Já pensou em mergulhar na rica história da cultura negra gaúcha através do poderoso som do sopapo? Nos próximos dias 13 e 14 de janeiro, das 14h às 19h, na quadra da Escola de Samba Praiana, em Porto Alegre, você terá essa oportunidade. Dividido em três partes – Teoria, História e Prática – o workshop de Percussão "Um Toque de Consciência", com o percussionista Edu do Nascimento, promete uma imersão completa na riqueza cultural e musical do sopapo.
:: Trabalhadores da Cultura realizam ato em Porto Alegre reivindicando recursos da Lei Paulo Gustavo ::
Edu do Nascimento destaca a importância do evento como um momento de afetividade e valores da história e do olhar do povo negro. "Será um Workshop de trocas de saberes, onde os participantes poderão se divertir, aprender e tocar, vivenciando a cultura do Sopapo", afirma o percussionista.
O músico, com mais de 20 anos de experiência, é filho de Gilberto Amaro do Nascimento, o Giba Giba, músico responsável por manter acesa a chama do único tambor genuinamente gaúcho.
O sopapo
O tambor de sopapo é um instrumento de grandes dimensões, feito originalmente com tronco de árvore e couro. Atualmente este artefato é feito de forma artesanal e é a marca do batuque e do Carnaval no estado.
Durante o workshop os participantes serão convidados a se proximar desta historicidade do sopapo, conhecendo sua origem, contextos e seu tombamento como patrimônio histórico imaterial em municípios gaúchos. Além da valorização deste instrumento para utilização do corpo como ferramenta de percussão.
O evento possui vagas limitadas e o investimento para participar é de R$50,00 (cinquenta reais). Além de ter direito ao certificado de participação para quem comparecer a 70% das atividades.
As inscrições podem ser feitas de maneira online. Mais informações pelo telefone (51) 996091716.