcionamento do escritório, presidida pelo Deputado Estadual Renato Roseno (PSOL), sob gestão do presidente da casa legislativa, o Deputado Estadual Evandro Leitão (PT), lançou na última sexta-feira (17), o edital de seleção de advogado ou advogada para atuar no município de Crato. O edital tem como objetivo principal a seleção de 01 (um/a) advogado(a) regularmente inscrito(a) na Ordem dos Advogados do Brasil para exercer funções em cargo em comissão denominado Assessor Técnico II, bem como promoverá a formação de Cadastro de Reserva para o mesmo cargo.

As inscrições para o processo seletivo estão abertas até a próxima segunda-feira, 27 de maio. Os interessados deverão enviar até às 23h59min da data estabelecida o respectivo currículo (constando contato telefônico) e carta de motivação (máximo de duas laudas), cópia da carteira da Ordem dos Advogados do Brasil-OAB, e comprovação de títulos digitalizados, tudo em formato PDF, para o e-mail [email protected]. A seleção simplificada acontece em três etapas: análise de currículo, carta de motivação e títulos, e por fim, a realização de entrevistas virtuais. Para as duas primeiras etapas do processo, será levado em consideração a atuação em direitos humanos, em assessoria jurídica popular e áreas afins.

O contrato terá validade de dois anos, a contar da data da publicação da homologação do resultado final e pode ser prorrogada por igual período, e o profissional aprovado deverá cumprir carga horária de trabalho de 30 horas semanais.

O edital completo para mais informações sobre inscrições, etapas e cronograma de seleção está disponível no site da Alece ou através do download clicando aqui.

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Editado por: Camila Garcia
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

CONGRESSO NACIONAL

Câmara afasta deputado bolsonarista por ataques misóginos a Gleisi Hoffmann, em decisão inédita

Multilateralismo

O que esperar do próximo Fórum Celac-China e da visita de Lula a Pequim 

Efeito estufa

Brasil pode zerar emissões até 2040, diz Carlos Nobre

AMPLIAR O CONGRESSO?

Dos 12 deputados da Paraíba, só um votou contra projeto que amplia número de cadeiras na Câmara dos Deputados

FALTA DE SEGURANÇA

Morte de passageiro em metrô é resultado da privatização da Linha 5-Lilás, diz presidenta do Sindicato dos Metroviários de SP

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

No Result
View All Result
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Radioagência
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.