Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
No Result
View All Result
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
No Result
View All Result
Brasil de Fato
Início Bem viver Cultura

LUTA POPULAR

Decreto que proibia a realização de festejos carnavalescos em espaços públicos é revogado

A decisão é fruto de mobilização dos movimentos de cultura de Campina Grande (PB)

17.jan.2024 às 19h55
João Pessoa
Redação

Prefeito de Campina Grande (PB). - Foto: assessoria de Bruno Cunha Lima.

Nesta quarta-feira (17), Bruno Cunha Lima (União Brasil), prefeito de Campina Grande (PB), revogou o Decreto N.º 4.813/2024, de 12 janeiro de 2024, que proibia a realização de festejos carnavalescos em espaços públicos e suas imediações (bairros e áreas centrais). Uma ação pública civil havia sido ajuizada pela defensoria pública de Campina Grande para suspender a determinação. 

 “A revogação do decreto é uma prova de que ele foi um equívoco. Ela sai como resultado de uma mobilização de todos os movimentos de cultura que abordaram o prefeito em uma manifestação na Praça da Bandeira, em Campina Grande”, comenta a vereadora Jô Oliveira (PCdoB). O movimento cultural de CG afirmou na manifestação que não participou da construção do decreto e nem do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado no último 11 de janeiro, com o Ministério Público da Paraíba (MPPB). Hamilton Neves, 19º Promotor de Justiça de Campina Grande do MPPB, foi quem assinou o TAC.

Para ele, o objetivo do termo foi “garantir a ocorrência dos eventos religiosos sem intercorrência”. Em seu relatório, o TAC afirma que “os eventos ‘Campina Folia’ e ‘Carnaval Tradição’ podem ocorrer, sem prejuízo, em período antecedente ou posterior ao Carnaval", determinando cláusulas e condições. Dessa maneira, o TAC proibia os festejos carnavalescos (blocos, escolas de samba, bois de carnaval), no período de carnaval (8 a 13 de fevereiro), priorizando o evento religioso Carnaval da Paz. 

Bruno Cunha Lima, através da sua assessoria comenta que “a cidade tem mais de 60 bairros. Três ou quatro deles estavam sendo destacados para os eventos religiosos. O restante, liberado para a programação dos eventos de rua de cunho carnavalesco”. No entanto, o decreto só liberava os festejos carnavalescos em áreas privadas, podendo acontecer nos espaços públicos somente em período anterior ou posterior às datas estabelecidas. Sobre a revogação do decreto o prefeito ressalta que "numa cidade plural, cabe ao poder público harmonizar os interesses, preservar segurança das pessoas e ordenar a realização dos eventos, portanto, a narrativa de proibição nunca teve o menor sentido".
 
O Decreto, já revogado, de 12 de janeiro de 2024, traz uma lista de nove bairros que ficam reservados para o Carnaval da Paz. São eles: Bairro do Catolé, Bairro do Centro da Cidade, Bairro do Santo Antônio, Bairro do Jardim Tavares, Bairro do São José, Bairro da Palmeira, Bairro da Liberdade, Bairro do Alto Branco, e Bairro da Estação Velha. Além da restrição de áreas centrais como o Parque do Povo, Açude Velho e Parque da Criança. 

Entenda o caso aqui.

Próximos passos

Nesta quarta-feira (17), às 20h, será realizada uma reunião ampliada de artistas no Centro Artístico Cultural (CAC), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado em Campina Grande. A reunião tem objetivo de organizar o prosseguimento do carnaval em CG. A reunião será aberta a todos foliões e folianas.

Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do Jornal Brasil de Fato PB
Dados Bancários
Banco do Brasil – Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB
Chave Pix – 40705206000131 (CNPJ)

Editado por: Carolina Ferreira
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

ENEM DOS CONCURSOS

CNU 2: saiba quais são os órgãos federais participantes da nova edição

INSATISFAÇÃO

Após enfermeiros, professores também podem confirmar greve no Recife (PE)

FONTE DE SABEDORIA

Comitiva internacional visita Agreste pernambucano para conhecer tecnologias de adaptação climática

Ouça a entrevista

Agrotóxicos afetam mais de 17 mil famílias no brasil: saiba como denunciar as intoxicações

Resposta antifacista

Escolha de papa dos EUA representa afronta a Trump, sugere cientista político

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

No Result
View All Result
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Radioagência
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.